Pular para o conteúdo principal

Armador ou Point-Guard ou Guard



O armador arma, organiza, distribui, coordena, dá assistências.

O mundo do basquete tá doido. Os armadores, agora, querem pontuar, querem ser os cestinhas da equipe, os dono centrais da festa, aparecem por suas ações individuais, mas não por colocarem o colega de equipe em condições de pontuar – essas ações quando magníficas permitem enaltecer a técnica e personalidade do armador e quando desastrosas foi consequência da personalidade do armador e da incompetência dos demais atletas do elenco.



Earvin “Magic” Johnson foi o armador que eu mais gostei de ver jogar. Ele me foi apresentado em 1983, quando eu tinha 13 anos, e os passes desse cara eram de encher os olhos de tão belos. Queria fazer igual e isso em uma época que a febre da NBA nem existia. E dava meus passes estilosos aqui e ali e pontuava muito no basquete escolar, mas no ambiente do basquete federado eu apenas armava o jogo. Me faltava personalidade para atacar e pontuar? Talvez, mas lembro de ouvir de um coach que estava fazendo o time jogar e isso era importante.

Magic Johnson foi campeão em seu primeiro ano de NBA. Kareem Abdull-Jabbar lesionou-se e Magic disse ao técnico que ele faria o papel de Kareem. E fez. Um armador com personalidade? Sim, um ex-pivô de 2,02m que ficou muito famoso por ser... Armador.

John Stockton é o cara das assistências. Passou Magic Johnson em quantidade por ter jogado por mais tempo. Mesmo assim, eu o vejo com um cara cirúrgico. Passes milimétricos. Passes no ponto futuro onde, invariavelmente, Karl Malone estaria. E fez o mesmo pelas seleções e já era assim na época de universitário. É o que contam os livros e os vídeos. 

No Brasil, eu adorava ver Carioquinha jogar. E chutar da zona morta livre. O primeiro armador pontuador que vi, mas não época eu não sabia disso, apenas um arremesso muito longo e bonito. Vi Nilo, Maury e Guerrinha armando para o time, mas também com seus arsenais de infiltradas e arremessos certeiros. Felizmente, todos armavam para os alas, os pontuadores por excelência do time e todos passavam para seus pivôs, normalmente mãos de alface – bola bate e escorrega ou quando pegavam a bola mais erravam os arremessos fáceis debaixo da tabela do que convertiam. E os alas pontuadores desses caras foram, por longa data, Oscar e Marcel. E aí o Brasil virou o time dos 3 pontos ou 40% de acerto, o equivalente a 4 arremessos certeiros em 10 realizados.

O Guerrinha merece um comentário há mais: ele me deixava louco porque sabíamos da capacidade de 3 pontos, mas pontuava pouco. Issso aconteceu no Mundial da Espanha (1986), onde o Guerrinha foi o sexto pontuador do time, o Maury o sétimo e o Nilo o nono enquanto Oscar, Marcel, Israel, Gérson e Paulinho Villas Boas foram os maiores pontuadores do time –três alas e dois pivôs.

Armador é um cara com domínio de bola privilegiado: dribla fácil e sem olhar para a bola e tem um controle de distâncias, posicionamento dos colegas e uma visão que atinge todo o “tabuleiro”. Então, um armador antevê um movimento e joga a bola lá, naquele ponto que faz a torcida sorrir feliz antes mesmo do colega dele estar lá. É assim na ponte aérea...

Não vejo mais armadores clássicos que permitam o talento de uma equipe aflorar. Se a equipe erra em seu conjunto, a personalidade do armador vai aflorar. Eu fico me perguntando: de que adianta um armador ser cestinha se o nosso time perder?

Eu gostaria muito de ver um armador que faz 10 pontos por jogo, pois é consequência de contra-ataques e arremessos necessários, mas que sai do jogo com 10 assistências e que marca o adversário de forma implacável – não me adianta ser o cestinha se, no momento da pressão adversária, o cara que ele marca faz 70% dos pontos que marcou no jogo. Com 10 assistências por jogo, o armador terá a média de John Stockton, portanto essa é a marca da excelência em jogadores de elite.

Enquanto não colocarmos na cabeça de nossos atletas exatamente aquilo que devem fazer, não vai ser fácil mudar o nível de nosso esporte. Deve ter um guri por aí capaz de fazer isso... Trazer encanto ao basquete brasileiro por fazer seu time jogar e não pelos pontos que faz.

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete