domingo, 28 de fevereiro de 2016

Heróis do passado: Zydrunas Ilgauskas

Histórico nos Cavaliers
   Hoje vamos relembrar a história de um ídolo de um passado não muito distante, de sucesso no Cleveland Cavaliers e com uma passagem no Miami Heat, falaremos do emblemático lituano Zydrunas Ilgauskas.
   O pivô de 2,21 metros, que começou a jogar profissionalmente em 1993 no seu país, atuando pelo Atletas Basquetebol Clube, onde teve médias de 20.3 pontos, 12.8 rebotes e 2.8 tocos. 
   Sua carreira na NBA começou em 1996 quando foi a 20° escolha do Draft, selecionado pelo Cleveland Cavaliers. No começo de sua carreira sofreu com algumas lesões no pé e tornozelo esquerdo, ele passou toda a temporada de 1996/97 na lista de contundidos devido a uma fratura em um osso do pé direito. 






MVP do Jogo dos Novatos
   Na temporada seguinte foi All-Rookie Primeiro Time, assinou uma extensão contratual de seis anos com os Cavs e mais uma vez se machucou, atuou em cinco partidas nas duas temporadas seguintes. Ele operou-se em 2000, voltou a jogar de titular e os Cavs venceram 15 de 23 partidas com ele, mas novamente sofreu uma lesão e ficou de fora do restante da temporada. Um duro golpe pro Cavaliers que terminou com um recorde de 30 vitórias e 52 derrotas. Em dezembro de 2001 voltou a jogar, mas atuando como reserva.
   Na temporada de 2002/03 Iggy foi selecionado como All-Star com médias de 17.2 pontos e 7.5 rebotes, mas os Cavs terminaram a temporada com o terceiro pior recorde da história da franquia 17-65 e ganhou a escolha número 1 do Draft. A chegada de Lebron James e Drew Gooden formou o núcleo dos Cavs, e Ilgauskas só perdeu 9 jogos ao longo de três anos, sendo All-Star em 2005. Em 2005 assinou por mais 5 temporadas com os Cavs, ele foi o titular incontestável até a chegada de Shaq em 2010, até então os Cavs chegaram as finais da NBA de 2007 e as finis de conferência em 2009. 



Uma temporada fora de casa
   Em 2010 ele foi trocado juntamente com uma escolha de primeira rodada em 2010, em uma ação envolvendo três equipes, lhe jogando em Washington. Ele nem chegou a atuar e depois de 30 dias os Cavs lhe recontrataram, em sua volta o ginásio havia sido batizado de "The Z". No final da temporada ele foi para o Miami Heat, influenciado por Lebron James, o Heat chegou as finais da NBA mas caiu para o Dallas Mavericks. Em setembro desse ano se aposentou, alegando querer mais tempo com sua família e devido a fadiga mental e física por conta de tantas lesões.



Reconhecimento
   O grandalhão da Lituânia fez história nos Cavs, teve seu número aposentado, teve médias de 13 pontos, 7.3 rebotes e 1.6 tocos, além de ser o líder de todos os tempos da franquia em jogos, rebotes e tocos e foi 2 x All-Star. Se não fossem as constantes lesões que lhe atrapalharam tanto, Iggy poderia ser um pivô ainda mais espetacular, mas certamente sua carreira foi marcada por sua qualidade técnica e lealdade com os Cavaliers.

   
Postar um comentário