Pular para o conteúdo principal

Conferência Nacional de Esporte - Fase Estadual

Nos dias 7 e 8/5 foi realizada, na ULBRA, cidade de Canoas, a Etapa Estadual da Conferência Nacional de Esporte. Fui como Delegado de Pelotas, escolhido na Etapa Municipal. Estivemos com pouco mais do que vinte delegados. O debate das temáticas escolhidas foi bastante útil e penso que aprendi e contribuí para elevar o nível da prática esportiva no âmbito escolar, já que aqui – e em Canoas – me detive ao Esporte, Lazer e Educação. Conseguimos incluir todas as propostas elaboradas em nossa conferência municipal.

 

Em relação a organização, esta de parabéns a Prefeitura de Canoas que substituiu o provável alojamento por hospedagem em hotel. A noite serviu para um verdadeiro repouso. Já não posso dizer o mesmo dos trabalhos, dos horários estipulados e da condução dos debates. O representante do Ministério do Esporte no RS, membro da Comissão de Mobilização das Conferências, Sr. Rafael Simões, não cumpriu com os horários em nenhum momento e ainda manipulou a plenária ao esconder a existência de uma segunda proposta para a definição dos delegados estaduais do RS – é fácil sugerir que se sua proposta (e dos coordenadores municipais) não fosse aceita os debates se estenderiam e isso sendo 17h30min de sábado, todos cansados e etc... Assim foi esquecida proposta colocada na plenária no final da manhã e encerrou-se os trabalhos. Lastimável.

 

Mas vejamos algumas falhas inaceitáveis, que nos servem de exemplo do que não poderemos fazer:

·         Credenciamento deveria ter ocorrido das 10h as 14h do dia 7/5 – iniciou após as 16h30min e os demais turnos também foram prejudicados em relação ao horário estipulado;

·         Os trabalhos deveriam começar as 14h – iniciou exatamente as 14h58min, sem que o referido coordenador estivesse na sala na hora estipulada. Sabemos que problemas podem ocorrer, mas é de praxe informar os participantes do atraso e estipular um tempo para isso. Nisso foi igualzinho aqui em Pelotas;

·         Em pelo menos duas das salas temáticas a sistematização foi um fracasso – tivemos que reler e reorganizar as discussões do dia anterior. Posso me referir, com propriedade, a temática Esporte, Lazer e Educação, da qual participei e copiei tudo que foi proposto e apresentaram errado. Corrigimos;

·         Parte das propostas foram votadas por SIM ou NÃO – mesmo quando haviam duas propostas diferentes e deveriam ser confrontadas, optava-se por uma e ponto final. Isso ocorreu na definição das distribuições dos delegados do RS para a Etapa Nacional, onde parte significativa dos 800 presentes não tiveram acesso a proposta apresentada de manhã e que era contrária a que foi acertada entre os organizadores do evento (Sr. Rafael e os representantes das secretarias municipais de esporte dos municípios que realizaram etapa municipal).

 

De qualquer maneira, o RS participará com 65 delegados e torço para que defendam e consigam implantar o que foi discutido nos municípios e na etapa estadual, promovendo o crescimento do esporte no RS dentro de uma proposta que pretende formular políticas públicas para o esporte nacional para os próximos 10 anos.

 

Por outro lado, fica o questionamento sobre a ausência da FUNDERGS no debate e a sugestão para que o RS, através da FUNDERGS, organize uma Conferência Estadual para o início de 2011, analisando as decisões da Conferência Nacional e seus desdobramentos, onde poderemos avaliar se todas as nossas demandas foram incluídas, além de permitir encaixar nossas propostas e idéias em prol do desenvolvimento do esporte no RS sejam também construídas a nível estadual. A idéia de uma conferência estadual baseia-se na necessidade de apoiarmos e buscarmos solução para a atuação da FUNDERGS que se mantém em stand by por quase toda a atual administração estadual.

 

P.S.: Amanhã publico umas fotos e como funciona o esporte e lazer em algumas cidades do RS, comparando com Pelotas.Posso fazê-lo e de forma crítica, já que não sou integrante da Secretaria de Turismo e Esporte.

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete