Pular para o conteúdo principal

Heróis do passado: Peja Stojakovic

Kings foi onde mais brilhou
   Hoje nossa série ira relembrar a carreira de um estrangeiro que fez sucesso, muito conhecido por sua eficiência nas bolas de três. Contaremos a história de Peja Stojakovic, de descendência Sérvia mas nascido na Iugoslávia que fez muito sucesso na NBA, principalmente no Sacramento Kings.
   Sua carreira no basquete começou aos 15 anos, quando começou a jogar no KK Crvena zvezda, onde atuou por duas temporadas como profissional e foi campeão nacional uma vez. Aos 16 anos mudou-se para Grécia, jogando no PAOK, ele atuou inclusive contra seu futuro treinador, Byron Scott que estava encerrando sua carreira como uma das estrelas do Panathinaikos. Na sua última temporada com o PAOK, Peja teve médias de 23.9 pontos, 4.9 rebotes, 2.5 assistências, e 1.2 roubos de bola na Liga Grega e 20.9 pontos, 3.6 rebotes e 1.5 roubos de bola na Euroliga.
Mavs e seu único título
   A carreira na NBA começou em 1996, quando foi a 14° escolha do Draft pelo Sacramento Kings. Ainda assim, ele continuou na Grécia e somente assinou no lockout da temporada 1998/99. Depois de duas temporadas no banco, ele foi titular na temporada de 2000/01 com médias de 20.4 pontos e 5.8 rebotes com 40% de aproveitamento das bolas de três. Nessa temporada ficou em segundo na eleição para MIP. Nas duas temporadas seguintes foi All-Star, participando do concurso de três pontos e sendo o campeão nas duas ocasiões. A temporada de 2003/04 foi novamente All-Star, foi o segundo cestinha da liga, ficou em quarto na votação para MVP e foi eleito para o All-NBA Segundo Time, além de ser o líder da liga no percentual de lances-livres (93,3 %) e bolas de três feitas (240). 
   Em 2006 foi trocado por Ron Artest, indo para o Indiana Pacers, ele perdeu os quatro jogos dos Playoffs contra o New Jersey Nets. Ao final da temporada assinou novamente com os Pacers, somente para ser negociado para o New Orleans Hornets pelos direitos de Andrew Betts. Em novembro de 2006 tornou-se o primeiro jogador da história da NBA começar uma partida com 20 pontos consecutivos, anotando sua marca mais alta da carreira de 42 pontos. Ele ficou muito tempo fora das quadras, principalmente por uma lesão nas costas. 
   Em 2010 chegou ao Toronto Raptors juntamente com Jerryd Bayless, depois de atuar em apenas duas partidas foi dispensado. Ele havia perdido 21 partidas por uma lesão no joelho esquerdo. Em janeiro de 2011 ele assinou com o Dallas Mavericks, sendo campeão da NBA, com médias de 7.1 pontos por jogo nos Playoffs. No mesmo ano, em dezembro anunciou sua aposentadoria por problemas no pescoço e costas que lhe impediriam de seguri jogando.
Reocnhecimento
   Com média de 17 pontos por jogo na carreira e 1760 bolas de três convertidas, a carreira de Stojakovich o tornou um astro reconhecido, tendo o seu número 16 aposentado pelos Kings. Ele foi 1 x campeão da NBA, 3 x All-Star, 1 x All-NBA Segundo Time, 2 x Campeão dos arremessos de três. COm uma carreira sólida na liga, merecia o nosso reconhecimento e a pequena homenagem.


Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete