Pular para o conteúdo principal

Parabéns aos Brasileiros Campeões de 1959

Em 1959 eu tinha, digamos, menos 10 anos. Em janeiro de 1959 quase menos 11 anos. Eu ainda não havia nascido, mas já estava lá, me preparando para algumas décadas na terra brasilis. Enquanto isso, o jogo que fui amar a partir de 1978, quando vi o Mundial da Filipinas na tv, buscando compreender o que tinha que ser feito no esporte que começaria a dar os primeiros dribles e quiques em 1979, dava sinais de sobrevivência e todos esperavam uma geração de vencedores com o surgimento de Oscar, Marcel, Gerson, mas foi ali, aos 8 anos, que vi o basquete masculino brasileiro subir no pódio. Em 1984 vi o vôlei na final e me perguntei pelo basquete. E assim tem sido, ano após ano.

Em paralelo ao fracasso do basquete masculino nas últimas três décadas, com exceção a Ary Vidal (1987) e a renovação que Hélio Rubens começava a provocar em 2000, somos a soma de muitos fracassos nesse período. Junto disso – e somado ao jeito brasileiro de não reverenciar o passado – as conquistas dos anos 50 e 60 ficam no esquecimento, longe de nossa memória coletiva que precisa ser aceita como a construção de algo – foi aquela geração, que hoje comemora 50 anos do primeiro título mundial, que colocou o basquete como segundo esporte da nação e foi essa geração, comandada pelo individualismo de Oscar, que começou a nossa transição para o quarto esporte do país, atrás do consagrado voleibol e do esporte que conquistar destaque em mundiais e olimpíadas, como foi o caso do tênis (Guga Kuerten), a Ginástica Olímpica (com Daiane do Santos, Daniele e Diego Hypólito) e hoje a natação, visivelmente impulsionado pelas conquistas de César Cielo.

Quanto a mim, na minha adolescência, nem sabia que tínhamos sido campeões. Até dias atrás alguns dos nomes que hoje circulam em minha mente e me fazem curioso de suas histórias sequer eram pronunciados. Quem vive no basquete tem que conhecer o passado. Tem que conhecer quem fez o basquete brasileiro forte e compreendeu a coletividade desse jogo, de maneira que hoje estamos aqui, buscando reerguer o que já tinha sido feito por Kanela e seus meninos, mas dessa vez os tendo como exemplos e como alicerce para que ao resultado seja forte, robusto e duradouro. Vamos esquecer o que tem sido feito de forma errada nessas três décadas. Vamos, a partir desse cinqüentenário, trabalhar arduamente pelo erguimento do basquete masculino e para não deixarmos o feminino cair, como parece estar sendo o destino traçado pela desorganizada CBB.

Falando nela, a entidade máxima de nosso basquete, a CBB, que a vergonha de não ter sido a primeira a divulgar um evento de peso para a data em questão não se repita. Que os 50 anos da conquista do bicampeonato, daqui a quatro anos, seja comemorado com festas que se estendam por todo o ano de 2013 e com muita ênfase no dia 25 de maio, quando comemoraremos a vitória sobre os Estados Unidos por 85 x 81. Portanto, a CBB, sob o grego comando, deveria ter assumido a festa, desde sempre e desde tempos atrás, se programando, divulgando e realizando homenagens mais do que justas aos nossos craques, trabalhando para que essas figuras e seu feito não sejam esquecidos. Nunca... Cabe a nós não deixarmos mais no passado nossas conquistas e trazê-las a luz do dia e não apenas com pequenas notas no site da entidade máxima do nosso esporte. Creio que nossos craques da bola ao cesto na terra do futebol são, analogamente, Pelés e Garrinchas do nosso esporte e devem ser reverenciados. Sempre. Em vida e in memorium.

Finalmente, devo dizer que ver a homenagem da NBB ontem me deixou feliz. Ver os vovôs sendo chamados de meninos, recebendo mimos e, para mim, o maior de todos eles: uma réplica das camisetas de 1959 foi sensacional. Parabéns ao organizador, Sr. Sérgio Maraca, ao Novo Basquete Brasil (NBB) e ao público que lá esteve presente. Parabéns aos basqueteiros do Brasil que devem se espelhar nesse exemplo. Mas, acima de tudo, minha gratidão aos campeões pelas inúmeras conquistas que obtiveram e que me fizeram sonhar com a verde-amarela em meu corpo – não aconteceu, mas foi um sonho bom que me mantém no basquete até hoje. Fico feliz de vê-los agraciados. Fiquem todos em paz...

Em pé (esq. para direita): Auxiliar-técnico Brás, Waldemar, Amaury, Otto, Edson Bispo, Zezinho, rosa branca, chefe da delegação Mariah Silva, Técnico Kanela. Agachados: Roupeiro Francisco, Fernando Brobró, Wlamir Marques, Boccardo, Jatyr, Algodão, Pecente e o Massagista Pertile.

Obs.: todas as fotos foram publicados no UOL, no Globo Esporte e na ESPN Brasil.

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete