Pular para o conteúdo principal

Quem foi melhor?

Qual dos dois foi melhor?


   Recebi a ideia desse texto por meio de um leitor, ele me pediu que fizesse uma análise comparativa entre dois dos grandes armadores da história. Isiah Thomas e John Stockton, qual deles foi o melhor? Se Thomas ficasse mais tempo saudável poderia ter ainda mais sucesso na carreira?
   Primeiramente deixo bem claro que, na minha humilde opinião, Magic Johnson foi o melhor armador da história da NBA, pelo impacto que causou na liga, na sua equipe e por conseguir jogar em todas as posições possíveis, simplesmente era mágico. Dito isso, começo meu texto falando sobre um pouco da carreira de cada um dos jogadores comparados, desde o tempo de universidade.
   Nos tempos de NCAA Isiah Thomas jogou por Indiana por duas temporadas, lá conquistou o título em 1981 e foi eleito o MOP do torneio e All-American, sempre mostrando potencial para pontuar e para deixar os companheiros livres. Em suas duas temporadas em Indiana teve médias de 15.4 pontos, 3.5 rebotes e 5.7 assistências por partida. 
Nunca ganhou um anel 
   Enquanto isso, John Stockton jogou quatro temporadas com Gonzaga, sempre em evolução das suas médias, começando com apenas 3.1 pontos e 1.4 assistências e terminando com 20.9 pontos e 7.2 assistências, com uma média de 12.5 pontos, 2.2 rebotes e 5.2 assistências na carreira universitária. Foi o jogador do ano da Conferência WCC em 1984, e teve seu número (12) aposentado por Gonzaga.
   Ambos tiveram boas carreiras universitárias, pelos títulos conseguidos na época, lembrando que Thomas é mais velho, na temporada 1980/81 estava saindo da universidade e Stockton chegando para seu primeiro ano. Thomas apontava como um melhor atleta por sua passagem na NCAA, com um título, All-American e MOP do Final Four. Thomas foi selecionado na segunda posição do Draft de 1981 pelo Detroit Pistons e Stockton foi a décima sexta escolha do Draft de 1984 pelo Utah Jazz.
Dois anéis da NBA no currículo
   O começo de carreira dos dois também foi diferente, Thomas chegou voando na liga sendo escolhido para o All-Star Game, com médias de 17 pontos e 7.8 assistências e eleito para o Primeiro Time de novatos da liga. Foi All-Star desde sua chegada na NBA até a penúltima temporada na liga. Em contrapartida, Sotckton teve um começo mais lento, foi se firmar na liga na sua quarta temporada, quando começou a ser uma máquina de assistências com 13.8 por jogo e mais 14.7 pontos. 
   Analisando os dois jogadores por suas estatísticas, os dois jogadores tiveram médias muito boas, Thomas sempre foi mais pontuador, mas ainda assim com boas médias de assistência. Stockton o contrário, era muito mais passador, com altas médias de assistências e médias de pontuação boas. Stockton têm na carreira médias de 13.1 pontos e 10.5 assistências por jogo em 19 temporadas com o Utah Jazz, enquanto Thomas teve médias de 19.2 pontos e 9.3 assistências por jogo em 13 temporadas na liga. 
   Isiah foi duas vezes campeão da NBA e protagonista da equipe, líder dos Bad Boys, a equipe mais odiada da história da liga e muito conhecida por jogar sujo. Dizem que por conta de sua ação de abandonar a quadra ao perder a final de conferência de 1991/92 para o Bulls, ele foi vetado de ser membro do Dream Team dos Jogos Olímpicos de Barcelona 92. Stockton nunca conseguiu ser campeão da NBA, muito em função do Bulls de Michael Jordan, que bateu o Jazz nas finais em duas oportunidades. 
   Os prêmios individuais deles são: John Stockton = 10 x All-Star, 2 x All-NBA Primeiro Time, 9 x Líder de assistências da liga, 2 x líder em roubos de bola, número 12 aposentado pelo Jazz e eleito um dos 50 melhores atletas da história. Isiah Thomas = 2 x Campeão da NBA, 1 x MVP das Finais, 12 x All-Star, 3 x All-NBA Primeiro Time, 1 x Líder de assistências da liga e número 11 aposentado pelo Pistons, também eleito um dos 50 melhores atletas da história.
   Comparando os dois atletas, acredito que Thomas foi mais efetivo para sua equipe e conseguiu dois títulos da NBA, sem contar que jogou 6 temporadas menos que Stockton por conta de lesões. Se Stockton tivesse vencido pelo menos um título da NBA acredito que essa discussão seria diferente, mas acho que Thomas foi um pouco melhor.
   E pra você quem foi melhor?

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete