Pular para o conteúdo principal

Heróis do passado: Maurice Cheeks

Cheeks foi um dos grandes nomes dos Sixers nos anos 80
   Nossa série relembra um grande nome da NBA, ele que teve uma grande carreira como jogador e têm muito boa carreira como treinador até hoje. Como atleta jogou quase toda sua vida pelos Sixers e teve seu número aposentado pela franquia, não conhece a carreira dele como jogador? Chega mais.
   Maurice Cheeks nasceu em Chicago e começou a jogar basquete por DuSable High School. Depois foi jogar basquete com West Texas State University por quatro anos começando com médias baixas (3.9 pontos e 2.2 rebotes), evoluindo a cada ano, terminando sua passagem com uma média de 16.8 pontos, 5.6 rebotes e 5.7 assistências, com uma média na carreira universitária de 11.6 pontos, 3.9 rebotes e 6.4 assistências. Por três temporadas consecutivas foi All-Missouri Valley Conference, com 57% de aproveitamento dos arremessos e boas médias é o terceiro maior cestinha da história da WTSU.
   Com sua boa passagem pela NCAA, Cheeks chegou a NBA no Draft de 1978 na 36° posição da segunda rodada, selecionado pelo Philadelphia 76ers.  Foi titular por quase toda a sua carreira, um armador com boa visão de jogo, passes precisos, mas muito mais conhecido pela sua defesa agressiva e precisa lhe rendendo 4 seleções para o All-NBA Time de Defesa. Com os Sixers atuou por 11 anos, sendo campeão da NBA em 1983 com um time recheado de estrelas (Moses Malone, Charles Barkley, Doctor J), tendo chegado as finais no começo da década de 80 em três oportunidades (80, 82 e 83). 
   Cheeks foi 4 x All-Star, é o quinto na história da NBA em roubos de bola e o décimo primeiro em assistências. Ele jogou pelos Knicks, Spurs, Nets e Hawks, mas nunca com o mesmo impacto que teve nos Sixers, mesmo jogando bem. Terminou sua carreira como atleta com médias de 11.1 pontos, 6.7 assitências e 2.1 roubos de bola por jogo, quando deixou as quadras em 1993 era o líder da NBA em roubos de bola e o quinto em assistências. Têm seu número 10 aposentado pelos Sixers por tudo que fez pela franquia.
Trabalho fora das quadras continua
   Depois de deixar as quadras começou a carreira que mantém até hoje, treinador e assistente técnico. Ainda em 93 começou sua carreira como treinador na CBA antes de assinar como assistente técnico dos Sixers em 1994, onde ficou até 2001 trabalhando com John Lucas, Johny Davis e Larry Brown. Foi parte importante da equipe que chegou as finais de 2001, pelo seu trabalho foi contratado para treinar os Blazers, levando a equipe a dois Playoffs em quatro anos, mas sem passar da primeira rodada.
   Cheeks voltou aos Sixers em 2005 como treinador, mesmo sem chegar aos Playoffs nas duas primeiras temporadas, conseguiu chegar aos Playoffs com uma equipe cheia de jovens atletas quando era cotado como a pior equipe da liga. Na temporada 2008/09 foi demitido após um começo de temporada lento, com 9 vitórias e 14 derrotas, foi assistente técnico no Thuder, depois treinou os Pistons em 2013 e em 2015 voltou para o Thunder como assistente técnico, onde continua até hoje.
   Com essa história tão legal dentro e fora da quadra, merecia ser lembrado por nossa página. Sem contar que é um dos mais novos membros do Hall da Fama, entrando na Classe de 2018.


Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete