Pular para o conteúdo principal

Londres 2012: eles conseguiram!


(Foto repetida, mas vale muito!)

"Eu tenho tanto, pra lhe dizer"... Então vou deixar para amanhã e aqui vou colar a postagem do Alberto Murray sobre o basquete brasileiro. Todos sabem quem é Alberto Murray? É, talvez, o único brasileiro que foi a todos as edições dos jogos olímpicos, um defensor do esporte, denunciante das malandragens dos gestores esportivos, especialmente as do COB e do projeto de perpetuar-se no poder colocado em prática por Nuzman na última eleição do COB. Detalhe: ele falou em público e perdeu a cadeira que tinha no COB.
Como é neto de um ex-presidente do COB, conviveu com grandes atletas. Leiam o depoimento dele sobre o basquete.

--------------------------------------------------------
ALBERTO MURRAY OLÍMPICO
www.ESPN.com.br/albertomurrayneto


Basquete é o esporte jogado que eu mais aprecio. É o único jogo que segundos podem fazer a diferença. É muito emocionante.
Eu ví e vivi a geração vencedora de Oscar, Marcel, Fausto, Carioquinha, Hélio Rubens, Marquinhos, Ubiratan e tantos outros. Não ví o Brasil ganhar medalha olímpica. Mas a nossa equipe estava invariavelmente entre as 5 forças do basquetebol mundial.
Cheguei a ir à final de campeonato paulista no Ibirapuera cheio, com o público pagando ingresso.
E, claro, tem a geração anterior, de Amaury e Vlamir, que não ví jogar e que é cheia de glórias.
Depois de 96 (quando começou a era Nuzman, apenas para não perder o custume e para que não nos esqueçamos da "coincidência") o basquete do brasil passou a ser um retumbante fracasso, de jogo e de público.
Apareciam bons jogadores aqui e ali, tivemos bons treinadores, mas o jogo em equipe não encaixava. O Brasil passou a virara saco de pancadas de seleções que nunca foram motivo de muita preocupação.
Os jogos dos campeonatos estaduais e do nacional ficavam à míngua da atenção do público e da mídia.
Quando antes sabíamos de cor os números das camisas de cada jogador da seleção, após o início da era Nuzman, o basquete do Brasil passou sua pior época. Um fracasso retumbante.
As próprias estrelas que surgiam davam de ombros para a seleção, haja vista o que fazen Nenê e Leandrinho. A seleção não significava nada nem para eles.
Apesar de todo descaso e falta de apoio, foi com muita luta, muito trabalho e esforço redobrado que, hoje, depois de 16 anos, participaremos, novamente, de um certame Olímpico.
Todo esse grupo de jogadores valentes, Rubem Magnano e sua comissão técnica merecem todos os nossos cumprimentos.
A melhor fase que lí, ou ouvi, nesses dias de Pré Olímpico, vem do próprio Ruben Magnano, na Folha de São Paulo.
"Estão olhando para cima, quando se tem que olhar para baixo", diz o técnico do Brasil.
Para que não passemos outro grande período afastados da elite do basquete mundial, temos que popularizar essa modalidade, de forma a, também como assevera Magnano "quadruplicar o número de crianças no basquete". Não há outra fórmula.
A partir de agora, muito cuidado com uso político indevido dessa vitória.
Este é apenas o recomeço de uma história que, em 1.996, foi abruptamente interrompida.

Comentários

Jota Bê disse…
Essa seleção voltou a jogar d+++!!
Ansioso pelo ano que vem, ainda mais com a volta do guerreiro Varejão, que mesmo machucado viajou para se apresentar para o Pré-olímpico, valorizando a seleção. Só não me cometam o erro de colocar o gringo Larry, e muito menos de colocar os desertores Barbosa e Nenê, sinônimos de descaso com o basquete coletivo brasileiro. Isso só estragaria o ótimo ambiente de união que se instaurou nesse grupo. Agora fica aquela esperança duma medalhinha de bronze q seja ano vem... Vamo Brasil!!!!!!!

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete