Pular para o conteúdo principal

Heróis do passado: Hal Greer

Sucesso na Universidade
   Hoje iremos relembrar a carreira de Hal Greer, um dos grandes nomes da NBA na década de 60. Jogador de grande sucesso no Philadelphia 76ers, foi parte de um dos melhores times da história da NBA e é dono de marcas históricas, venham conhecer mais sobre essa lenda do basquete.
   Nascido em Huntington, West Virginia, participou de Douglas Junior e Senior High School, em sua cidade natal. Depois, na universidade, jogou por Marshall onde teve três anos expressivos de 1955 a 1958, sempre em evolução. Nas suas três temporadas teve médias de 19.4 pontos e 10.8 rebotes, sendo o segundo quesito bem expressivo quando se trata de um armador, ala/armador.
   Suas habilidades chamaram a atenção do Syracuse Nationals, que lhe escolheram na 13° posição, na segunda rodada. Aos 22 anos, na sua primeira temporada teve números razoáveis, com médias de 11.1 pontos, 2.9 rebotes e 1.5 assistências nas 68 partidas que disputou. Como esperado, o seu potencial foi sendo lapidado e a sua evolução foi cada vez maior, em sua terceira temporada já tinha médias de 22.8 pontos, 7.4 rebotes e 4.4 assistências.
História no Sixers
   Em 1963, a franquia mudou-se para a Philadelphia e Hal Greer foi junto. Ficou ainda mais conhecido por compor um elenco com Wilt Chamberlain, para a temporada 1966/67, quando foram campeões da NBA e destronaram o Boston Celtics que já vencerá a liga oito vezes consecutivas. Nessa temporada, nos Playoffs teve a melhor média da carreira em pontos, 27.7 por jogo, e 5.3 assistências e 5.9 rebotes por partida, contribuindo muito para o título. 
   Uma peculiaridade chamava atenção em seu jogo, a maneira como realizava os lances-livres, com um pequeno salto no ato do arremesso. Ainda assim, sempre foi muito eficiente, encerrando a carreira com 80,1% de aproveitamento. Ele é considerado o terceiro melhor armador da década de 60, atrás apenas de Oscar Robertson e Jerry West, seu ex-colega de West Virginia.
Um dos melhores armadores de sua geração
   Greer participou de 10 All-Star Games consecutivos, e foi MVP em 1968, quando anotou 21 pontos e acertou todos os 8 arremessos que tentou, anotando o recorde de 19 pontos em um período. Ele se aposentou do basquete em 1973, jogando por uma única franquia 15 temporadas, terminou a carreira com 19.2 pontos, 5 rebotes e 4 assistências por jogo de média, 1 x Campeão da NBA, Líder de pontos da história dos Sixers, têm o número 15 aposentado pelo Sixers, número 16 aposentado pela Universidade de Marshall, primeiro negro atleta de Marshall, eleito como um dos 50 melhores jogadores da história da NBA, possuí um trecho de estrada em Hutington, West Virginia, batizada com o seu nome a Hal Grerr Boulevard, membro do Hall da Fama do Basquete, Hall da Fama da Universidade Marshall, único atleta afro-americano em um Hall da Fama de esportes de West Virginia.
   Todos os feitos de Greer só coroam a excelente trajetória como atleta, fica aqui a nossa singela homenagem.


Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete