Pular para o conteúdo principal

Heróis do passado: George Gervin

Um dos precursores do arremesso finger roll
   A série Heróis do passado hoje vai contar a história de George "The Iceman" Gervin, um dos melhores alas da história do basquetebol e que fez sucesso no San Antonio Spurs, detentor de vários recordes da franquia.
   Começou jogando basquete na Martin Luther King Jr. High School, onde lutou dentro e fora da quadra até chegar a seu ano como júnior, onde teve um estirão de crescimento e médias de 31 pontos e 20 rebotes, levando a sua escola até as quartas de finais do Campeonato Estadual. Ele recebeu uma bolsa de estudos para jogar por Jerry Tarkanian em Long Beach State, mas teve um choque cultural muito grande e retornou para casa antes do final do primeiro semestre.
   Transferiu-se para East Michigan University, onde teve médias de 29.5 pontos por jogo, como atleta de segundo ano em 1971/72. Em um jogo de semifinais da NCAA em Indiana, Gervin deu um soco em um atleta de Roanoke College. Foi punido e suspenso de toda a temporada seguinte, e posteriormente expulso da equipe. Os convites que havia recebido para treinar com a Seleção Americana com as equipes Olímpica e Panamericana foram retirados.
   Gervin tornou-se profissional e foi jogar por Pontiac (Michigan) Chaparrals da Associação de Basquetebol Leste, onde foi descoberto por Johnny Kerr, um olheiro para o Virginia Squires da ABA. Kerr contratou Gervin por um ano e 40 mil dólares. No entanto, a passagem de Gervin pelos Squire foi curta, a equipe nunca foi estável financeiramente, e eles acabaram sendo obrigados a negociar os seus melhores jogadores para conseguir dinheiro para se manterem ativos. Em quatro meses, trocaram Julius Erving e Swen Nater por dinheiro e/ou escolhas do draft. Durante o All-Star Game da ABA de 1974, muitos rumores especulavam que os Squires estavam negociando Gervin por dinheiro. No dia 30 de janeiro Gervin foi vendido aos Spurs por 228 mil dólares. A ABA tentou vetar a negociação, alegando que a equipe vendia a sua última estrela para não fechar. No entanto, a corte decidiu em favor dos Spurs, e dois anos depois os Squires não existiam mais.
   Com Gervin como a peça central, os Spurs se transformaram de uma equipe essencialmente focada em defender, em uma equipe que jogava em transição com qualidade, treinados por Bob Bass no sistema chamado de "escola do basquete". Embora os Spurs nunca tenham ganho uma série de Playoffs da ABA nos três primeiros anos de Gervin, o aumento na potência ofensiva fez a equipe se tornar muito atraente para a NBA, e os Spurs entraram na liga com fusão ABA/NBA de 1976. 
Ala fez história na liga pelos Spurs
   A primeira vez que Gervin foi o cestinha da liga foi em 1978, quando ganhou de David Thompson por sete centésimos de ponto (27,22 - 27,15), mesmo com um desempenho memorável de Thompson no último jogo da temporada, anotando 73 pontos, mas Gervin manteve sua ligeira vantagem ao marcar 63 pontos (incluindo um recorde da NBA de 33 pontos no segundo período) em uma derrota dos Spurs. Ele passou a liderar a NBA em pontuação por três temporadas (1978/80) e novamente em 1982. Antes de Michael Jordan, Gervin foi o ala com o maior número de títulos de cestinha da NBA. 
   Em 1985 foi negociado para o Chicago Bulls, após perder vários treinos de pré-temporada em meio a possibilidade de ser enviado para o banco por Cotton Fitzsimmons o novo técnico. A última partida do Ice Man foi em 1986 quando Jordan anotou 63 pontos contra o Boston Celtics, nos Playoffs. Gervin teve uma assistência e uma falta.
   Em 1996 Gervin entrou para o Hall da Fama, teve o seu número 44 aposentado pelo San Antonio Spurs e é um dos 50 melhores jogadores de todos os tempos. Se aposentou como o ala que mais tocos deu na história da NBA. Foi 9 x All Star, MVP do All Star Game de 1980, 5 x All NBA Primeiro Time, 4 x Cestinha da NBA, ABA All Rookie Primeiro Time e é membro do ABA Time de Todos os Tempos. Iceman foi um dos melhores alas da história, dominou a posição e era o cara dos Spurs, detentor de todos os recordes da franquia antes de Robinson e Duncan, ele foi o cara que começou a mudar os rumos da franquia texana. Merecia ser lembrado, abaixo um vídeo da fera.

   
   

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete