Pular para o conteúdo principal

Heróis do passado: John Williamson

Uma lenda do ensino médio
  Nossa série continua falando dos grandes nomes da NBA e ABA, hoje vamos relembrar a carreira de John Williamson que fez sucesso na ABA e na NBA, foi um dos grandes alas/armadores da história. Tinha apenas um 1,88 m mas sabia como jogar e tinha um jump mortal. Não conhece a fera? Chega mais.
   Williamson começou a jogar basquete no ensino médio na Wilbur Cross High School em New Haven, Connecticut e já mostrava seu potencial na época. Ele ajudou a equipe da escola a chegar a três finais estaduais consecutivas, vencendo as duas primeiras em 1966/67 e 1967/68. Em seu último ano, 1969/70 foi o cestinha do país com 38.7 pontos por jogo, ano em que perderam na semifinal do campeonato estadual. Ainda em seu último ano, Williamson anotou 36 pontos e Hardy 22 quando eles enfrentaram a St. Anthonys Catholic de Washington, que era a n°1 da área metropolitana de DC e TOP 5 do país, vencendo por 74 x 66. O fato engraçado foi que o técnico adversário retirou sua equipe de quadra faltando 2 minutos e meio para o fim da partida, a equipe de Cross era  underdog e os adversários não aceitavam a derrota. Nessa temporada Williamson teve nove jogos consecutivos com 40 ou mais pontos.
Grande nome dos Nets nos anos 70
   Depois de se formar, o ala/armador foi jogar na New México State por dois anos, onde teve médias de 27.2 pontos e 6.3 rebotes por partida. Ganhou o apelido de Super John por conta de seu jump extramente preciso. Sua carreira profissional começou na temporada 1973/74 quando foi selecionado pelo Atlanta Hawks na 96° posição do Draft, mas não ficando na equipe. Assim, ele conseguiu um contratado como agente livre na ABA, com o New York Nets e já chegou voando na liga. Como novato não demorou muito para se tornar um titular da equipe, em sua primeira temporada teve médias de 14.5 pontos, 3.2 assistências e 2.8 rebotes com 49,1% de aproveitamento de seus arremessos. Os Nets melhoraram muito quando ele tornou-se titular, tanto que foram campeões da ABA e Williamson teve médias de 11.9 pontos, 3.3 rebotes e 2.9 assistências por partida.
   Obviamente ele foi selecionado para a Primeira Equipe de Novatos, se manteve como um grande atleta sempre melhorando suas médias. Na sua terceira temporada com a equipe conquistou seu segundo título, sendo fundamental para a vitória da série. No jogo 6 ele anotou 28 pontos, sendo 16 deles no último período e junto com Doctor J. que anotou 31, conseguiram tirar uma diferença de 22 pontos e sagrarem-se campeões da ABA novamente. Em sua quarta temporada teve médias de 23.7 pontos, 3 rebotes e 2.9 assistências, as melhores de sua carreira, sendo trocado para os Pacers no meio da temporada e retornando para os Nets.
   Ele jogou suas duas últimas temporadas com o Washington Bullets e apesar de ter apenas 29 anos, nunca mais conseguiu retornar a NBA por questões contratuais e dificuldades de manter-se em forma para jogar. Em 1982 ele jogou na CBA pelo Las Vegas Silver como tentativa de voltar a NBA, mas nunca recebeu uma proposta. 
   Williamson é detentor de vários recordes dos Nets, como por exemplo o maior número de lances-livres tentados em um jogo (24), terminou sua carreira com médias de 17.5 pontos, 2.8 assistências e 2.5 rebotes, sendo 2 X Campeão da ABA e teve o seu número 23 aposentado pela franquia (atual Brooklyn Nets).


   

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete