Pular para o conteúdo principal

Balanço da CBB: o necessário debate sobre o basquete brasileiro

Muito tem sido dito no blog do Fábio Balassiano (http://balanacesta.blogspot.com) sobre o balanço da CBB, incluindo acusações levianas, como tentativa de tirar do foco da questão, o déficit de R$ 2,4 milhões. O que devemos fazer é destacar o excelente trabalho jornalístico do Bala e a coragem de levar ao debate a análise de profissionais da contabilidade. Objetivo disso? Mostrar que há algo de errado na gestão do basquete brasileiro ou, como eu prefiro, há algo de podre no Reino de Carlos Nunes na CBB, como houve na gestão de 14 anos a frente da FGB. Veja os links:

Entretanto, o que tento registrar aqui é a série de reportagens que o Fábio construiu ao longo do mês de abril sobre a CBB e mostrar que “muita coisa mudou na CBB”, entre elas a má gestão virou lugar comum. Não se trata de esculhambar com tudo, mas de querer o que é melhor para o basquete brasileiro e, sinceramente, Carlos Nunes e a turma que ele levou para a CBB não serve nem para síndico de condomínio.
Alguém disse que as federações recebem R$ 1.500,00 por mês como ajuda da CBB. É uma mixaria por que se trata de quem faz o basquete ser praticado de norte a sul, de leste a oeste nesse imenso Brasil.
Tanto aqui como lá, nos comentários, não se trata de denúncias vazias, mas denúncias que pipocam de todos os lados, como o comentário citado ou esse, escrito por uma pessoa que assinou como Assis – RS. Disse ele:
“"Eu sou pai de atleta de base e sei que muita coisa melhorou. Tivemos uma pre seleçao com atletas do Brasil inteiro como nunca antes." 
Sei que a discussão aqui é sobre o balanço dessa (má)gestão da CBB, mas não poderia deixar passar em branco o comentário que li reproduzi acima, porque se o indivíduo anônimo se referiu a seleção sub-15 masculina, só pode estar brincando ou é alguém da CBB. Todo o processo de convocação e preparação dessa seleção que irá representar o Brasil no Campeonato Sulamericano em Assunção(Paraguai) pode ser considerado um exemplo do que não se deve fazer em termos de seleção de base: desorganização, desmandos, confusão, "compadrio", arbitrariedades, interesses pessoais prevalecendo em detrimento dos coletivos, assédio a atleta para mudar de clube em troca de uma vaga na seleção, descaso com relação aos atletas cortados, dentre outros acontecimentos lamentáveis que demonstram o despreparo e o descaso que essa gestão da CBB tem com a base do nosso basquetebol. [grifo nosso] Quem acompanha a base sabe que as coisas não estão seguindo num caminho de seriedade e retidão e justo na primeira seleção de base! Revoltante!!!” (1 de maio de 2011 22:10)
Isso mostra que as críticas são necessárias e que o debate vai além do prejuízo que esta sendo imposto ao nosso basquete no aspecto financeiro. Poderia Tivemos o Grego e agora temos o Carlos Nunes. Isso é fato. E não esqueçam, antes ainda tivemos Brito Cunha. Espero que em 2012, pós-Londres, tenhamos um Kouros ou uma “Magic” Paula ou ainda um Marcelo Vido como candidato a CBB com o intuito de profissionalizar nossa gestão. Carlos Nunes serviu para tirar o Grego. Agora, é rezar para que o estrago seja pequeno e partirmos para um processo de (re)construção do nosso basquete. Não se enganem: ele se elegeu em cima do nome do Brunoro e isso tem um preço que sai do cofre da CBB e que deixa de fomentar o basquete no país.

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete