segunda-feira, 13 de março de 2017

Heróis do passado: Frank Ramsey

Camisa 30 aposentada por Kentucky
   Hoje relembramos a carreira de Frank Ramsey, ala de 1,91 m que atuou toda sua carreira no Boston Celtics e fez parte da primeira dinastia da franquia e depois atuou uma temporada como treinador da ABA.
   Ramsey foi um multi esportista na Universidade de Kentucky, jogando beisebol e basquete. Sendo treinado pelo lendário Adolph Rupp, em 1951 no seu segundo ano de Kentucky, ajudou a equipe a ser campeã da NCAA batendo Kansas State por 68 a 58. No outono de 1952 um escândalo envolvendo Ramsey e outros três jogadores forçou Kentucky a perder a temporada seguinte por quatro anos. A suspensão da temporada fez com que a equipe fosse a primeira equipe de esportes da faculdade a receber a "pena de morte", embora não fosse nada além da NCAA pedir para as outras equipes não jogassem contra Kentucky.
   Ramsey, Hagan e Tsioropoulos, graduaram-se em 1953 e tornaram-se elegíveis para o Draft, sendo selecionados pelo Boston Celtics. Ramsey foi selecionado na 5° posição do Draft de 1953. Ainda assim, retornaram para jogar mais uma temporada pela equipe de Kentucky, uma temporada perfeita de 25 vitórias e nenhuma derrota, mas como as regras da NCAA não permitiam que alunos formados jogassem a final, a equipe de Kentucky se retirou da competição. Ramsey terminou a carreira por Kentucky com 1344 pontos, 4° posição da história da universidade na época e 1038 rebotes, recorde da universidade batido mais tarde.
Primeiro Sexto Homem da história
   Depois de jogar sua temporada de estreia com os Celtics em 1954/55, Ramsey se ausentou pelo temporada seguinte para servir nas forças armadas. Ao retornar para os Cletics, das oito temporadas em que atuou foi campeão em delas, 1957, e de 1959 a 1964, jogando junto com Bob Cousy e Bill Sharmann, Bill Russell, Sam Jones, K. C. Jones, Tom Heinsohn e John Havlicek. Ramsey atuou em 623 partidas com os Celtics, anotou 8378 pontos e teve médias na carreira de 13.4 pontos, 5.5 rebotes e 1.8 assistências. Sua melhor temporada foi a 1957/58 onde teve médias de 16.5 pontos e 7.3 rebotes, coincidentemente único ano em que não ganharam o título da NBA.
9 temporadas e 7 títulos
   Ele teve o número 30 aposentado pela equipe de Kentucky e o número 23 aposentado pelos Celtics, ele foi 7 x Campeão da NBA.
   Como treinador trabalhou na ABA no Kentucky Colonels levando a equipe até as finais com um registro de 32-25, mas perderam por 4 a 3 na série decisiva para o Utah Stars treinado por Bill Sharman seu ex-companheiro de Boston Celtics. Antes disso, ele tinha escolhido para substituir Red Auerbach nos Celtics em 1966, mas não assumiu o cargo pois seu pai estava muito doente.
   Ramsey foi um jogador histórico, juntamente com Auerbach que foi o criador da função de Sexto Homem, o treinador gostava de Ramsey vindo do banco pronto pra jogar e de colocá-lo na rotação quando os jogos estavam apertados. Ele foi o primeiro de muitos sextos homens que venceram campeonatos e tinham essa função com os Celtics. Por tudo que fez na carreira merecia essa recordação.


Postar um comentário