terça-feira, 11 de julho de 2017

Heróis do passado: Zydrunas Ilgauskas


Uma vida dedicada aos Cavs
   Voltando a escrever a nossa série Heróis do Passado, hoje contando a história de Zydrunas Ilgauskas, o Big Z, um dos grandes pivôs estrangeiros que passaram pela liga que foi um bom jogador, podendo ser ainda melhor se não fossem as lesões constantes.
   Ilgauskas nasceu em Kaunas na Lituânia, onde começou a jogar basquetebol profissional com o clube local, os Atletas em 1993. Na temporada seguinte já tinha médias de 20.3 pontos, 12.8 rebotes e 2.8 tocos por partida.
   Em 1996 começou sua carreira na NBA sendo a 20° escolha pelo Cleveland Cavaliers, mas não jogou sua primeira temporada, passou todo período na lista de contundidos devido a uma fratura no pé direito. Jogando como novato na temporada 1997/98 foi nomeado para o All-Rookie Primeiro Time com médias de 13.9 pontos, 8.8 rebotes e 1.6 tocos por partida.
   Mas as lesões continuavam incomodando, Big Z assinou uma renovação por 6 anos em 1998, mas por conta de uma nova lesão no pé atuou apenas em 5 jogos nos próximos dois anos. Em 2000 passou por uma cirurgia no osso navicular do pé esquerdo, mas retornou ainda na temporada 2000/01 para ser titular, por pouco tempo. Em dezembro de 2000 estava novamente fora da temporada, a lesão no momento abalou os Cavaliers, a franquia foi de 15 vitória nas primeiras 23 partidas com Big Z para um recorde de 30-52.
   Nas duas melhores temporadas que teve na carreira foi All-Star, em 2003 e 2005, na temporada de 2003 teve médias de 17.2 pontos e 7.5 rebotes e ainda assim os Cavs tiveram o terceiro pior recorde da história da franquia (17-65) lhes garantindo a primeira escolha do Draft (Lebron). O Big Z assinou mais uma renovação de contrato em 2005, por mais 5 anos onde foi titular por quatro temporadas consecutivas, jogando as finais da NBA em 2007 e sendo varrido pelos Spurs. Em 2009 atuou vindo do banco com a chegada de Shaq a Cleveland.
   Em 2010 foi envolvido em uma troca entre os Clippers, Cavs e Wizards foi negociado para a equipe de Washington que comprou seu contrato e lhe tornou agente livre, sendo contrato pelos Cavs novamente. A temporada de 2010 marcou a primeira de Ilgauskas vindo do banco nos Playoffs, culminando em apenas 69 minutos jogados e 1.7 pontos e 1.6 rebotes de média, e a franquia foi eliminada nas semifinais pelo Boston Celtics.
Big Z em sua última temporada
   Na temporada seguinte Big Z foi jogar no Heat ao lado de Wade, Bosh e seus ex-colega de time Lebron. Quando jogaram contra o Cavs em Cleveland, o único atleta do Heat ovacionado pela torcida foi o pivô da Lituânia, os demais atletas foram vaiados, principalmente Lebron. Com mais uma chance de ser campeão da NBA, o Big Z bateu na trave e perdeu nas finais para o Dallas Mavericks em seis jogos.
   Ao final de 2011 anunciou sua aposentadoria, com certeza ele foi um dos grandes pivôs estrangeiros da liga, com um bom domínio do garrafão, pontuando bem e defendendo muito. Infelizmente o seu potencial nunca chegou ao máximo devido as constantes lesões, que acabaram prejudicando a sua carreira que ainda assim foi boa. Fica aqui nossa homenagem a essa figura do basquete. Aposentou-se sendo 2 x All-Star, All-Rookie Primeiro Time, MVP do Jogo dos Novatos (1998), número 11 aposentado pelos Cavs com médias de 13 pontos e 7.3 rebotes por jogo.
Postar um comentário