Pular para o conteúdo principal

Heróis do passado: Tracy McGrady

Explosivo
   Hoje nossa série vai homenagear um dos caras mais incríveis que passaram pela liga, ícone dos anos 2000 e mais novo membro do Hall da Fama do Basquete, Tracy McGrady. Saudosistas colem aqui, pessoal que não conhece a fera, vem conferir esse texto.
   T-Mac nasceu em Bartow, Flórida, mas foi criado em Auburndale onde jogou no ensino médio basquete e beisebol por três anos, em seu último ano transferiu-se para Durham, Carolina do Norte, onde atuou por Mount Zion Christian Academy. No começo era um cara desconhecido, mas no campo de treino da Adidas ABCD conseguiu demonstrar todo seu talenteo, subindo no ranking de 175° para número 1 do país. A equipe de Mount Zion tornou-se a número dois do país, McGrady foi nomeado All-American, Jogador do Ano pela USA Today e Mr Basquetebol da Carolina do Norte.
Começo de poucas oportunidades
   Inicialmente ele iria jogar na NCAA pela universidade de Kentucky, mas decidiu tentar a sorte e se inscreveu para o Draft de 1997 saindo direto do ensino médio. Foi a nona escolha do Draft, selecionado pelo Toronto Raptors, onde não teve muito espaço no começo, em seu ano de novato teve médias de 13 minutos por jogo e médias de 7 pontos e 4.2 rebotes. Ele definiu seu ano de novato como um inferno, dizendo que sentia-se solitário e chegava a dormir 20 horas por dia. Com a saída do técnico Butch Carter, ele começou a receber mais tempo de jogo, mas deveria melhor sua ética de trabalho.
   As coisas melhoraram muito antes do lockout da temporada 1998/99, quando os Raptors selecionaram no Draft Vince Carter, primo distante de T-Mac. Ambos tornaram-se inseparáveis e na temporada seguinte impressionaram a liga com seu atletismo, com plasticidade nas enterradas e bandejas, em especial no Slam Dunk Contest. Antes de tornar-se titular, T-Mac foi concorrente ao título de sexto-homem do ano, e com a dupla de primos os Raptors chegaram aos Playoffs pela primeira vez na história da franquia. 
   Após o final da temporada 1999/00, quando tornou-se agente livre assinou um contrato de seis temporadas com o Orlando Magic, por três motivos: primeiro por não gostar de ter um papel secundário na equipe, segundo por poder voltar para a Flórida e terceiro, para ter a chance de jogar junto com Grant Hill. Hill iria jogar apenas 47 partidas em seu tempo com o Magic, o que tornou McGrady o protagonista incontestável.
Magic e temporadas mágicas
   Durante a temporada 2000/01 T-Mac superou todas as expectativas e chegou dominado a liga com médias de 26.8 pontos, 7.5 rebotes e 4.6 assistências, lhe garantindo sua primeira aparição no All-Star Game, primeira aparição em equipes All-NBA e vencendo o prêmio de MIP. Sua temporada foi tão boa que o manager do Bucks disse que T-Mac era um dos cinco melhores talentos na liga. Levou o Magic aos Playoffs mas caíram na primeira rodada para o Bucks em quatro jogos. Na temporada seguinte foi novamente All-NBA mas desta vez Primeiro Time, foi mais uma vez All-Star e fez aquela enterrada que é lembrada até hoje usando a tabela e chegou novamente aos Playoffs perdendo na primeira rodada. A evolução continuava e na temporada 2002/03 foi o cestinha da liga e terminou em quarto na votação para MVP, mas mais uma vez caiu na primeira rodada dos Playoffs por 4 a 3 de virada para o Detroit Pistons. Na temporada seguida, sua última com o Magic muitos atletas se lesionaram e o ala jogou praticamente sozinho, vencendo novamente o prêmio de cestinha da liga e marcando sua maior pontuação da carreira (62 pontos), o Magic terminou o ano com o pior recorde do leste.
Houston a equipe que mais defendeu
   Sua chegada ao Houston Rockets foi através de uma troca que envolveu sete atletas, T-Mac estava feliz e ansioso para jogar ao lado de Yao Ming, e logo depois de chegar assinou uma renovação de contrato de três anos. Os Rockets sofreram para começar a temporada com um recorde 16-17 em 33 partidas, mas com um desempenho dos mais impressionantes da história do basquete de T-Mac, na vitória sobre os Spurs o ala anotou 13 pontos em 35 segundos. A equipe se recuperou e terminou a temporada com 51 vitórias e terceiro melhor recorde do Oeste, perdendo na segunda rodada no jogo sete para o Dallas Mavericks. A temporada seguinte foi decepcionante, em 2005/06 T-Mac jogou apenas em 47 partidas por espasmos nas costas e a equipe nem classificou para os Playoffs.
   A temporada seguinte começou com T-Mac sofrendo com as costas novamente, perdendo sete partidas, mas ele começou um tratamento pois acreditava que estava perdendo velocidade e explosão. Por conta disso, ele tornou-se a segunda opção de pontuação da equipe, e infelizmente foram novamente eliminados na primeira rodada dos Playoffs em sete jogos. Mas a temporada 2007/08 começou com o pé direito, ganhando 22 partidas seguidas, a quarta maior sequência da história e sem Yao Ming, T-Mac se mostrou otimista e disse que não tinha tido esse tipo de confiança em seus companheiros antigos. Nos Playoffs ele estava com lesões no ombro e no joelho, fazendo injeções para dor e drenagem para poder atuar e mesmo assim foram eliminados em seis jogos pelo Jazz. 
Sempre explosivo, até as lesões aparecerem
   Os resquícios dessa temporada se refletiram no começo de 2008/09, quando T-Mac perdeu 18 jogos por conta de uma artroscopia no joelho e no ombro esquerdo. Depois de retornar sofreu mais uma lesão no joelho, fazendo uma cirurgia de microfratura, lhe tirando do resto da temporada. Na temporada seguinte ainda estava se recuperando do joelho, limitado a apenas sete minutos de jogo, depois de seis jogos foi colocado a disposição de trocas.
   Aqui aproximou-se o fim de sua carreira, T-Mac rodou por três equipes em três anos, Knicks, Pistons e Hawks, sempre com médias baixas (menos de 10 pontos, 5 rebotes e 5 assistências) e perdendo muitos jogos. Em 2012 foi jogar na China, na CBA pelo Quingdao DoubleStar Eagles onde teve médias de 25 pontos, 7.2 rebotes e 5.1 assistências, ao final da temporada assinou com os Spurs e jogou as Finais da NBA, mas perdendo para o Miami Heat sua única chance de vencer um campeonato. Em 2013 T-Mac se aposentou.
   T-Mac foi um dos grandes astros dos anos 2000, extremamente explosivo, habilidoso e inteligente, marcou a sua geração como um dos grandes. Deixou a liga com médias de 19.6 pontos, 5.6 rebotes e 4.4 assistências, foi 7 x All-Star, 2 x All-NBA Primeiro Time, 3 x All-NBA Segundo Time, 2 x All-NBA Terceiro Time, 2 x Cestinha da liga e MIP de 2001. Se não fossem as lesões estaria jogando ainda hoje, foi um dos grande atleta e mais um daqueles nome que não vence um título da NBA mas como o próprio T-Mac disse em seu discurso do Hall da Fama: "entrar no Hall da Fama vale muito mais que um anel".


   

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete