Pular para o conteúdo principal

O mal dos "homens grandes"

Um dos piores aproveitamentos em lances-livres e o 4° jogador que mais arremesso

   Não é de hoje que os pivôs e ala/pivôs, homens grandes da liga, tem sérias dificuldades em cobrar um simples arremesso, desmarcado e próximo a cesta (4,57 m), conhecido como lance-livre, mas para muitos jogadores poderia se chamar pesadelo.
   O site PointAfter postou uma lista com os 25 piores aproveitamentos em lances-livres da história da NBA, e como esperado a maioria dos nomes presentes na lista eram de homens grandes. Entre os 10 primeiros colocados da lista, sete são pivôs (Olden Olynice 10°, Larry Smith 9°, Shaq 6°, Wilt Chamberlain 4°, Chris Dudley 3°, DeAndre Jordan 2° e Ben Wallace 1°) e um ala/pivô (Reggie Evans 7°).  Os outros dois são alas, que nunca nem tinha ouvido falar na vida. Pra se ter uma ideia, Ben Wallace teve na carreira 41,4%  de aproveitamento em lances livres, DeAndre Jordan tem 41,7%, o se demais citados tem um pouco mais que 50%, algo muito ruim para um arremesso tão simples.
   Teoricamente, se formos pensar no tamanho e na envergadura do jogador, quanto mais alto for, mais fácil será o arremesso a uma pequena distância, mas incrivelmente não é. Existe uma dificuldade absurda para esses caras grandes, não sei se por falta de treino, mecânica incorreta ou por serem realmente ruins nisso, mas existem exceções, KAT tem 88% de aproveitamento, Prozingis com 2,21 m tem 86%. Talvez as gerações atuais os pivôs tenham treinado mais pra isso, talvez o  hack-a-Shaq esteja surtindo efeito e os grandalhões procuram se aperfeiçoar para fugir dessa idiotice. 
   Ontem, Andre Drummond chutou 36 lances-livres e converteu apenas 13, um aproveitamento ridículo e pior que isso, só a estratégia dos Rockets em fazer faltas seguidas no pivô enquanto a bola nem estava sobre a posse do mesmo. É impressionante como isso muda o jogo, a partida fica chata, sem graça nenhuma, o tempo não passa e ficamos ali vendo um gigante amassando o aro.    O treinador dos Pistons, Stan Van Gundy chegou a comentar que esse é o tipo de jogo que a liga quer, mas eu não posso acreditar nisso, é um tiro no pé, simples e puramente um assassinato. A regra até se alterou, se for feito nos 2 minutos finais é falta técnica, mas ainda assim os caras tem 10 minutos pra ficar nessas faltinhas idiotas pra recuperar a bola no erro de um atleta que não acerta lances-livres. 
   Na atual temporada dos dez piores aproveitamentos, oito são de pivôs, Kendrick Perkins é o pior com 25%, seguido de Andre Drummont com 35%. O pivô dos Pistons e DeAndre Jordan, que também tem um aproveitamento horroroso estão entre os dez atletas que mais tentaram lances-livres nessa temporada, o 4° é Drummond e o 9° DeAndre Jordan. Se os caras não melhorarem seus arremessos livres e se a regra não for alterada, o jogo vai cair numa monotonia sem fim, somente com esses hack a isso, hack aquilo, e cansando os espectadores que querem ação. Vejo como melhor solução acabar com essas faltas sem bola, se fez a falta e foi notado ser intencional é técnica, garanto que rapidinho se resolveriam essas palhaçadas.

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete