Pular para o conteúdo principal

Comentar decisão técnica de Neto foi um erro?

Recebi o e-mail abaixo do Prof. José Medalha e, por ser um pedido dele, estou colocando na íntegra aqui – retirei uma parte pessoal no final da mensagem e que nada tem a ver com o assunto. Quero agradecer a manifestação do professor e leitor do mais basquete.

Destaco que meu interesse foi comentar um erro que nos tirou de uma posição melhor no mundial e nunca a qualidade do Neto. Não sou jornalista e não pretendo sê-lo para ficar especulando sobre saída deste ou daquele técnico (faço no futebol, de brincadeira, entre amigos e até no twitter, afinal lá sou torcedor). Sou técnico de basquete e comentei um lance isolado como aprendizado de situações de jogo.

Aliás, essa é uma posição interessante: os árbitros estudam situações específicas de jogos passados, com a presença ou não dos árbitros que trabalharam no referido jogo. Debatem, estudam em cima de bolas difíceis. Os técnicos nào poderiam fazer o mesmo?

Nesse momento o Neto esta na berlinda – não fui eu que o coloquei lá. Seria natural a Associação de Técnicos de Basquete do Brasil apoiá-lo. Seria uma decisão inteligente. Mas não temos tal associação. Isso não mudaria a situação: perdemos. E erros ocorreram, mas aí que o e-mail do Prof. Medalha é interessante. Destaca os erros durante o jogo e nos dá uma lição: não perdemos naquela bola, naqueles 7 segundos.

Leiam, tirem suas conclusões e comentem. Assim, todos aprendemos.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

De: jose medalha <>
To: "CarlosAlexRGS" <
carlosalexsoares@gmail.com>
Date: Segunda-feira, 11 de Julho de 2011 13h4min43s GMT+0000
Subject: RE: [Mais Basquete] Fundo! fundo! Sai bebê!

Amigo Carlos Alex Tenho me furtado a tecer comentarios sobre procedimento tecnico dos nossos colegas, mmo porque nao acompanhei os treinamentos da seleçao e nem estava no banco podendo ter uma avaliaçao mais completa de toda o complexidade de momentos como os passados pela seleçao sub 19. Alem disso, nao me parece ético com ex-treinador de seleçao estar dando os meus palpites  no procedimento dos meus colegas. Jogadores com a experiencia que tem nao precisam ouvir do tecnico que devam fazer falta quando estamos tres pontos a frente e o adversario ter a chance de empatar e levar o jogo para o período extra. Ja vi tecnico de alto nivel fazer o contrario. Estar a frente dois pontos e exigir falta para que o adversario possa empatar o jogo e ainda ficar com a ultima bola.. Isso nao diminui nem aumenta o valor  e a capacidade de um treinador de comandar equipes em qualquer nivel.  Conheço e acompanho o técnico Jose Neto ha muito tempo.. Sei que ele é  competente e apto para dirigir seleções como lhe tem sido atribuída essa função ultimamente.. Perder para a Russia e Argentina na ultima bola nao significa que o tecnico falhou.. A equipe deve ter tido outras falhas durante o jogo , arremessos fora de hora , bolas perdidas, mal posicionamento no rebote etc etc... Certa vez ouvi do consagrado tecnico Bob Knight a seguinte resposta a uma indagaçao em uma de suas clinicas. Pergunta.. O que fazer para matar a ultima bola com um ponto atras e ter ainda 15 segundos para o arremesso..?? Knight  respondeu o seguinte:  Treine o seu time na defesa o suficiente para garantir bons ataques e ficar cinco pontos no minimo a frente e vc nao vai ter essa preocupaçao ao final do jogo..  Abrs  […] Gostaria ainda que vc repercutisse esse meu email na sua lista de amigos

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete