Pular para o conteúdo principal

Jogos Militares: para militares ou para profissionais?


Eu não concordo com a omissão. Os jogos são militares, a grana que os bancou é pública, sai do meu imposto também. Mas isso é o de menor importância. Significativo mesmo foi a evolução do Brasil em relação a primeira edição dos Jogos Militares (1995) e a edição de 2007: 3.800%. 
O salto que o Brasil deu na classificação geral fez com que ultrapassasse a China, país comunista, que vive uma ditadura, logo com exército forte e com mais de 1 bilhão de habitantes, ou seja, pelo menos 5 vezes mais que a nossa população.

O Brasil jogou dentro das regras? É provável que sim, já que existe a figura do militar temporário no Brasil, mas também só existe uma maneira de sê-lo: na idade do alistamento militar optar pelo NPOR se tiver o ensino médio completo e matriculado ou cursando o ensino superior ou ir para a tropa, ser reco, recruta e soldado em agosto. Uma vez lá, o trabalho é ser destaque e galgar espaço, permanecer temporário por algum período, como soldado ou como cabo ou sargento. Isso ajuda muita gente. Não há dúvidas! Mas ajuda o esporte brasileiro essa nova metodologia?
O Brasil usou de expediente paralelo, ou seja, abriu editais que não existiam (creio que passarão a ser permanentes) para mostrar algo que não é: uma grande nação esportiva que até nas forças armadas mantém atletas de altíssimo nível. Não somos isso.
As vezes eu percebo uma vontade tremenda de atalhar, de tirar a parte ruim, esquecer do árduo trabalho necessário em busca da efemeridade de partirmos direto para as vitórias, os pódiuns, a auto-estima lá no alto, nas nuvens. Hein pessoal, não dá!
O resultado dos jogos militares são dos talentos selecionados por editais e, no caso do basquete, só os atletas do técnico da Seleção Militar nos últimos anos conquistaram tal espaço. Ninguém mais se interessou por essa boquinha?
Já que cheguei no basquete, o que penso é se se criamos os monstros? Temos que eliminá-los. Descuidamos da formação de base? Temos de reiniciá-la. Há dificuldade com a credibilidade da modalidade? Vamos trabalhar para desenvolver a modalidade e reconquistar a credibilidade. Temos verbas públicas? Verbas olímpicas? Vamos aplicá-las na multiplicação dos pães, ou seja, mais quadras, mais bolas, mais clubes trabalhando com o basquete.
Patrocinador quer o nome vinculado com a vitória. É isso que dá retorno de venda, de exposição. Mas aposto que não há patrocinador que queira seu nome vinculado a fraude, a doping, a vitória desleal...
E a primeira sensação que tenho é essa: a vitória nos jogos militares foi falsa, forjada. Nenhum país muda tanto em quatro anos. Será que seremos essa potência em quatro anos, ou seja, em 2015?
O que me segura nessa crítica é que as forças armadas podem ser um caminho extra para o desenvolvimento do esporte, mesmo que a custo do espaço competitivo dos militares de carreira e do fim das competições militares no máximo nível possível entre unidades brasileiras. Um movimento de décadas que mantém ativa fisicamente uma das forças militares mais pacífica do mundo. Sim, temos competições onde os militares disputam jogos em suas regiões, armas e chegam a nível nacional. Esses militares perderão o espaço para contratados, assistirão "jogos militares" com atletas profissionais representando o Brasil e as forças armadas por que estas estão lhes proporcionando treinamento adequado, função que deveria ser do COB e das confederações.
Portanto, de um lado temos o benefício para o esporte, para os atletas do segundo escalão, e de outro os militares de carreira que perderão sua expressão máxima de patriotismo-esporte e a própria expansão da prática esportiva como referencial no país, pois será o esporte dos mesmos reinando e a extensão das diversas manifestações esportivas eclodindo pelo país.
É isso que me leva refletir sobre o tema, sem deixar de reconhecer que venceram os jogos, mas pergunto: nossos atletas profissionais-militares jogaram contra quem mesmo?

Comentários

Bem articulado e postado o presente ArtigO. Parabéns.
Qaunto as Forças Armadas (FFAA), foi de papel de suma importância na implantação do Esporte no Brasil, atavés da Escola de Educação Física do Exército. Desde a primeira medalha olímpica obtida por GUILHERME PARAENSE, no Tiro, o Brasil vem, mesmo com extremas dificuldades evoluindo, até chegar ao momento atual, caracterizando , ainda conforme o artigo, uma supremacia sobre a China(ultapotência esportiva e paraesportiva mundial). Quanto à convocação extrordinária dos atletas, todos os países também tinham o direito em fazê-los, se não o fizerem é porque não quizeram ou ate mesmo porque avaliaram que suas potencialidades seriam suficientes para suplantar os demais países participantes. Ademais, não é a primeira vez que o Militarismo brasileiro utilizou-se destes recursos. Em edições anteriores, as FFAA já haviam utilizado também a convocação de atletas para reforço de suas equipes militares, principalmente nas décadas de 70 e 80.Enfim, parabéns às Autoridades Militares que, com o conhecimento ímpar que lhes é peculiar, procuraram desta forma conduzir o Brasil ao local mais alto da competição: O PÓDIUM número 1, o de verdadeiro Campeão. Parabens também a todos que, de maneira direta ou indireta contribuíram com suas horas de trabalho, sacrificando horas junto as suas famílias para coroar de êxito um espetáculo magnífico que chegou ao ponto de ser citado pela maior autoridade chinesa, quando da cerimônia de encerramento, que concluiu que muitas das atrações apresentadas poderiam ser copiadas para o próximo Mundial Militar. Parbéns também à Mídia falada, televisada e escrita que demonstraram uma alta habilidade, conhecimento profissional e ética nas transmissões, gravações individuais e, principalmente de CLIPS orientando a todos sobre o que eram as modalidades disputadas nesta competição. Finalizando, parbéns aos Brsileiros de todo nosso país que apoiaram com sua presença os eventos, pronmovendo um calor humano essencial ao desenvolvimento, que seja individual ou coletivo , dos atletas quando de sua participação.
É o meu simples depoimento. O de um militar reformada da Força Aérea Brasileira e Professor Universitário da Universidade Estácio de Sá. Prof MSc SERGIO CASTRO, mais um brasileiro orgulhoso de sua potência militar brasileira, com especial destaque à área Esportiva, torcendo que se façam também eventos desta magnitude com o Esporte Adaptado (paraatletas) que também participam de atividades paraolímpicas, uma vez que as FFAA detém umnúmero substancial de atletas com deficiência.
Anônimo disse…
Grande amigo, parabenizo seu Blog e sua pessoa pelo alto grau de competência e informações produzidas, proporcionaod assim à comunidade basqueteira uma atualização constante. Forte abraço
Prof MSc SERGIO CASTRO
Universidade Estacio de Sá - RJ

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete