Pular para o conteúdo principal

Ninguém é contra o basquete brasileiro


Aqui, pelo que me consta, ninguém é contra o Brasil. Refiro-me a maioria dos blogueiros de basquete, ex-atletas ou professores que escrevem da modalidade ou mesmo os membros do Clipping do Basquete, comandado pelo Alcir Magalhães. Aqui há vários pontos de vista e há várias formas de fazer a coisa funcionar, onde cada um de nós acredita que a sua proposta é a melhor existente. O que fazemos é provocar o debate, defender propostas e argumentar ao ponto de convencer o interlocutor de nossas ideias.
Por isso eu penso que não há desunião no basquete de forma geral, mas há pontuais desentendimentos e não tem como ser diferente em um universo tão amplo, com diferentes interesses envolvidos. Também há uma desorganização dos atletas (sindicato) e dos técnicos (associação) que interessa apenas a quem quer manter o poder, pois sendo cada um por si fica difícil o surgimento de qualquer oposição organizada.
Independente das forças politicas antagônicas, ninguém é contra a CBB ou vibrará com a desclassificação do Brasil no Pré-Olímpico. Pelo contrário, nós adoramos o basquete e mesmo tendo muitos que são profissionais de outras áreas, estes continuam colaborando com o debate e com a busca de soluções para o caos vigente. Há na CBB alguns dirigentes que acreditam que o indivíduo que deixou de ser atleta (ou técnico ou dirigente) deve se afastar do basquete. Ora, passamos uma parte significativa da vida no basquete e podemos, agora, contribuir com nossa experiência. Se no Brasil não temos a cultura americana de contribuir financeiramente com nossas ex-equipes, tenho certeza que somos torcedores ávidos por vitórias. Mas quando participam de jogos amistosos insignificantes e a diretoria da CBB, através do site e da assessoria de imprensa, começa a divulgar isso cotidianamente como se fosse um grande feito, começamos a nos incomodar com a situação por que a história mostra um Brasil vencedor na véspera do pré-olímpico e derrotado nos jogos que têm validade e importância.
Portanto, se inteligentes fossem e se quisessem dividir responsabilidades, os gênios da CBB criariam um conselho de ex-jogadores, com reuniões mensais, com gente de todos os estados, para absorver as ideias que circulam, multiplicar o campo de ação e elevar a credibilidade da entidade nas cinco grandes regiões do Brasil (anote essa dica, Sr. Carlos Nunes).
Trabalho fechado, escondido mesmo, todos os técnicos fazem. Independente da modalidade. Mas ninguém faz por 60 dias seguidos! E amistoso fechado, como o de ontem? Nunca ouvi falar disso: amistoso secreto! O adversário sabe mais da seleção do que nós, brasileiros.
Penso que isso é uma reserva de mercado que promove a centralização de ações, de conhecimentos, de metodologia de trabalho e reduz a chance dos técnicos brasileiros evoluírem, já que o Sr. Magnano é "O Cara" e todos nós somos insignificantes que não conseguem dirigir a seleção e manter a hierarquia sobre a equipe - não citem o Nezinho, aquilo foi coisa de guri mimado e pai culpado que não soube dar o castigo lá nos tempos de Ribeirão Preto e estourou na seleção. Sei bem como é isso.
Portanto, o planejamento da CBB não está tão bom assim, pelo contrário, pois os problemas com seguros não deveriam ter sido escondidos. Mais ainda: não deveria ter ocorrido. Já terminaram? Leandrinho e Nenê não teriam sido convocados, pois avisaram a CBB que não jogariam. Se fosse um grande planejamento, os treinos estariam ocorrendo em São Sebastião do Paraíso, pelo que me consta a CBB esta pagando pelo uso da estrutura que esta vazia nesse momento (ou estou errado sobre isso?) e os técnicos, brasileiros, teriam livre acesso aos mesmos. Afinal, queremos evoluir com o que o Big Coach Magnano tem a ensinar (ou ele não quer ensinar e perpetuar-se no cargo?).
Por isso o planejamento esta aquém do que deveria ser e do que esperávamos dessa gestão, afinal a grandiosa Brunoro Sports Bussiness é a grande avalista dessa gestão e o que fez constar na Revista da ESPN de que é construtora do "projeto de governo" da CBB a coloca como co-responsável por tudo isso que temos visto e falado (desde a prestação de contas até essa questão do seguro). Aliás evidente mesmo apenas que a Approach é empresa contratada da BS+B e não da CBB (basta olhar o rol de clientes no site da Approach). Por quê?

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete