Pular para o conteúdo principal

Agir ou reagir? É hora da retomada!


Não concordo com uma única palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-las (Voltaire)
Não há soberba e não há arrogância de minha parte. Muito pelo contrário, há humildade, capacidade de argumentação e coragem em expor minhas próprias ideias. Há consciência que posso contribuir e aprender através do processo da escrita e do debate. Há nacionalismo. Correndo nas veias, junto com o basquete.
Soberba e arrogância ocorre quando não respeitamos e não aceitamos como legítimas a reflexão, o pensamento e as ideias que nossos interlocutores possuem. Debater no campo das ideias é fundamental. Não concordar é um direito que faz parte de nosso livre arbítrio e defender o direito da pessoa dizer o que pensa, é um dever, mesmo que suas palavras sejam contra minhas ações e meus interesses.
E nossos técnicos não estão defasados, do contrário não estaríamos exportando tantos jogadores para o exterior. Nossos técnicos estão sendo humilhados e tendo suas experiências na profissão desqualificadas através de uma comparação baseada apenas nos resultados e esquecendo a época de poucos recursos e tecnologia que vivenciaram com a atual abundância de recursos no esporte brasileiro.
Nossos técnicos conhecem o jogo. Foi deles a estratégia que nos deu a última vitória significativa em nível mundial – lembremos que naquela época, 1987, o basquete argentino estava no fundo do poço. O que mudou por lá? Gerenciamento profissional. E por aqui, o que houve?
Portanto, Rubén Magnano é um vencedor. Parabéns. Reconheço suas vitórias e conquistas e sei que não irei aprender com ele, pois os treinos são fechados para a imprensa e para os técnicos brasileiros. Por quê? O admiro pelo que fez por seu país e pela América Latina, mas o quero apenas como consultor, como sugere Mr. Larry Brown.
Por isso reconheço mais e admiro a luta de Marcel de Souza, Hélio Rubens, João Marcelo, Marcos Aga, Cesare Marramarco, Antonio Krebs Jr. (Pitu), Kelvin Soares, Walter Roese, Paulo Murilo, Paulão (Franca), Mário Brauner, Ary Vidal, José Medalha, enfim, todos os técnicos brasileiros que batalham cotidianamente contra o poder ao buscar formar seus atletas e manter o grande jogo (parafraseando Paulo Murilo) de maneira digna.
Então, Rubén Magnano e seus asseclas não precisam estar preocupados comigo, com o que escrevo, pois ele está no Olimpo, degraus – diria escadaria – acima de mim. Também não precisa calar minha boca com resultados, pois ele não foi contratado a peso de muitas barras de ouro para isso. Aliás, acrescento que foi contratado contra a minha vontade e da quase totalidade dos técnicos que fazem este país manter o basquete sendo praticado em muitos lugares onde o poder não se preocupa em dar atenção e recursos. Ou alguém acredita que o poder é que forma os atletas que vestem a camisa nacional?
Finalmente, penso que se Rubén Magnano vencer, reelege o poder vigente. Se perder, o que vamos fazer? Deixaremos tudo voltar ao início ou seremos hábeis e velozes na ação como não querem o poder instituído e o poder paralelo? Se aqueles que podem enfrentar a dupla – atual e antiga – esperarem muito tempo, será tarde novamente e serão mais quatro anos de grandes técnicos estrangeiros dominando e naturalizando americanos, alemães (a geração de 1986 é muito grande), espanhóis e nossos jovens serão apenas espectadores.
É hora da retomada! É o momento de puxar a rédea e não deixar o baio se largar campo afora. É hora de escolher um caminho: mais basquete nesse país ou caos contínuo?

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete