Pular para o conteúdo principal

COADJUVANTES



Não me digam que o mundo perdeu suas fronteiras. Isso é figurativo, discurso dos países desenvolvidos para abrir mercados – para eles, pois vocês sabem a dificuldade que foi abrir espaços para jogar na Europa, Ásia ou EUA.
Não me digam que o Brasil e a Argentina são o mesmo povo, por que eles continuam amando o tango e nós o samba.
Não me digam que a guerra capitalismo x comunismo acabou, por que temos ditaduras torturando e matando em Cuba, na China e na Coréia do Norte.
As fronteiras, físicas, culturais e econômicas – continuam existindo e nos separando.
Essa é uma postagem dolorida, por que eu não deixo de admirar cada um dos atletas brasileiros e principalmente os do basquete, pois temos a mesma paixão. Embora tenha levado 14 dias para publicá-la, penso que ela é atual, necessária e defensora de nossa identidade e do basquete brasileiro.
Mesmo que eu faça críticas a vocês, em determinadas situação, e a CBB diariamente há 12 anos (tempo que os mais velhos estão vestindo a camisa da seleção), eu tenho absoluta certeza que os jogadores brasileiros tem mais consciência que os cartolas preocupados com questões, digamos, menos esportivas.
Portanto, ouso fazer esse puxão de orelhas em todos, de gritar pela atenção de todos e dar o seguinte depoimento: conquistando a vaga para Londres/2012 com Larry Taylor como membro da seleção, TODOS vocês mancharão suas carreiras. Hoje - e no futuro - as pessoas lembrar-se-ão disso. Além disso, TODOS SERÃO COADJUVANTES de dois hermanos e um americano. TODOS estarão afirmando: lutamos, sofremos, conquistamos espaços no mundo do basquete (ACB, Itália, NBB, NBA) e não conseguimos dominar as Américas, sendo que o Brasil é o segundo maior país da região, em extensão e contingente populacional.
Pensem nisso. Vocês estão aceitando serem COADJUVANTES e não assumindo a postura de protagonistas da retomada histórica do basquete brasileiro. Além disso, dezesseis de vocês estarão dizendo que Benite, Nezinho e Raulzinho não honram a camisa que vestem, não merecem estar no mundial de basquete.
Vocês nunca poderão sentir-se tão importantes e representantes do Brasil quanto Wlamir Marques, Ubiratan, Gérson, Israel, Carioquinha, Guerrinha, Oscar, Marcel, entre outros. Aliás, os dois citados tem dito muito sobre a temática em seus vídeos blogs.
Vocês serão os eternos COADJUVANTES!
Eu não sou contra vencer. Aprendi que a vitória só tem valor se for conquistada sob valores éticos em todos os passos da batalha: da preparação ao apito final. Usar do fair-play é condição sine qua non para que o prazer da vitória seja duradouro.
Portanto, saíam da passividade, assumam o comando de suas vidas e do basquete brasileiro. Líderes, como Alex, Guilherme, Marcelinho, Varejão, Splitter, Leandrinho e Huertas devem assumir suas responsabilidades nessa questão. Não alegar que “os atletas estão unidos”. Não sejam passivos. Não sejam COADJUVANTESSejam protagonistas da história do basquete. As próximas gerações agradecerão pelo exemplo de empenho e dedicação que estarão dando ao dizerem NÃO aos estrangeiros na seleção brasileira de basquete. Não a Larry James Taylor Jr. na seleção brasileiro como atleta.
Pensem nisso...

Comentários

Anônimo disse…
muito infeliz este seu texto, que tal convocar o brasileirissimo Nene!!!rsssssssssssssssss
Tudo bem anônimo: sem ofensa, eu publico. A questão é trágica. Sim, Nenê é brasileiríssimo como você e eu. Se Leandrinho não operar o pulso, pois optou por recuperação em repouso, ele também será desqualificado e expulso do Brasil? Há problemas com os atletas que só eles podem resolver e dizer se esta tudo ok.

Seleção é de brasileiro. Ponto final. Vou defender e escrever isso ganhando (e mesmo assim, vou torcer pró Brasil) ou perdendo.

Abraço e volte sempre.
Anônimo disse…
Leandrinho pede dispensa, mais um brasileirissimo que não vai jogar, e o Splitter sim, este é um exemplo, este tem pedigree!!!!
Também li na net que o Dirk Novitzki, apesar de ter jogado o postseason inteiro e sendo campeão da NBA, vai representar a Alemanha no pré olímpico europeu!!! isso sim, é ter tesão pelo seu país e companheiros de seleção!!!
Amigo Anônimo,

isso não muda minha opinião. Quer saber por quê? Simplesmente por que somos dependentes desses atletas por pura incompetência da CBB, que não forma atletas e não valoriza, respeita e apóia o que temos no país. Sim, Leandrinho e Nenê são brasileiros, como nós dois. E sim, eles tem problemas pessoais, problemas com a CBB que não sabemos e não podemos decidir por eles.

E, sim, concordo contigo: Splitter é o cara nessa situação de convocação, pois sempre topou vir. Ele e Varejão. Mas e quando se machucar sério na NBA e não topar vir, seremos compreensivos com a situação? Não é secar, é a realidade para a posição dele, a chegada da idade, etc. Isso vai ocorrer um dia...

Continuo acreditando nos brasileiros e na necessidade de fortalecer nossos atletas.

Volta sempre. Abraço oculto... hehehe
rogger disse…
também gostaria de ver nossa seleção representada exclusivamente por nascidos em nossas terras, mas tb entendo que o larry taylor pode acrescentar algo ao grupo, visto que só com o alex, huertas e agora sem o leandrinho a coisa ía ficar dificil...
já pensou na hipotese de o nene e o leandrinho terem pedido dispensa desta vez por causa da convocação do larry???
é para pensar...

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete