Pular para o conteúdo principal

The Basketball Arena

A arena do basquetebol, onde tantos atletas do nosso amado esporte, NÃO brilham.


A uma semana do inicio do torneio nacional, os treinos mudaram da escola para a Arena do Basquetebol, sim, a principal arena de todo o país. Mas não esqueça, estamos situados em uma pequena ilha, por isso o basquetebol não esbanja talento como nas quadras do Brasil ou outros países da Europa, por um lado isso é bom, pois me permite jogar de igual a igual com eles.


Um dos principais desafios de jogar basquete em Dublin, é chegar até o basquete, e antes de entrar nos pontos positivos, porque diabos fizeram a Arena mais importante tão longe do centro? ela se situa em Dublin 24, e para se ter uma ideia, o centro aonde esse que vos escreve reside é na região de Dublin 1. Quer dizer, não só o ônibus é caro, como demora uma hora e, além de tudo, ele faz uma volta completamente desnecessária fazendo com que eu desça na parada errada e tenha que correr cerca de quinze minutos. Mas tudo bem porque dessa forma consegui a foto da placa sinalizando o caminho para a Arena.
Para começar, quando se entra em um ginásio você tem que ser aclimatizado por ele, imaginar a legião de fans entrando pelas portas, comprando cachorro quente e coca cola e torcendo bravamente pela sua vitória, e é assim que o hall de entrada fez eu me sentir.



 Da direita para a esquerda:

Fast Food e Balcão de atendimento.



Outro fator importante é o valor dado ao esporte e aos ídolos do passado e do presente, após o hall de entrada as paredes exibem camisas de convidados especiais, todas autografadas e emolduradas, além dos uniformes masculino e feminino das seleções nacionais em manequins entre outros produtos, e outra parede apenas com matérias dos jornais da cada feito das equipes irlandesas da bola ao cesto. Um ginásio é muito mais que um mero ginásio, ele é um museu, um centro de inspiração, um motivo de orgulho quando se pode pisar nele como protagonista, e isso, a Arena tem de sobra. A energia que o lugar passa é sensacional, pode ser porque me acostumei com locais pequenos, mas a Irlanda é um exemplo de organização e estrutura, tendo em vista que o esporte não é de longe popular e sequer as pessoas conhecem algum time ou alguém que jogue por aqui.






E por ultimo, mas nem de perto menos importante, as facilidades para os atletas, sem os quais não existiria o espetáculo. Minha concepção de quadra ideal não é baseada em tamanho e imposição, para mim é sempre mais atraente jogar nas pequenas e bem cuidadas quadras no estilo high school americano, e aqui temos duas, que podem se transformar em uma só, maior. Tabelas com aros retrateis irretocáveis, arquibancadas, retrateis também, não muito altas, pertinho da quadra para deixar aquele clima que faz uma falta depois que se para de jogar. A quadra esbanja fome de bola, e pontuar nela pela primeira vez com um gancho de canhota me faz um ex-atleta muito satisfeito. Outra parte que sempre senti falta, foram vestiários adequados
 para concentração e conversas com o técnico, um corredor muito bem iluminado e estilizado com quadros
de astros e musica ambiente leva aos vestiários e banheiros, e para a minha surpresa o nosso já tem o nome do time (Templeogue, TBC) inscrito na porta, chique né? dentro há uma cadeira e um armário para cada atleta, além de ser muito bem iluminado e limpo. Da mesmo para pensar que é profissional. Para terminar, gostaria de frisar que essa será minha casa durante a temporada, e que investimento não é só para o público, atletas e jovens que sonham em se tornar profissionais se espelham no que lhes é concedido, a motivação vem da diversos fatores, e eu admiro quem tem apenas a praça modelo como centro de treinamento, mas tenho que admitir, que se eu tivesse um lugar como esse, um centro voltado somente para o basquete, a minha mentalidade quanto ao esporte teria sido diferente. Por agora é só, semana que vem o campeonato tem inicio e vamos ver se a bola quica melhor em solos irlandeses, porque enquanto ela fica assim, na penumbra, esperando a pelota subir.





PS: Parabéns a equipe masculina de Pelotas que depois de anos conseguiu a classificação para a fase estadual do JIRGS. Me pareceu uma equipe unida e equilibrada, queria ter participado mas estava aqui torcendo, chegou bastante perto da minha concepção de equipe ideal para os padrões de Pelotas, que sigamos assim, cada vez mais unidos para que nos próximos anos possamos colher desses frutos.


Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete