Pular para o conteúdo principal

Trinômio do Sucesso: Bons Exemplos, Formação de Base e Oportunidade


Impressionante. Ligo a TV e vejo um placar apertado. Logo mostram as parciais anteriores: Franca 23 x 02 Bauru no primeiro quarto. Meu pensamento imediato: Bauru recuperou-se disso, vão vencer.
Entretanto, jogo a jogo tenho visto um time jovem, formados em Franca, com alguns jogadores experientes que seriam os modelos a serem seguidos e que guiariam os moleques. Que nada, os moleques receberam carta branca do técnico e jogam dentro do sistema estipulado, com um armador (Figueroa), um ala-armador (Socas), dois alas (Cauê e Léo) e um pivô (Lucas).
Nesse momento, Bauru pressiona, sem obter êxito. A gurizada joga com leveza, com fluidez nos movimentos. Com serenidade nos momentos importantes. Vários ataques definiram restando menos de quatro segundos no reloginho dos 24 segundos. Não vi um rebote que fosse de média distância virar ataque rápido. Voltavam no armador e movimentavam: a bola e os jogadores em uma sinfonia calculada. E com isso gastavam o tempo.
Eu fico pensando de onde vieram esses jovens? E a resposta todos já sabemos: são os chamados prata da casa. Eles foram formados pelos técnicos da base de Franca. E tiveram como espelho os grandes times de Franca da última década. Treinaram sob a batuta de Hélio Rubens. Tiveram Helinho, Rogério, Drudi como exemplo. Márcio como colega de equipe. Viram o quanto esses jogadores trabalham para permanecer no topo.
Agora, são comandados por Lula, que hoje foi ovacionado após o jogo. Merece. Transformou jovens, sob a  orientação de Teichmann e Figueroa em quadra, em protagonistas. Sem Teichmann, souberam fechar o grupo e encarar a força de Bauru.
Entretanto, no quarto período foram quatro atletas formados por Franca - e conduzidos por um maestro em quadra, Figueroa - que assumiram o jogo. Quatro jovens que cresceram entre grandes jogadores e grandes técnicos. Quatro jovens que estão jogando contra dois americanos e jogadores mais velhos e experientes. Franca, mais uma vez, não tem americanos no elenco. Essa gurizada ficou em quadra quase todo o jogo, mais de 80% do tempo de jogo da equipe. Se incluirmos o Romário (21 minutos e 32 segundos), estes seis atletas ficaram 90% do tempo do jogo em quadra. Veja os demais:
  • Cauê, 37 minutos e 29 segundos; 
  • Figueroa, mais de 36 minutos e 48 segundos; 
  • Socas, 20 minutos e 51 segundos; 
  • Lucas Mariano, 33 minutos e 37 segundos; e
  •  Léo Meindl, 34 minutos e 36 segundos.

Enfim, o basquete brasileiro tem uma referência com jovens jogadores. Enfim, podemos ver um grupo jovem chegando ao topo. Não são jovens implorando por dois minutos no time adulto. São protagonistas. E assumem o jogo como tem que ser e reconhecem os erros quando eles ocorrem. Enfim, é um time que tem um forte processo de formação, com ídolos de grande porte e que agora tem novos heróis: forjados em Franca e jogando por Franca. E dizer que outro dia, no carnaval, alguns desses moleques jogavam a final da LDB. Eles não precisam mais da Liga de Desenvolvimento. Vencendo ou perdendo dia 10, em Bauru, fixaram seus nomes e conquistaram seus espaços. Parabéns ao Lula pela coragem de promovê-los.



Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete