Pular para o conteúdo principal

Nossa História: Alessandra Santos de Oliveira

Uma das grandes jogadoras da história da Seleção Brasileira

   Hoje em nossa série sobre o basquete nacional quem respondeu a entrevista foi Alessandra, Campeã Mundial em 1994, participou de três Jogos Olímpicos e é lembrada até hoje pela cesta da vitória contra Rússia em 2000. Uma das grandes atletas da história do basquetebol feminino, obrigado pela disponibilidade.

Nome, apelido e data de nascimento

Alessandra Santos de Oliveira, natural de São Paulo/SP, nascida no dia 2 de dezembro de 1973.

Como conheceu o basquete e quando começou a jogar?

Eu sempre fui grande e comecei aos 10 anos na escola estadual que eu estudava na cidade de São Paulo, inicialmente foi vôlei, basquete, handebol e atletismo. Nível escolar, pois na época tinha jogos estudantis, era muito disputado, primeiro ser descartado foi o atletismo e handebol. Vôlei cheguei a jogar 2 anos no São Paulo Futebol Clube e basquete na escola que fiquei por causa das amigas. Quando o meu pai morreu fui fazer um teste em Piracicaba aos 14 anos, passei fiquei lá um ano. Fui para Jundiaí e fiz toda a categoria menor lá, minha primeira convocação para seleção foi em Jundiaí, nunca me esquecerei Olimpíada da juventude em 1991 na Espanha.

Quando começou a jogar basquete de maneira profissional?

Em Jundiaí aonde comecei jogar profissionalmente.

Qual foi o primeiro título da carreira? Qual o mais marcante?

Meu primeiro título foi o Campeonato Paulista em 94 com a CESP Unimep Piracicaba, e o mais marcante foi o Mundial de 94, pois nunca pensei de jogar na seleção brasileira, muito menos como titular e ainda mais ganhar o título mundial.

Conte um pouco sobre defender a seleção e participar de três Jogos Olímpicos.

Defender a seleção para mim sempre foi uma honra, estar representando o povo, uma nação, sentimentos indescritíveis. Jogos Olímpicos todos os atletas almejam estar lá, pois é o auge da tua carreira, treinar 4 anos para estar entre os melhores do mundo e entre os seus ídolos!!! Participar de três Jogos Olímpicos e sempre deixar os seu pais entre os 4 melhores do mundo na modalidade um orgulho.

Aquela cesta contra a Rússia nos Jogos Olímpicos de 2000, foi o momento mais marcante de sua carreira?

A cesta contra a Rússia foi um dos marcos mais emocionantes na minha carreira sem dúvida.

Como foi jogar na WNBA? Na sua opinião é a melhor liga do mundo para o basquete feminino?

Foi bom jogar na WNBA, só deveria estar mais preparada. Sim, com certeza a liga é muito forte.

O quanto o basquete é importante na sua vida?

O basquete é tudo na minha vida, me sustenta, me educou, me fez conhecer o mundo, ajudou a criar os meus irmãos, aliás, devo tudo a ele.

Qual a importância do basquete em nosso país? Como você vê o futuro da modalidade?

O basquete é importante no país como as outras modalidades, pois o esporte pode fazer muito a nossa nação, como educação e bem estar. Massificando a modalidade, apoiando as crianças e adolescentes, a prática esportiva, isto, será a chave para um país melhor. Saúde, educação e esporte são a base para um país melhor.

Para esses Jogos Olímpicos, nossa geração tem alguma expectativa de medalha?

Como todo brasileiro sou otimista e queremos ver no pódio, mas é uma longa estrada, chances temos, basta acreditar.

Deixe um recado para nossos leitores.

Pratiquem esporte, pois ele é importante para a saúde e bem estar. Sempre acredite nos teus sonhos!

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete