domingo, 22 de maio de 2016

Heróis do passado: Charles Oakley

Virginia Union o começo da caminhada
   Nossa série vai relembrar hoje a história de Charles Oakley, um grande jogador das décadas de 1980 e 90, sua grande habilidade em pegar rebotes marcaram a sua carreira.
   Charles Oakley começou a jogar basquete em John Hay High School, na sua cidade natal, Cleveland. Depois disso, foi jogar na Universidade de Virginia Union de 1981 a 1985, onde foi nomeado o jogador do ano da NCAA Divisão II em 1985 com médias de 24.3 pontos e 17.3 rebotes. Depois da universidade foi tentar a sorte no Draft da NBA.
   Em 1985 foi selecionado na nona posição, pelo Cleveland Cavaliers mas tendo os seus direitos negociados com o Chicago Bulls. Oakley chegou como outra opção de pontuação e com boas performances ofensivas e defensivas, na equipe liderada por Michael Jordan. Ele tinha papel de "policial", o dever dele era proteger os jovens jogadores, principalmente Jordan. Nesse ano foi eleito para a Equipe All-Rookie. 
   Depois da escolha de Horace Grant, após três anos em Chicago, Oakley foi negociado para o New York Knicks em troca de Bill Cartwright. Ele acabou compondo o núcleo da equipe que contava com Patrick Ewing, John Starks e Mark Jackson. Durante a temporada de 1994, que incluiu um recorde de 25 partidas de Playoffs, ele foi titular de todas as partidas da temporada regular e da pós-temporada totalizando 107 jogos, um recorde para uma única temporada. Em seus tempos de Knicks ficou conhecido pela sua qualidade defensiva.
Knicks foi a equipe em que mais atuou
   Em 1998 foi negociado por Marcus Camby, estrela em ascensão com o Toronto Raptors. Na equipe de Toronto foi mentor para duas jovens promessas, os primos Vince Carter e Tracy McGrady. Em 2001 voltou para o Chicago Bulls em uma troca por uma escolha de segunda rodada. Em sua segunda passada pela equipe de Chicago jogou 57 partidas, iniciando 36 deles com médias de 3.8 pontos, 6 rebotes e 2 assistências.
   No ano de 2002, como um agente livre, assinou com o Washington Wizards, voltando a jogar novamente com Michael Jordan. Atuando em 42 partidas na temporada, teve médias de 1.8 pontos, 2.5 rebotes e 1 assistência por partida. Na temporada de 2004 assinou dois contratos de dez dias com o Houston Rockets, mas atuou apenas em 7 partidas com as médias mais baixas da carreira. Ao final de 2004 ele se aposentou.
   A carreira de Oakley foi marcada por números expressivos, ele ficou entre os TOP10 em rebotes 5 vezes entre 1987 e 1994, nessas temporadas e mais uma jogou 82 partidas, foi 2 x Líder da liga em rebotes, foi 1 x All-Star e foi 1 x All-Primeiro Time de Defesa, tendo na carreira médias de 9.7 pontos, 9.5 rebotes e 2.5 assistências por partida, é membro do Hall da Fama da Universidade de Virginia Union. Por todos os seus feitos merece ser lembrado.

Postar um comentário