Pular para o conteúdo principal

Heróis do passado: Elvin Hayes

Um grande nome da Universidade de Houston
   Hoje nossa série vai lembrar a história de um ídolo dos Rockets e Bullets (hoje Wizzards), o pivô e ala/pivô Elvin Hayes, jogador que dominava os garrafões na décadas de 60 e 70, e um dos 50 melhores jogadores de todos os tempos.
   Um jovem introvertido e quieto, Hayes pegou uma bola de basquete pela primeira vez na oitava série, por acidente. Ele foi injustamente acusado de jogar bola na sala de aula, indo parar na sala do diretor, mas um outro professor, reverendo Calvin, viu Hayes e disse que ele era bem vindo na sua turma. Embora o jovem não mostrasse nenhuma inclinação para todos os esportes, Calvin pensou que ele iria se beneficiar por jogar basquete e participar do time da escola. Hayes era tão desajeitado no entanto, que provocava os risos com suas tentativas desajeitadas de arremessar e driblar.
   Mas Hayes estava determinado a melhorar, durante os verões ele praticou por longas horas. Com 1,96 m, era um benchwarmer na equipe oficial júnior em Britton High School, e estava determinado a se tornar um titular. Em seu ano de Senior (1963-64), ele liderou Britton para o Campeonato Estadual com médias de 35 pontos durante a temporada regular. No jogo da final ele anotou 45 pontos e pegou 20 rebotes.
   Sua carreira universitária começou em 1966, na Universidade de Houston, onde Hayes e Don Chaney foram os dois primeiros negros da história. Em 1966 levou os Cougars até as semi-finais da Região Oeste, perdendo para o campeão Oregon State Beavers. Em 1967 levou os Cougars ao Final Four, onde perderam para os futuros campeões UCLA que tinham Lew Alcindor (Kareem Abdul-Jabbar), onde anotou 25 pontos e pegou 24 rebotes. Esse total de rebotes é o segundo maior da história da NCAA. 
   O Big E e os Cougars enfrentaram a UCLA dia 20 de janeiro de 1968, no primeiro jogo universitário televisionado da história. Na frente de 52693 fãs, Hayes anotou 39 pontos e pegou 15 rebotes, limitando Alcindor a apenas 15 pontos, para a vitória de Houston sobre a UCLA. Na revanche do jogo, que foi no Final Four da NCAA, ele foi limitado a apenas 10 pontos e Alcindor e UCLA venceram por 101 a 69. Hayes foi o cestinha da universidade e todas as temporadas (27.2 pontos em 1966, 28.4 pontos em 1967 e 36.8 pontos em 1968. Na sua carreira universitária teve médias de 31 pontos e 17.2 rebotes por jogo.
Como novato já era dominante
   Sua carreira começou na NBA em 1968 quando foi selecionado na primeira escolha pelos San Diego Rockets da NBA e pelo Houston Maverciks da ABA. Em sua temporada de estréia, anotou sua pontuação mais alta da carreira contra o Detroit Pistons, com 54 pontos, liderou a NBA em pontuação com 28.4 pontos e teve médias de 17.1 rebotes, sendo nomeado para o All-Rookie Primeiro Time. Sua média de pontuação é a quinta melhor da história para um novato, e ele continua sendo o último novato a liderar a NBA em pontuação.
   Em sua segunda temporada foi o líder da liga em rebotes, se tornando o primeiro jogador diferente de Bill Russell e Wilt Chamberlain a liderar a categoria desde 1957. Na temporada seguinte obteve a sua melhor média de pontuação, com 28.7 pontos por partida. Em 1971 a franquia mudou-se para Houston, fazendo Big E voltar a jogar onde brilhou como universitário, mas por pouco tempo. Em 1972 foi negociado para o Baltimore Bullets onde formou dupla com Wes Unseld, criando um ataque feroz e dominante. A média de 18.1 rebotes por jogo de Hayes em 1974, é a terceira maior média da NBA de qualquer atleta após a aposentadoria de Wilt Chamberlain. 
Em Washington foi campeão da NBA.
   A dupla Hayes e Unseld levou os Bullets a 3 finais da NBA (1975, 1978 e 1979), sendo campeões em 1978 contra o Seatle SuperSonics. Hayes foi brilhante especialmente nos Playoffs, durante toda a temporada de 1978 ele teve médias de 21.8 pontos e 12.1 rebotes em 21 partidas pelos Playoffs. Em 1981 foi negociado para o Houston Rockets, onde encerrou a sua carreira em 1984. Teve médias de 21 pontos, 12.5 rebotes e 2 tocos por jogo. Encerrou a carreira com 1 título da NBA, 12 x All-Star, 3 x All-NBA Primeiro Time, NBA All-Rookie Primeiro Time de 1969, 1 x Cestinha da NBA, 2 x Líder em rebotes, Líder de todos os tempos do Washington Wizzards em pontuação, Número 11 aposentado pelos Wizzards e número 44 aposentado pela Universidade de Houston. 
  Hayes foi um dos grandes pivôs da liga, um dos 50 melhores jogadores da história e conseguiu médias muito boas na carreira, jogou pelo menos 80 partidas em todas as suas temporadas da liga e conseguiu ser dominante em uma época de muitas estrelas. Merecia ser lembrado.
   
   
   

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete