segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Heróis do passado: Muggsy Bogues

Fazendo história desde a NCAA
   Nossa série vai relembrar a história de Muggsy Bogues, o atleta mais baixo da história da NBA, com 1,60 m. Ele foi um armador extremamente habilidoso, que compensava sua baixa estatura com muita qualidade técnica e visão de jogo.
   Bogues nasceu e foi criado em Baltimore, por sua mãe já que seu pai estava preso. Ele começou a jogar basquete em Dunbar High School, juntamente com outros atletas que entraram na NBA, como David Wingate, Reggie Williams e Reggie Lewis. A equipe terminou a temporada 1981-82 com recorde de 29-0 e a temporada seguinte com 31-0, se tornando a equipe número um do país.
   Depois de terminar o ensino médio foi jogar na Universidade de Wake Forest, onde teve médias de 11.3 pontos, 8.4 assistências e 3.1 roubos de bola por jogo. Ao terminar sua carreira universitária, era o líder da ACC na história em roubos de bola e assistências. O seu bom desempenho lhe rendeu uma vaga na seleção, em 1986 foi campeão mundial com o time americano.
O mais alto e o mais baixo da história
   Após um período jogando por Rhode Island Gulls na USBL, ele foi selecionado como na 12° posição do Draft de 1987 pelo Washington Bullets e fez parte de uma das mais talentosas classes do Draft, que incluía Reggie Miller, David Robinson, Scottie Pippen e Kevin Johnson. Em sua primeira temporada foi companheiro de equipe de Manute Bol (2,31 m), formando assim uma dupla com o mais alto e o mais baixo jogadores da história, tendo 71 cm de diferença entre os dois.
   Apesar de sua pequena estatura, bloqueou 39 arremessos na carreira, incluindo um toco em Patrick Ewing que tinha 2,13 m. Ele saltava 1,10 metros mas tinha as mãos muito pequenas para segurar a bola com apenas uma mão e enterrar. Na temporada de 1988-89, Bogues não tinha proposta de renovação dos Bullets, e Miami Heat e Charlotte Hornets eram novas franquias recém criadas, os Hornets contrataram o baixinho armador. Com a equipe de Charlotte se estabeleceu como um grande passador, um grande ladrão de bolas, e um dos mais rápidos jogadores da história. 
Hornets foi o ápice de sua carreira
   Bogues jogou 10 anos pelos Hornets, e liderados por Alonzo Mouring e Larry Johnson, a franquia tornou-se uma das mais famosas da história e um contender de Playoff. Bogues foi um dos jogadores mais populares dos Hornets, apesar de ter médias de 11.2 pontos por jogo. Ele é o líder da franquia em minutos, assistências, roubos de bola, turnovers e assistências por 48 minutos.
   Na temporada 1997/98 jogou duas partidas e foi trocado, indo jogar pelo Golden State Warriors por duas temporadas, e em seguida como agente livre assinou com o Toronto Raptors, onde terminou a sua carreira. Embora tenha sido negociado para os Knicks e os Mavs, mas onde nem chegou a atuar.
   Mesmo terminando a carreira com médias de 7.7 pontos, 7.6 assistências e 1.5 roubos de bola, o estilo de jogo e a estatura de Bogues o tornaram uma lenda da NBA. E óbvio que não poderia ficar sem essa homenagem.
   Abaixo um vídeo da fera:

Postar um comentário