Pular para o conteúdo principal

Um mágico e um técnico formador de gente

Acabo de ver um dvd sobre parte da história de Magic Johnson (http://www.magicjohnson.org/) e logo vim ler meus e-mails e ver como anda o blog, digitar o próximo texto que me veio durante um jogo-treino de duas equipes de Pelotas que assisti hoje. Bem, mas aí encontro o depoimento de Cesare Augusto Marramarco, um de meus técnicos na infância/adolescência e de longe o mais querido — nunca esqueço o Paulinho do SESC-Bagé, mas ele foi conselheiro, amigo, professor e não técnico, pois no SESC não era equipe. Pois bem, as duas coisas me levaram aos anos 80, meus primeiros passos no basquete, as primeiras transmissões da NBA pela Bandeirantes, o meu jeito de confrontar o poder e sair perdendo, as besteiras corrigidas com energia pelo Marra e o feedback carinhoso da Leda, sua esposa, justificando as decisões do técnico. Nos treinos foi ele que se preocupou em formar o homem através do atleta e não usar o moleque em prol dos necessários resultados que uma equipe precisa.

Lembro de uma vez que, jogando pela minha categoria, fomos a Cachoeira do Sul. No alojamento, na noite anterior, fizemos aquela zona, tênis voavam e minha voz ecoava, pedindo o final daquela bagunça, ao mesmo tempo em que devolvia os tênis que chegavam ao meu beliche. Marramarco falou, pediu, explicou e nada. De repente a porta se abriu e saiu o Coach com seu colchão para o corredor. Silêncio e gargalhadas. Não percebemos o que ocorrera ali. Na manhã seguinte nada de bom dia, nada de sorrisos e conversa sobre o jogo. No aquecimento percebi o que me esperava: os três que tinham suas vozes ecoando no alojamento ficaram no banco, inclusive eu. Ah, como queria jogar aquele jogo, como queria pontuar um pouco, pois vinha de uma fase no banco do juvenil e somente passando bolas, organizando as jogadas para os arremessadores e pivôs no adulto, quando jogava e, aliás, jogava mais que no juvenil. Engraçado, né?
O basquete passou em Bagé e Marramarco era R2 no exército, justamente onde servi. Foi meu padrinho na passagem de recruta para soldado. Arbitrou minha final de JERGS no mesmo ano. É meu amigo até hoje. Earvin “Magic” Johnson homenageou seus técnicos quando recebeu um dos tantos MVP´s de sua vitoriosa carreira. Lá estrelas de décadas passadas fazem parte do hall da fama e tem tapete vermelho ad eternum. Aqui, como vi uma vez com um jogador de futebol, mostram o caminho da bilheteria para o atleta. Marramarco sempre terá tapete vermelho em minha casa e um lugar permanente no coração. Mais que um técnico, mais do que ver o meu talento (eu me achava talentoso e daí?) e usá-lo para vitórias, ele se preocupou com a formação do homem e me ajudou a passar por muitas bifurcações escolhendo sempre o caminho da verdade, do trabalho e da ética. Está bem, nem sempre faço as coisas cautelosamente, mas nem por isso sou anti-ético ou trapaceiro.
Hoje o basquete gaúcho não tem mais o talento do Marramarco na beira da quadra, formando homens através do esporte — não pensem que ele não teve participação na formação de grandes atletas e não obteve resultados positivos com suas equipes. Provavelmente desiludido, o Marra foi para o campo acadêmico, formar professores de educação física e, com certeza, a UCS (www.ucs.br) fez uma grande aquisição ao contrata-lo no início deste ano. Lá, na formação inicial e em serviço, é os lugar onde grandes homens e educadores devem estar. Ainda jovem, tenho certeza de que contribuirá por muitos anos com o surgimento de novos e competentes professores e bacharéis em educação física.
Mas e o basquete? Se o caro leitor não percebeu, falei de basquete, muito mais do que escrever sobre parcos recursos, a necessária e urgente mobilização em prol do nosso esporte ou ainda sobre a perspectiva de desempenho de nossas seleções no Pan-Americano. Pensar nas ações e posturas de um atleta como Earvin “Magic” Johnson e falar de um técnico como Cesare Augusto Marramarco é lembrar lições que podem nos conduzir a idéias novas, oxigenadas e capazes de serem estimulantes de novos tempos.

P.S.: a foto é a equipe Mirim da FAT/FUnBa e o técnico é Cesare Augusto Marramarco.

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete