sexta-feira, 5 de junho de 2015

Para Shaq, Kobe é melhor que Lebron

   Outra semana, outro debate envolvendo a posição de Lebron James entre os grandes jogadores de todos os tempos. Desta vez a comparação é com outra lenda ainda em atividade, Kobe Bryant. E quem comparou os dois uma vez os chamou de companheiros de equipe.
    Em entrevista no Dan Patrick Show, Shaq disse que Kobe possuí um instinto assassino, e quando questionado se Lebron não tinha esse instinto respondeu: "Ele tem, mas Kobe é mais como Mike, e Lebron parece com Magic, Lebron tem o necessário para vencer o jogo, mas Kobe é inteligente".
    Bryant é uma lenda por seus méritos e um dos competidores mais ferozes da história do basquete, e Shaq tem direito a sua opinião, mas nenhum estudioso do basquete pode realmente acreditar que  Lebron fica aquém do Black Mamba, não mais, não depois de tudo que já foi visto de Lebron.
   Veja como nos números que comparam 12 temporadas (ao longo da temporada 2007/08 de Brynat), a vantagem de campeonatos de Kobe é 3 a 2. 
Temporada 1-12PPJRPJAPJTS%PERMVPSAparição em finais
Lebron James27.37.16.358.127.746
Kobe Bryant255.34.655.723.615
   Lebron no seu melhor, é superior como arremessador, passador, reboteiro e defensor, mesmo ostentando uma vantagem mínima nos arremessos de 3 pontos (34.2 a 34.0) ao longo de 12 temporadas. Fãs raivosos de Kobe, naturalmente, irão argumentar que o seu herói tem algum tipo de gene "clutch" inato, que Lebron James não possuí, quanto a isso, se formos analisar o minuto final do quarto período dos Playoffs/OT, Lebron é 13/27 e Kobe é 10/37, em arremessos para empatar ou passar a frente.
   Muito frequentemente, quando comparamos Kobe e Lebron, temos uma ligeira vantagem para o Mamba. Mas não. Kobe é um dos melhores jogadores de sua geração, porém cada evidência empírica ou numérica sugere que Lebron foi decisivamente melhor. 
   E o instinto assassino, Shaq está certo?
   Acredito que sim, na minha opinião Kobe ainda é mais decisivo que Lebron, se compararmos os jogos de playoffs depois de Jordan, Kobe é o jogador que mais decidiu partidas. Isso é ser clutch, e também é isso que o diferencia de Lebron. Além disso, Kobe possuí um estilo de jogo absurdo, com um uso menor de força do que Lebron, com mais infiltrações e arremessos de longa e média distância, muito parecido com Jordan. Depois de MJ o cara da NBA é Kobe, sem dúvidas, Lebron veio para ser o melhor da sua geração incontestavelmente, o cara da geração de 2000, mas não melhor que Kobe.
Postar um comentário