Pular para o conteúdo principal

Um pouco sobre a NCAA e as loucuras de março

E hoje começa a fase final da NCAA. São 64 universidades disputando quatro vagas para o Final Four, que será realizado de 3 a 5 de abril, em Indianópolis.
Eu não falo muito do basquete da NCAA, pois o esporte universitário americano - e o escolar - é o cerne do esporte americano e ele é uma incógnita que começa a ser desvendado e decifrado no Brasil com as transmissões da BandSports e da ESPN, assim como a Bandeirantes começou a massificar a NBA entre nós na segunda metade dos anos 1980. Apesar de tê-lo como um modelo que deveria ser seguido po nossas universidades, o basquete universitário não era difundidido por aqui como deveria. Agora, com a visibilidade e a presença de alguns brasileiros no mais alto nível, podemos acompanhar o funcionamento da NCAA e o desempenho de nossos atletas - em outro momento falarei deles.
A NCAA é composta por 1.281 universidades e o seu basquete é distribuído em três divisões (DI - DII - DIII), sendo que a mais charmosa - a Divisão I - é disputada por 347 universidades, dispostas em 32 conferências, espalhadas por todo o território americano. São dessas conferências que saem as 64 universidades que irão disputar o chamado march madness (algo como loucuras de março), sendo que existe o jogo de abertura entre duas equipes, totalizando 65, ou seja, a perdedora será classificada como 65a. da temporada 2009/2010 e a vencedora será a 16o. da Região Sul - este jogo ocorreu dia 16/3 e foi entre Arkansas Pine Bluff 61 x 44 Winthorp. Bom, aí o cruzamento é o tradicional: o 1o. x 16o, o 2o. x 15o e por aí vai o mata-mata até as finais de cada região e o final four.
Álias, isso é importante: as 64 universidades são divididas em quatro regiões: Midwest (meio-oeste), West (oeste), East (leste) e South (sul) que terão suas finais em St. Louis, Salt Lake City, Syracuse e Houston, respectivamente. Essas duas finais definem o campeão do leste e o do oeste e as quatro equipes disputarão o final four.
Como tudo que é show nos EUA, o Final Four Universitário não é composto apenas dos jogos entre as quatro equipes, mas de alguns eventos paralelos, como torneio de enterradas, hall da fama do basquete universitário e outros eventos. Veja a programação completa em http://www.ncaa.com/sports/m-baskbl/champpage/m-baskbl-ffevents-index.html.
Em relação as divisões II e III, posso dizer que na DII temos 8 conferências com 10 universidades em cada e na DIII temos também oito conferências e outras 62 universidades envolvidas - há conferência com 11 universidades e até uma com 6 universidades. No total, portanto, o basquete universitário nos Estados Unidos envolve 489 universidades, ou seja, algo como 7.824 atletas (cálculo com 16 por universidade) vinculados ao campeonato e sonhando com NBA - os destaques da NCAA são os que mais tarde (em junho ou julho) participarão do draft da National Basketball Association. Detalhe: falamos apenas do masculino.
A BandSports e a ESPN transmitirão alguns jogos. A NCAA transmitirá, on line, todos os jogos e podemos escolher através do link a seguir: http://mmod.ncaa.com/?ttag=MMOD10_on_all_ncaa_300_60_ot_0002.
Então, para quem gosta de basquete, temos muitos jogos pela frente. Veja como é competitivo: nesse momento esta encerrando a segunda prorrogação do jogo entre BYU (7o.) e Florida (10o.) da Regional Oeste, e a Florida State, campeã de 2008, perdeu o jogo por 99 a 92 na primeira rodada. Em outra Regional, a Sul, Villanova (2o.) e Robert Morris (15o.) também entraram em prorrogação. E, ainda, a North Caroline University esta de fora do torneio, sendo que é a atual campeã de 2008/2009.
Imaginem se nossas universidades resolvem investir no esporte universitário... Quantos jovens teriam a oportunidade de praticar o basquete e cursarem a universidade?

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete