Pular para o conteúdo principal

Heróis do passado: Zydrunas Ilgauskas


Uma vida dedicada aos Cavs
   Voltando a escrever a nossa série Heróis do Passado, hoje contando a história de Zydrunas Ilgauskas, o Big Z, um dos grandes pivôs estrangeiros que passaram pela liga que foi um bom jogador, podendo ser ainda melhor se não fossem as lesões constantes.
   Ilgauskas nasceu em Kaunas na Lituânia, onde começou a jogar basquetebol profissional com o clube local, os Atletas em 1993. Na temporada seguinte já tinha médias de 20.3 pontos, 12.8 rebotes e 2.8 tocos por partida.
   Em 1996 começou sua carreira na NBA sendo a 20° escolha pelo Cleveland Cavaliers, mas não jogou sua primeira temporada, passou todo período na lista de contundidos devido a uma fratura no pé direito. Jogando como novato na temporada 1997/98 foi nomeado para o All-Rookie Primeiro Time com médias de 13.9 pontos, 8.8 rebotes e 1.6 tocos por partida.
   Mas as lesões continuavam incomodando, Big Z assinou uma renovação por 6 anos em 1998, mas por conta de uma nova lesão no pé atuou apenas em 5 jogos nos próximos dois anos. Em 2000 passou por uma cirurgia no osso navicular do pé esquerdo, mas retornou ainda na temporada 2000/01 para ser titular, por pouco tempo. Em dezembro de 2000 estava novamente fora da temporada, a lesão no momento abalou os Cavaliers, a franquia foi de 15 vitória nas primeiras 23 partidas com Big Z para um recorde de 30-52.
   Nas duas melhores temporadas que teve na carreira foi All-Star, em 2003 e 2005, na temporada de 2003 teve médias de 17.2 pontos e 7.5 rebotes e ainda assim os Cavs tiveram o terceiro pior recorde da história da franquia (17-65) lhes garantindo a primeira escolha do Draft (Lebron). O Big Z assinou mais uma renovação de contrato em 2005, por mais 5 anos onde foi titular por quatro temporadas consecutivas, jogando as finais da NBA em 2007 e sendo varrido pelos Spurs. Em 2009 atuou vindo do banco com a chegada de Shaq a Cleveland.
   Em 2010 foi envolvido em uma troca entre os Clippers, Cavs e Wizards foi negociado para a equipe de Washington que comprou seu contrato e lhe tornou agente livre, sendo contrato pelos Cavs novamente. A temporada de 2010 marcou a primeira de Ilgauskas vindo do banco nos Playoffs, culminando em apenas 69 minutos jogados e 1.7 pontos e 1.6 rebotes de média, e a franquia foi eliminada nas semifinais pelo Boston Celtics.
Big Z em sua última temporada
   Na temporada seguinte Big Z foi jogar no Heat ao lado de Wade, Bosh e seus ex-colega de time Lebron. Quando jogaram contra o Cavs em Cleveland, o único atleta do Heat ovacionado pela torcida foi o pivô da Lituânia, os demais atletas foram vaiados, principalmente Lebron. Com mais uma chance de ser campeão da NBA, o Big Z bateu na trave e perdeu nas finais para o Dallas Mavericks em seis jogos.
   Ao final de 2011 anunciou sua aposentadoria, com certeza ele foi um dos grandes pivôs estrangeiros da liga, com um bom domínio do garrafão, pontuando bem e defendendo muito. Infelizmente o seu potencial nunca chegou ao máximo devido as constantes lesões, que acabaram prejudicando a sua carreira que ainda assim foi boa. Fica aqui nossa homenagem a essa figura do basquete. Aposentou-se sendo 2 x All-Star, All-Rookie Primeiro Time, MVP do Jogo dos Novatos (1998), número 11 aposentado pelos Cavs com médias de 13 pontos e 7.3 rebotes por jogo.

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete