Pular para o conteúdo principal

Baderna ao final do jogo: Flamengo, de novo!


Flamenguistas de plantão, não venham com ofensas e ameaças, pois o que vi na TV foi um grande ídolo comportando-se de forma inadequada para as conquistas, o respeito e a liderança que possui no basquete brasileiro.
Também não adianta o SporTV dizer que foi algo recíproco, porque isso é uma posição de defesa unilateral da verdade. Sim, a verdade – essa companheira que anda tão escondida em nosso meio. O que as imagens mostram, para quem não estava in loco como eu, é o Marcelinho apontando e colocando o dedo na cara do Fúlvio e dando uma cabeçada de cima para baixo – é me chamar de burro querer que eu acredite que os dois atletas encostaram testa com testa, sendo que o Marcelinho tem 2,00m e o Fúlvio 1,86m. Após a atitude do Marcelinho é que começa uma reação do Murilo.
Finalmente, Marcelino diz para perguntarem ao armador do Flamengo o que o Fúlvio disse. Ficou no ar algo ruim, mas ele mesmo disse que foi provocação pela vitória e depois diz que isso não se faz.
Bem, a provocação merece um destaque. O basquete é um jogo de invasão, de disputa territorial, de objetivo claro: um time “A” quer pontuar, passando a bola de cima para baixo pelo aro de defesa do outro time, o “B”. E esse time “B” não quer deixar isso ocorrer.
Sendo assim, há uma tentativa de superar o adversário e em esportes de contato é impossível não ocorrer provocações, frases de efeitos e contato corporal mais acentuado – não fosse isso os atletas não estariam malhando e fazendo outras coisitas para ficarem fortes.
Portanto, a provocação também faz parte do jogo, dentro da quadra e fora dela, especialmente fora dela, de maneira que se possa superar o adversário e já intimidá-lo para a disputa. O experiente Marcelinho sabe disso. O que não pode é essa disputa, ameaça ou provocação terminar em brigas, violência e exemplos negativos para a juventude.
Vamos lembrar que, ao chegar na final em 2011, no quarto jogo, o Flamengo já criou um tumulto generalizado em Brasília, tendo como consequência a troca de ginásio e a punição de alguns atletas, com evidente prejuízo para a equipe do DF. Imaginei que teriam aprendido a lição. Lá foram o Wagner e o Duda que começaram a bagunça. Ontem, em São José, foi o Marcelino. Interessante, né?
Por outro lado, a LNB tem que agir. Ver e rever as imagens, analisar relatórios e punir o responsável. Isso é bom. Moraliza o jogo e mostra que não toleramos essas atitudes. Façamos, no basquete, diferente do futebol.
Mas mais interessante vai ser se a LNB punir o protagonista e for atrás do que disse a SPORTV, que houve cabeçadas mútuas (Fúlvio pegou uma cadeira para igualar a altura das testas?), como acreditar que houve na Arena, no jogo 3, agressões mútuas – aliás, a atitude do Fúlvio, de jogar a bola, seja no rosto, na região genital, nos pés ou no tronco do adversário é totalmente licita pelas regras. Portanto nada pode ser pior do que dizer que ele jogou no rosto e isso não pode. Esse ato é um recurso legal e a bola vai pode ser jogada onde possa bater e, preferencialmente, correr para fora da quadra. Mas enfim, fico com medo da LNB suspender os "envolvidos": de um lado um armador que começa a atingir a maturidade na função, fundamental para o bom desempenho de sua equipe e de outro lado um grande jogador, mas que passou a temporada no banco e se só saiu de lá para criar essa confusão.

Bela maneira de reduzir a eficiência de uma equipe é provocar o melhor jogador e vibrar com a reação dele. Espero que a LNB esteja de olho nessa possível e óbvia manobra, na reincidência do Flamengo e no prejuízo para apenas uma das equipes se Fúlvio e Marcelinho forem suspensos. Só não dá para deixar por isso mesmo e desejar que o jogo na Arena seja maravilhoso. Esta nas mãos da LNB encontrar a solução mais justa para o que ocorreu em São José, considerando a reincidência do Flamengo e as contínuas agressões que o Fúlvio tem sido vítima. Nosso dever é proteger o talento, sem dar-lhe poder excessivo. Bela sinuca de bico... 
Diga-me o amigo leitor, o que a LNB deve fazer? 


Comentários

Filipe Bedani disse…
Punição severa, educativa e exemplar para o Marcelinho pelo ocorrido, e agravando-se pelo histórico.
Punição ao Caio, por ter agredido.
Punição ao Jefferson por ter brigado.
E mais do que isso, punição ao irmão do Marcelinho (não o Duda, o outro, que é da Comissão Técnica do Flamengo). Tudo isso, ANTES do jogo 5.
Mas discordo do blogueiro, acho que a liga deveria sim ter punido o Fúlvio pela simulação de ter tomado uma cabeçada no RJ.

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete