Pular para o conteúdo principal

Splitter, sempre acreditei nos jogadores do Brasil

Hoje vi a entrevista pós-jogo do Tiago Splitter e senti mágoa em suas palavras, quando disse que “muita gente no Brasil não acreditava na gente”. Escrevo pra ele e para todos os jogadores, antecipando que o bi da Copa América exige a permanência do mesmo espírito competitivo, o grupo unido e objetivos por etapas, ou seja, primeiro passarmos de fase, fugindo da 17ª colocação de 2006 e com o cuidado de que na Turquia 2010 serão 24 seleções. Portanto, passar da primeira fase será significativo para mostrar a maturidade da nova fase da seleção brasileira.


Splitter, não é uma questão de acreditar em vocês, pois  são craques, vencedores na quadra, na vida (quantos percalços e quanto luta para conseguir concretizar os sonhos, não é mesmo?) e nos enchem de orgulho mundo afora. Nós, que ficamos no Brasil, amamos o basquete como vocês e não podíamos nos calar sob anos de desorganização, falta de planejamento e comando na seleção. Ainda temos críticas (um só armador, um técnico estrangeiro, o trabalho de base...), mas quem pode nos condenar por querermos o basquete grande, espalhado por Pelotas, Blumenau, Maringá, Ji-Paraná, Belém, Palmas, enfim, em todos os rincões do Brasil? Podem nos condenar por querermos todos vocês em nossa seleção, fazendo o que fizeram: jogando com amor, com raça e vencendo? Podem nos condenar por criticarmos a herança do Oscar – representada no passado pelo Marcelinho – e ver a humildade do cestinha da NBB por sentir-se feliz em estar no grupo “dos melhores do Brasil”? E quando esteve em quadra contribuiu com os resultados, tanto na defesa quanto no ataque. Isso é positivo.

Splitter, as críticas nunca foram para os jogadores, por mais que queiramos que vocês se posicionassem, enfrentassem “o  homem”, sabemos que a posição de vocês é a mais perigosa de todas, pois qualquer atitude contra seria seguida de represálias e – por mais que estejam respaldados por contratos internacionais – logo as mesmas teriam efeito negativo em suas carreiras e a médio prazo lhes traria prejuízo. O talento de vocês, sabemos, é muito do esforço pessoal de cada um; muito pouco de clubes, técnicos e confederação brasileira. Esperamos que muitos outros surjam para substituí-los e que tenhamos muitos deles oriundos dos projetos de massificação da confederação e que a mesma crie sistemas de formação/qualificação dos técnicos como ocorre na Espanha para que não só seus projetos sejam reveladores de talentos, mas os clubes do Oiapoque ao Chuí também possam ter um processo básico de formação e desenvolvimento do basquete, somado as idiossincrasias de cada técnico que é o diferencial nos diversos pólos do esporte.

Portanto, Splitter, demais jogadores e comissão técnica (técnico, assistentes, preparador físico, médico, fisioterapeuta, massagista, nutricionista, roupeiro) da Seleção Brasileira de Basquete Masculino, o resultado desses dias em Porto Rico me fazem um torcedor mais feliz, um técnico crítico com alguns fatos e um eterno aprendiz com a oportunidade de ver um evento dessa magnitude e com o especial detalhe que nos enche de esperanças: o Brasil é Bi-Campeão da Copa América e obteve a vaga para o Mundial da Turquia em 2010. Comemorem e passem a nos ver como quem quer divulgar, massificar e desenvolver o basquete. Mudem o paradigma da responsabilidade para quem tem o poder e nos vejam como críticos, denunciadores da cartolagem (isso difere de gestor esportivo) e integrantes ocultos da seleção, pois queremos as melhores condições para o desenvolvimento do trabalho – desde espaços físicos até material, passando por comissão técnica e dirigentes.

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete