quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Deus falou


   De acordo com Victoria Nguyen do The Score, Jordan hoje foi convidado a falar sobre dois atletas que sempre são comparados com ele, Kobe e Lebron. O Deus do basquete disse: "Kobe é melhor que Lebron, eu sou melhor que os dois.", para mim uma coisa óbvia, mas que gera uma boa análise.
   Em seu campo de treinos em Santa Barbara na Califórnia, Jordan foi questionado por um menino sobre Kobe e Lebron e respondeu com muita clareza e certeza: 
   "Eu classificaria Lebron acima de Kobe como o melhor de todos os tempos? Não. Existe algo sobre cinco bater três ... Kobe ganhou cinco campeonatos. Lebron ganhou três". Em seguida foi perguntado onde ele estaria em relação a dupla: "Eu acho que sou melhor que Kobe? Ele é como um irmãozinho. Você tem um irmãozinho? Você tem um irmão mais velho. Você acha que é melhor que seu irmão mais velho? Viu? Acho que sou melhor do que ele (Kobe).
   Anéis contam na comparação de Jordan, portanto seus seis anéis lhe garantem o posto de melhor atleta entre os três. Mas sabemos que não é somente isso, Jordan é incomparável, o que fez pelo basquete e a forma como jogou, tendo 100% de aproveitamento nas finais da NBA, sendo 6 x MVP das finais, tendo a maior média de pontos da história da NBA (30.1) e líder em PER de todos os tempos 27.9. Se fossem apenas os títulos Bill Russell era o melhor da história, mas isso não é tudo.
   Na minha humilde opinião vejo Jordan como o melhor da história intocável, seguido por Kobe, Magic, Kareem Abdul-Jabbar, Tim Duncan, Oscar Robertson e depois Lebron James. Mas penso que, caso Lebron iguale-se a Kobe em anéis, ele passaria o atleta que chegou mais perto de Jordan. Na tabela abaixo uma pequena comparação de números das estrelas.

JogadorAnosJogosPPJRPJAPJPER
Jordan15107230.16.25.327.9
Kobe201346255.24.722.9
Lebron14106127.17.3727.6
   Podemos notar que Lebron ainda tem tempo de jogo, está ativo a 14 anos, mas joga em altíssimo nível e pode ultrapassar as médias de Kobe e Jordan. Nota-se ainda que Jordan é superior a Kobe em todas estatísticas e possuí o maior PER da história, uma estatística que mede a performance por minuto baseada em uma série de fundamentos (arremessos, pontos, rebotes, tocos, assistências, roubos, erros, etc.). Lebron vem de uma série de sete finais consecutivas e pode chegar próximo de Jordan com mais algumas conquistas, mas não sei se é capaz de superar His Airness.
   E pra você amigo leitor, qual dos três é o melhor?
Postar um comentário