Pular para o conteúdo principal

Heróis do passado: Artis GIlmore

   Hoje nossa série vai contar a história de um pivô membro do Hall da Fama, Artis Gilmore, atleta que fez história jogando por Kentucky Colonels nos tempos de ABA e depois Bulls, Spurs e Celtics.
    Gilmore nasceu em Chipley na Philadelphia, mas foi criado no Alabama. Após o ensino médio começou a jogar basquete por Gardner-Webb Junior College por dois anos, e posteriormente em na Universidade de Jacksonville, por mais dois anos, tornando-se um dos cinco jogadores do basquete universitário que nunca teve médias inferiores a 20 pontos e 20 rebotes. Durante seus dois anos em Jacksonville, levou a equipe as finais em 1970, mas perdendo a final para a UCLA por 80 a 69, também liderou a NCAA em rebotes nessas duas temporadas, tendo na sua carreira médias de 22.7 rebotes por jogo, ainda é o recorde da história da NCAA Division 1.
   Ao sair da universidade foi selecionado como a primeira escolha do draft pelo Kentucky Colonels da ABA, e pelo Chicago Bulls da NBA, em 1971. Gilmore começou a sua carreira profissional com o Colonels, na temporada 1971/72 da ABA, ele era tão dominante que em sua primeira temporada foi escolhido o Novato do Ano e o MVP da liga. Ao longo de suas cinco temporadas na ABA, Gilmore liderou por quatro temporadas em média de rebotes, duas vezes em percentual de arremessos convertidos e tocos, e uma vez em faltas pessoais. Ele foi nomeado para All-ABA First Team cinco temporadas consecutivas, e foi quatro vezes All Defensive. Jogou cinco vezes na ABA All Star Game, sendo o MVP de 1974, mas o ápice de sua carreira foi ao liderar os Colonels para o campeonato de 1975 e foi nomeado o MVP dos Playoffs.

   A ABA terminou após a temporada de 1976, e quatro de suas equipes (Denver Nuggets, Indiana Pacers, New York Nets e San Antonio Spurs) aderiram a NBA na fusão das ligas, e as equipes restantes, incluindo o Kentucky Colonels sobraram. Com sua equipe sobrando, Gilmore entrou no projeto especial do Draft de 1976, e foi selecionado como a primeira escolha pelo Chicago Bulls. Embora não sendo mais a mesma potência dos tempos de ABA, ele foi trocado em 1982 para o San Antonio Spurs, sendo mais duas vezes All Star, depois retornou ao Bulls por parte da temporada de 1988 e encerrou sua carreira com o Boston Celtics. Depois disso foi para a Itália, jogou a temporada 1988-89 com o Arimo Bolonha, onde obteve médias de 12.3 pontos e 11 rebotes, eleito para o European All-Star Team.
   Em sua carreira foi 6x NBA All Star, 5x ABA All Star, Campeão da ABA, ABA MVP dos Playoffs, ABA MVP, ABA All-Star Game MVP, 5x All-ABA First Team, 4x All ABA Defensive Team, ABA All Time Team, membro do Hall da Fama do Basquete, na NBA liderou por quatro temporadas seguidas no percentual de arremessos, detêm a quinta melhor percentagem da história e contínua como o líder da NBA em percentual de arremessos na carreira (59,9%) com no mínimo com pelo menos 2000 arremessos convertidos. Encerrou a carreira na NBA com médias de 17.1 pontos, 10.1 rebotes e 2.0 assistências por partida. 
   Gilmore foi um dos pivôs dominantes que a liga teve, foi um exímio jogador na ABA e não brilhou tanto assim na NBA, mas ainda assim foi um jogador histórico, que marcou seu tempo e deixou marcas ainda não alcançadas por nenhum atleta.

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete