quinta-feira, 12 de março de 2015

Loucuras de Março

   Com toda certeza esse é o mês do ano que mais se tem jogos de basquete, além da Euroliga, NBA, NBB e outros torneios mundo a fora, a NCAA chega a reta final com partidas todos os dias no famoso March Madness, e quem é fã de esporte tem que saber.
   Existem três canais transmitindo partidas, a ESPN + que teve cobertura da temporada regular e agora começa na semana que vem a ter jogos todos os dias, a Band Sports que também transmitiu jogos durante toda temporada e a ESPN que começará a transmitir os jogos decisivos. As finais podem ser acompanhadas em qualquer uma das três emissoras, em todos os canais as transmissões são boas e os comentaristas excelentes. O March Madness já é famoso e tudo graças a um comentarista em 1932, que falava sobre outro torneio, inventou a expressão que foi usada em 1982 e adotada como símbolo da NCAA.
   Pois então como funciona, na primeira divisão existem 327 equipes, das quais 31 campeãs regionais e mais 34 equipes convidadas disputam o torneio. Esses times são divididos em quatro regiões, rankiados de 1 a 16, sendo que uma região tem 17 equipes onde os dois piores times disputam a 16° colocação. Depois que o comitê atribui os números às equipes, ele atribui aos quatro melhores times de cada região um local para a primeira/segunda rodadas que seja geograficamente mais compatível com eles, desconsiderando o local onde o time poderá jogar em rodadas posteriores. Por exemplo: um time de um estado do leste, que esteja jogando com o nº 2 na região oeste pode jogar seu primeiro e segundo jogos em um lugar no leste do país, para depois jogar na Regional Oeste. Regional é um torneio dentro de outro torneio. Existem
quatro regiões: meio-oeste, oeste, sul e leste. O campeão de cada Regional forma o Final Four. Existem oito locais para a primeira/segunda rodadas. As equipes são colocadas nesses lugares em grupos de quatro. Os 16 melhores (Sweet Sixteen) de cada região (meio-oeste, oeste, sul e leste) são divididos em quatro grupos.
  • o primeiro grupo inclui as equipes de nº 1, 16, 8 e 9
  • o segundo grupo inclui as equipes de nº 4, 13, 5 e 12
  • o terceiro grupo inclui as equipes de nº 2, 15, 7 e 10
  • o quarto grupo inclui as equipes de nº 3, 14, 6 e 11

   O campeonato dura três semanas e começa após um jogo entre o 65° e o 64°, normalmente na terceira quinta feira de março. O torneio começa com 64 equipes e vai diminuindo por mata-mata, chegando até o Final Four. Essa temporada já tem um favorito as finais, a única equipe invicta, Kentucky com 31-0 são os caras a serem batidos.
   Para nós amantes do basquete o March Madness é como a Copa do Mundo, um mês com muito basquete, vamos aproveitar.
Postar um comentário