Pular para o conteúdo principal

Pré-Mundial Sub-18 Masculino: Brasil 78 x 83 EUA

Walter, não vi o jogo e não encontro vídeo do mesmo na internet. Perdi por uma causa justa: eu tinha treino do meu sub-19/adulto as 21h. Bem na hora do jogo da sub-18, lá no Texas, contra os donos da casa. Li que conseguistes uma façanha... Já sorri só de ver o placar. Mas eu estava preparando parte da postagem abaixo que perdeu o sentido e que reduzi por estar sendo divulgado após o jogo.
Hoje a seleção brasileira sub-18 jogou a final da Copa América contra os EUA. Pra mim não importava o resultado, pois o principal já foi conquistado: a vaga para o mundial sub-19 de 2011, na Letônia. Como já disse em vários posts anteriores, precisávamos garimpar e encontrar os jovens que defenderão o Brasil nas próximas competições, especialmente Rio-2016.
Não há o que criticar, mas elogiar o planejamento do Walter e da comissão técnica comandada por ele e que levou o Brasil a obter o resultado positivo que buscava – primeiro a vaga para o mundial e depois o título da competição. Com todas as mudanças – inclusive a própria troca da University of Nebraska para a University of  Hawai’i – o Walter  conseguiu impor seu estilo de jogo, sua capacidade técnica, leitura de jogo e liderança natural para conduzir uma seleção brasileira. Ele sabia, tenho certeza, da responsabilidade que colocavam nos seus ombros, mas estava pronto para esse passo. Provou isso ao vencer a Argentina na semi-final, mas referendou sua qualidade ao perder o jogo por detalhes para os EUA. Lembrem: em solo americano ele quase os venceu.
Em 2009 surgiu o boato que ele seria o técnico da seleção adulto. Deveria ter sido – lembro que postei que o interesse dele era outro e li várias declarações do Walter dizendo que era assistente-técnico do basquete universitário ... Sem precisar provar nada para ninguém e fazendo o trabalho passo a passo, Walter fez um estrago na Copa América Sub-18: conquistou a vaga para o mundial e quase deixou uma marca no título americano.
Certamente qualquer um de nós não conseguiria o que ele conseguiu nessa semana. Não adianta dizer que “até eu faria”, por que não seria verdade. A formação como técnico se deu na escola americana e ser um morador de lá, ser recrutador e assistente-técnico de universidades americanas lhe deram um savoir-faire que nenhum de nós tem. Mas ele tem. E carrega junto a formação na melhor escola de basquete do mundo: o basquete universitário americano e não um cursinho superfaturado de 4 dias.
Hoje eu queria abraçar o Walter, mas me sinto feliz em poder escrever essa postagem e transmitir a todos os jovens da equipe minha alegria com a conquista do Brasil e com o desempenho de todos para elevar o Brasil ao status de potência no basquete, começando pelas significativas vitórias sobre os rivais da América do Sul.
Parabéns Lucas Bebê, Arthur Casimiro (esse dava trabalho quando jogava contra pelo G. N. União), Cristiano, Gabriel, Bruno Irigoyen, Olintho, Durval, Felipe Taddei, Felipe Vezaro, Raulzinho, Davi e Ícaro (outro gaúcho que complicava, para os adversários, quando conduzia o Corinthians de Santa Cruz).

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete