Pular para o conteúdo principal

Será que o basquete de SP quer mudanças?


"Mas posso afirmar de cátedra: O Basquete também precisa de nós ou não? Somos honestos, transparentes, delegamos poderes, democratas e acima de tudo temos amor pelo Basquete e somos independentes financeiramente, resolvidos profissionalmente!" (Odair SABBAG)
Sabbag é candidato à presidência da Federação Paulista de Basketball e autor do pensamento acima. Eu não vejo as coisas com muitas diferenças de SP para o RS e provavelmente no restante do país. Mesmo que o candidato tenha outra profissão, que diga e prove que é financeiramente independente, não necessitas das verbas (como pessoa física) e das jogadas (cartola também joga, viu!?) que envolvem as federações, eu creio que terá dificuldade em alcançar o objetivo que traçou nesse momento.
Minha experiência mostra que:
  • o cartola profissional, como Carlos Nunes, que não possui emprego, não tem empresa, e vive para a federação 100% de seu tempo não consegue gerir a federação, pela falta de credibilidade que coloca no entorno de suas ações (afinal, esse patrocínio é para a federação ou para a sobrevivência do cartola?). Isso ficou claro quando o balanço da CBB deu negativo e todos perguntaram como era possível. Ou recentemente no episódio dos seguros dos atletas;
  • por outro lado, se o candidato está auge da vida profissional e a federação não lhe paga, ele precisa continuar trabalhando na sua empresa. Novamente não haverá gestão na federação, mas um conflito nas ações como cartola e como pai de família.

Por isso que minha proposta é de atualizar os estatutos das federações, incluindo pagamento de salário, oito (08) horas de trabalho de seus presidentes, com uma agenda pública, destacando quando viajou, foi a jogo, reuniões em busca de patrocínios, etc. (não precisa dizer com quem, mas sabemos que foi fazer algo e que isso estará em relatórios internos da federação para qualquer associado que quiser ver). E serve para os diretores. Hoje criar isso é muito fácil.
Há 25 anos não consigo ver diferente desses dois modelos: o cartola-papão e o cartola honesto com sua profissão paralela a federação – esse último geralmente é mais honesto – e acaba deixando laissez-a-faire o gerenciamento da federação por conta de suas atividades profissionais. Perdemos todos com isso. 
Bem, chegamos aos clubes. Eles querem mudanças? Eles querem desenvolver o basquete? Não posso falar por SP, mas no RS o que eles querem é não apostar na mudança por que sabem que serão perseguidos. Herança do antigo dono (o mesmo que vendeu a sede da federação sem autorização dos clubes), que demitiu o diretor de basquete da SOGIPA em 1994 quando este não votou nele e, mesmo assim, ele venceu. No dia seguinte foi cobrar da presidência da SOGIPA a ousadia. Isso na primeira eleição. Aí o medo foi criado e alimentado o dragão nos anos seguinte, tanto é verdade que conseguiu prorrogar a eleição de janeiro de 2009 para junho de 2010 ameaçando ser candidato no RS se a eleição local não passasse para data posterior a eleição na CBB. Os clubes toparam! Despacharam o inquilino do Bonfim (Porto Alegre-RS) para a Av. Rio Branco (RJ/RJ).
Aqui os clubes contentam-se com o trivial, pois os associados não são tantos, o esporte não é mais a opção de lazer e as rivalidades clubisticas não são as mesmas... A mudança na sociedade ajudou a afundar o basquete. Claro, somada a todos os fatores que cansamos de debater por aqui.
Quando o assunto é gastos e despesas, os clubes não somam UM + UM de forma correta. Se eles percebessem ou assumissem mesmo que pagar 2 nessa conta é o correto, as coisas funcionariam muito melhor, mas eles aceitam que a conta dê 3 ou até 4. Exemplo: no RS paga-se mais 20% do valor do transporte por ônibus, mais pedágio para os árbitros deslocarem-se em seus carros pelo interior na hora de arbitrar. Além disso, levam o valor da passagem dos demais caronas, transporte interno na cidade dos jogos, mas lá se deslocam caminhando (só em Caxias vão de carro).
O que ocorre é que poupam para trocar de carro a custa dos clubes e quando chegam no destino ainda fazem meleca (mas isso é outro tema).
UM + UM: alugar carros é mais em conta do que esse sistema, por que simplesmente se economiza os tais 20% e um carro pode ir a Santa Cruz do Sul na sexta e no sábado e domingo a Caxias com locação de final de semana, algumas reduções nas taxas... Qual o melhor sistema? Economizar nas despesas, em prol dos clubes, dos associados. Mas não, os diretores e presidentes preferem não mexer com os árbitros para que não "errem" em jogos dos que ousam pensar com a própria cabeça...
Como já disseram por aí, no meio do basquete, sobre mim: "ele não se dá com ninguém no RS". Na verdade, enquanto a preocupação for meter a mão, levar vantagem e fazer errado e não proceder a devida reflexão, serei um peixe fora d'água por aqui e no Brasil. Se queremos o melhor, temos que fazê-lo. É inconcebível que tantos queiram o melhor o pior se instale permanentemente como no basquete. Seremos todos burros?
Eu penso que tem dinheiro para todos no esporte, basta trabalhar de forma honesta, em uma rede de cooperação e sempre voltado para o crescimento da modalidade. 
O basquete é a única empresa onde o menos é melhor, onde reduzir o número de clientes (clubes) é sensacional e deixar os talentos morrerem sem ter onde jogar – perseguir os filhos de quem ousa discordar – e pegar dois ou três que só dizem amém aos técnicos para justificar uma renovação, mas que são desprovidos da coragem de serem homens, manterem suas próprias opiniões e pensamento em quadra... São robôs...
Isso é claro pra mim e é a única coisa que me faz balançar na forma radical de cobrar melhorias e mudanças: quando atingem os nossos filhos pelo que dizemos.
Em resumo: reduzindo o número de clubes e ligas, menores as chances de um Sabbag vingar, pois serão menos pessoas a perceber o que acontece e a buscar por mudanças...
Portanto, desejo ao Sabbag sucesso na louca ousadia de querer mais e, chegando lá, profissionalize a gestão, não vire para o outro lado, não se deslumbre com o COB e as ofertas tentadoras que baterão a sua porta. Use essas verbas para fazer SP ter mais basquete. O esporte precisa de espelho, não é o que dizemos? Que SP volte a ser esse espelho, agora em modelo de gestão.

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete