Pular para o conteúdo principal

Tribunal de Justiça Desportiva do Basquete Gaúcho

Amanhã, 15/9/2010, é um dia histórico. A Federação Gaúcha de Basketball instalará seu Tribunal de Justiça Desportiva como determina a Lei 9.615/1998 (alterada pela Lei nº 9.981/2.000). É a primeira grande mudança oficializada no nosso basquete, saindo das necessárias ações do cotidiano – sabemos que outros projetos estão em processo de elaboração e contribuirão com o crescimento do basquete gaúcho.
Segundo o Sr. Gilson Kroeff, presidente da FGB, o TJD do Basquete Gaúcho surge de uma parceria da FGB com a Faculdade de direito da ESADE e é uma iniciativa pioneira no esporte brasileiro. Esse convênio será vantajosa para ambas as partes: a FGB terá uma estrutura física (cartório, estagiários, material de escritório e etc..), fazendo com que tenhamos um Tribunal bem estruturado e a ESADE possibilitará aos seus alunos o convívio diário com as atividades de um Tribunal Desportivo, incluindo parte das atividades extra-curriculares dos alunos da Faculdade de Direito. Também teremos integrantes da ESADE serão auditores do TJD do Basquete Gaúcho.
Além disso, a isenção e imparcialidade da ESADE dará credibilidade ao TJD do Basquete Gaúcho e fará com que todos os envolvidos na modalidade (clubes, atletas,  árbitros e a própria FGB) tenham uma fiscalização sobre suas atitudes.
O Sr. Gilson concluiu informando que além do Convênio a ser assinado entre as partes no próximo dia 15, outras parcerias estão sendo estudadas no sentido de beneficiarmos os filiados da FGB e os alunos da ESADE.
Tudo isso direciona-se para a legislação brasileira citada no início dessa postagem, já que os órgãos da Justiça Desportiva são autônomos e independentes das entidades de administração do desporto. Dessa maneira, as melancias vão se acomodando na carruagem, cabendo a cada parte a realização do seu trabalho, sem interferência ou poder excessivo sobre o conjunto administrativo do basquete gaúcho.
A administração da FGB deve ser parabenizada pela iniciativa – surgida um ano após assumir a gestão da entidade e 12 anos após a obrigatoriedade de criação de um TJD nas federações estaduais. Deve mais: ser incentivada a buscar outras ações que profissionalizem o basquete gaúcho, pois isso atrairá investimentos e mostrará a seriedade que estão tratando o nosso esporte. Mostram com essa iniciativa, Gilson e Carlos Eduardo Thunm, e com a promessa de que outras projetos estão em desenvolvimento, interesse em resolver as necessidades do basquete gaúcho. Aguardarei notícias dos novos projetos.
Abaixo o convite para a assinatura do convênio FGB/ESADE e a lista inicial de auditores informados pela FGB, sem a identificação do seguimento que cada um representa (FGB, clubes, OAB, árbitros e atletas):

  1. Mauro Pippi da Rosa (ex-jogador e advogado);

  2. Roberto Juchem (ex-jogador, filho de ex-jogador e advogado)

  3. Rafael Maffini (ex-jogador, Advogado e Professor Universitário da PUC, AMAFE, IDC e outras)

  4. Daniel Dáló de Oliveira (ex-jogador, advogado e Professor Universitário da PUC)

  5. Luciano Hocsman (ex-jogador, advogado e Vice-Presidente da Federação Gaúcha de Futebol).

  6. Newton Motta (ex-jogador e advogado)

  7. Daniel Cravo de Souza (advogado, especialista em Direito Desportivo, advogado e Diretor do Sport Club Internacional).

  8. Nei Breitman (ex-jogador e advogado)
TJD_Basq_Gaucho

Comentários

Rodrigo Rocha disse…
Carlos passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, espetacular com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
Um grande abraço e tudo de bom

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete