terça-feira, 17 de abril de 2018

Heróis do passado: Dick Van Arsdale

Dick e Tom nos tempos de Indiana
   Nossa série segue falando dos grandes nomes da liga, hoje relembramos a carreira de Dick Van Arsdale, atleta de boa passagem nos Knicks e com uma brilhante carreira no Suns. Não conhece a fera? Chega mais.
   Arsdale nasceu em Indianapolis, Indiana, onde começou a jogar basquete por Emmerich Manual High School, onde demonstrou suas boas habilidades e conseguiu uma vaga em Indiana. Ele teve três boas temporadas com os Hoosiers, sendo que a segunda foi a melhor com médias de 22.3 pontos e 12.4 rebotes, sua média universitária foi de 17.2 pontos e 10 rebotes carimbando sua presença na NBA.
   Sua carreira profissional começou em 1965, quando foi a 10° escolha da segunda rodada do Draft, pelo New York Knicks. Arsdale passou suas três primeiras temporadas em New York, onde teve médias de 12.8 pontos, 5.7 rebotes e 2.8 assistências, atuando como ala-armador foi selecionado para o All-Rookie Primeiro Time ao lado de seu irmão gêmeo Tom Van Arsdale. Ao sair dos Knicks para os Suns, onde sua carreira decolou, em suas três primeiras temporadas com a equipe foi selecionado para o All-Star Game.
Uma trajetória incrível com o Suns
   No Suns chegou pelo Draft de expansão da liga de 1968, conseguiu evoluir seu jogo, nas suas três primeiras temporadas teve médias de 21.4 pontos, 4.7 rebotes e 4.4 assistências. Ele teve uma carreira bem consistente, com médias de 16.4 pontos, 4.1 rebotes e 3.3 assistências, conhecido por ser muito bom nos lances-livres (79% média na carreira). Em 1977 deixou as quadras mas sua ligação com os Suns nunca acabou, ele foi gerente geral da equipe e atualmente é o vice-presidente sênior pessoal dos jogadores. Em 1987 chegou a ser treinador por um curto período de tempo, por tudo que fez e ainda faz pelos Suns, teve seu número (5) aposentado pela franquia e faz parte do Phoenix Suns Ring of Honor. Ele era conhecido como The Original Sun.


Postar um comentário