Pular para o conteúdo principal

Pizzaria da LNB II: posicionamente e dúvidas

Em primeiro lugar quero dizer que sou do basquete há 30 anos. Hoje tenho minhas funções ligadas ao desenvolvimento de uma equipe em Pelotas, acumuladas com a parte administrativa. Além disso, em 2008, constituímos no RS a Associação Gaúcha de Basketball (AGABAS), onde analisamos todas as questões referentes a constituição de TJD, já que na FGB as decisões eram tomadas pelo Presidente, desrespeitando a legislação.

Não sou uma pessoa que se cala, que não vê e não escuta. Sou participativo, combativo e crítico das maracutaias que envolvem o nosso basquete. Eu tenho posição. Por isso tenho escrito sobre as questões administrativas da Liga Nacional de Basquete, mas também em prol do nosso basquete. Se ele é um negócio, todos podem ter lucratividade se fizerem o trabalho de forma correta. Se o basquete é um esporte, no sentido mais primitivo, todos queremos praticá-lo e vê-lo grande, qualificado. De qualquer ponto, queremos que seja um dos grandes esportes praticados no país, não mais que A ou B, mas ao lado desse e daquele outro esporte, já que a parcela que pratica esportes é muito pequena em nosso país. Há espaço para todos.

“Só há duas opções nesta vida: se resignar ou se indignar. E eu não vou me resignar nunca.” (Darcy Ribeiro)

Dito isso...

O tiro foi no pé.  A Liga Nacional de Basquete existe com autorização da CBB, obedecendo a Lei Pelé. Ela tem o direito legal de existir e organizar suas competições. Poderia fazer as parcerias que quisesse. No regulamento do NBB preferiu criar uma Comissão Disciplinar ao invés de um Tribunal de Justiça Desportivo próprio. Válido e a Comissão Disciplinar tem o poder de primeira instância. Então por que o Procurador Geral do STJD da CBB, através de liminar, pediu interdição do Ginásio Nilson Nelson ao STJD e o presidente acatou? Poderia, o Sr. Fabrício Dazzi, negar e esclarecer o poder de cada instância, mas preferiu acatar o pedido de Marcelo Jucá. Pior que tudo isso é a LNB aceitar essa interferência.

Ao acatar a decisão do STJD – e desrespeitar o próprio regulamento – o Sr. Kouros Manedjemi favoreceu o Flamengo. Não teria agüentado a pressão de um dos maiores clubes do Brasil? Por que interditou o ginásio de Brasília, se sua Comissão Disciplinar não havia se reunido ainda? Qual o poder do presidente da LNB para decidir pela interdição de um ginásio? E onde esta o poder do presidente da LNB que aceitou uma decisão do STJD da CBB, sabendo que ele é de segunda instância?

Todos os advogados ligados ao esporte que consultei, com experiência em STJD’s, organização de competições – mostrando-lhes os fatos noticiados, o regulamento e o STJD – foram unânimes: têm decisões erradas nesse processo. Resta a Brasília chorar e jogar em Anápolis, em um ginásio acanhado e que deverá ser tomado por torcedores do Flamengo. Passaram a rasteira na equipe Universo/Brasília e ela aceitou. Por quê?

“Foi uma sacanagem. Fizeram uma reunião e o único prejudicado foi Brasília” (Jorge Bastos, diretor do Universo)

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete