Pular para o conteúdo principal

Heróis do passado: Toni Kukoč

Pippen marcando seu futuro companheiro Kukoc
   Em nossa série hoje relembraremos um dos grandes estrangeiros que passaram pela NBA, um excelente jogador, dono de um arremesso de muita qualidade, membro de uma dinastia do Chicago Bulls e da melhor equipe da história (Bulls 1995/96).
   Kukoc nasceu e cresceu na Croácia, seu pai amava esportes e tinha sido goleiro em um time da sua cidade natal Split. Quando jovem, graças a suas habilidades atléticas, jogou tênis de mesa e futebol, com um bom destaque no primeiro, com inúmeras conquistas, mas logo decidiu jogar basquete. Aos 17 anos começou a jogar pelo clube de sua cidade natal, Jugoplastika Split, onde foi três vezes campeão da Euroliga de forma consecutiva entre 1989 e 1991, sendo o MVP das Finais duas vezes. 
   Depois foi jogar basquete no Benetton Treviso, onde foi campeão italiano, da copa da Itália e novamente da Euroliga, mais uma vez sendo o MVP das finais. Por conta de suas habilidades nos anos 90 ganhou uma série de apelidos: A aranha de Split, o mágico branco, o garçom e o croata sensação. Aqui entra um fato interessante, ele já havia sido selecionado na 29° posição da segunda rodada pelo Chicago Bulls, mas foi jogar apenas em 1993 com a aposentadoria de Michael Jordan.
   Nesse ponto a história se cruza com a final olímpica, em 1992 o Dream Team enfrentou a Croácia, no livro Michael Jordan: a história de um campeão e o mundo que ele criou, tem uma passagem que conta que Jordan e Pippen não queriam saber sobre a Sensação Croata, que os dirigentes do Bulls queriam contratar. Ambos disseram que não iriam deixar o ala jogar, a fim de que não fosse contratado pela equipe de Chicago, mas de nada adiantou o croata jogou bem terminando com 16 pontos, 9 assistências e 5 rebotes.
3 x Campeão da NBA com o Bulls
   Sua estreia na NBA foi em novembro de 1993, vindo do banco como reserva de Pippen e Grant, teve médias de 10.9 pontos, 3.4 assistências e 4 rebotes por partida. O ala poderia fazer várias funções, por conta de seus 2,11 m e sua agilidade poderia atuar como pivô, ala/pivô ou ala armador. Com a saída de Grant na temporada de 1994/95 tornou-se titular, sendo o segundo da equipe em pontos (15.7), rebotes (5.4) e assistências (4.6), onde teve sua melhor média da carreira de aproveitamento 50,4%. O melhor veio na temporada seguinte, quando começando do banco foi o sexto homem do ano e fez parte do melhor time da história com um recorde de 72-10, sendo o terceiro maior cestinha da equipe e de quebra foi o último jogador a vencer o prêmio de Sexto Homem do Ano e o Título da NBA.
 
Bucks foi sua última equipe
 Kukoc continuou no Bulls até a temporada de 1998/99 onde liderou a equipe em pontos, assistências e rebotes, com médias de 18.8 pontos, 7 rebotes e 5.3 assistências. Era o único remanescente da equipe do segundo three-peat do Bulls, então foi trocado para os Sixers, Hawks até chegar o Bucks onde jogou por quatro temporadas. Ele se aposentou em 2006, quando não recebeu propostas nem de Bucks ou Bulls, que eram suas prioridades para jogar por ser perto de sua residência. Ele encerrou a carreira com médias de 11.6 pontos, 4.2 rebotes e 3.7 assistências, na NBA foi 3 x Campeão da NBA, 1 x Sexto Homem do Ano, All-Rookie Segundo Time e no basquete europeu foi 3 x Campeão da Eruoliga, 2 x Campeão do Eurobasket, 4 x Campeão da Liga Iugoslávia, 2 x Campeão da Copa Iugoslávia, 1 x Campeão Italiano, 1 x Campeão da Copa da Itália, 3 x MVP das finais da Euroliga, 4 x Mister Europa Jogador do Ano, 5 x Euroscar Jogador do Ano, 1 x MVP do Eurobasket e eleito um dos 50 melhores jogadores da história da FIBA.
   Com certeza sua carreira é louvável, tendo sucesso na Europa e na NBA, o Croata Sensação deixou sua marca na NBA e faz parte da história do basquete mundial. Fica aqui a nossa singela homenagem.



Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete