Pular para o conteúdo principal

Basquete Master: Bagé vai tremer!!!

Em 1980 uma equipe de basquete infanto-juvenil, com sede em Bagé-Rio Grande do Sul, foi campeã do interior gaúcho e em 1981 conquistou o bicampeonato e também o título de campeã estadual. Paralelamente, naquele ano, começou um movimento que levou a formação de jovens e que agitou o esporte no sudoeste do Rio Grande Sul por mais de uma década. Outras categorias foram campeãs do interior no decorrer dos anos 1980 e a última equipe, também um infanto-juvenil, foi campeã dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul, em 1992, representando o Colégio Estadual Carlos Kluwe e esteve entre as quatro maiores forças do basquete gaúcho.


A história refere-se a Associação Desportiva FAT-FUnBa, mantida pela própria Faculdades Unidas de Bagé (FUnBa), com suporte da Secretaria Municipal de Turismo da Prefeitura Municipal de Bagé e representa uma parcela do basquete brasileiro na década de 1980.
Recentemente, ex-jogadores daquele clube, nascidos em 1972, resolveram voltar à quadra. Liderados por Marcelo Campos Afonso (professor de Educação Física e Coordenador do SESC-RS) e Luciano Ribeiro Gomes (Engenheiro de Produção na Intercement S/A, em Candiota-RS), mobilizaram seus colegas, me convidaram para organizar uma equipe de máster e participar de um torneio que reunisse os contemporâneos do basquete bageense. Neste evento, realizado em agosto, resolvemos, junto com os demais participantes, realizar o 2º Encontro de Basquete dos Amigos da FUnBa (EBAF), mobilizando técnicos – como Cesare Marramarco, Carlos Roberto Ocaña, Orlando Vianna e Bruno Scheidemandel – e mais de cem ex-atletas do basquete bageense para homenagearem os fundadores da referida AD-FAT/FUnBa (Carlos Rodolpho Thompson Flores, Erly Borba e Morvan Ferrugem) e o Prefeito Municipal da época, Carlos Sá Azambuja. Juntamente, a equipe pioneira da FUnBa, será homenageada pelo pioneirismo e referência aos mais jovem.
O objetivo principal dos torneios é proporcionar o reencontro periódico de ex-companheiros de equipes e, para 2016, contribuir com a união de jogadores masters de diversos clubes do Rio Grande Sul. Mas, neste momento, o agradecimento aos pioneiros do basquete é primordial e ocorrerá através das homenagens, destacando o sentimento de gratidão pelo trabalho destas pessoas que iniciaram a “brincadeira” de formar um time de basquete (tinha de vôlei também!), ofertaram formação esportiva, convívio social integrado e contribuíram com o desenvolvimento de pessoas de diferentes gerações – diretamente com os nascidos entre 1964 a 1974.
O 2º Encontro de Basquete da FUnBa (EBaF), será o momento para comemorarmos os 35 anos do início desta história. Sim, início, pois o sentimento é tão significativo que este grupo está trabalhando pela revitalização do basquete em Bagé, organizando a estruturação da associação desportiva para dar início a um trabalho de base que proporcione a vivência saudável e formadora de caráter que o esporte pode oferecer. Os ensinamentos de outrora, como regras rígidas, disciplina, camaradagem, convivência sadia e harmoniosa, enfrentamento das diferenças pelo diálogo e responsabilidade com suas ações foram orientações que recebemos de técnicos de basquete, que estavam muito à frente do seu tempo, e que, acreditamos, ainda pode servir de alicerce para esta nova caminhada de formação dos jovens. Aprendemos a lição e chegou o momento de darmos a nossa contribuição para o basquete bageense e gaúcho.
Semana que vem eu conto como foi para vocês.

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete