Pular para o conteúdo principal

Heróis do passado: Dolph Schayes

Fazendo história por onde passou
   Hoje em nossa série relembraremos a carreira de Dolph Schayes, um dos grandes nomes do basquete dos anos 50 e 60, fez seu nome jogando pelo Syracuse Nationals e Philadelphia 76ers. Depois de atleta ainda atuou como treinador de sucesso, para quem não conhece essa lenda vale a leitura.
   Nascido no Bronx, Nova Iorque, filho de imigrantes Romenos começou a jogar basquete na escola por Creston Junior High School 79 e posteriormente por DeWitt Clinton High School, no Bronx em Nova Iorque onde foi campeão municipal. Na universidade jogou basquete por NYU, de 1944 a 1948, quando calouro tinha 16 anos e ajudou a equipe a chegar a final da NCAA. Ele concluiu o curso de engenharia aeronáutica, foi All-American e venceu o Prêmio Haggerty para o melhor jogador de basquete universitário de Nova Iorque do Ano. Seu treinador de NYU disse que era preciso tirá-lo do ginásio, pois em todo tempo livre que tinha ia para lá treinar.
Um dos melhores da história
   Sua carreira profissional começou em 1948 quando foi a 4° escolha do Draft da BAA pelo New York Knicks, e também pelo Tri-Cities Blackhawks da NBL. Os Blackkawks negociaram os direitos com o Syracuse Nationals, que lhe ofereceram um contrato de 7500 dólares (atuais 73900), o dobro que tinha sido oferecido pelos Knicks, o que influenciou sua ida para Syracuse.
   Já na sua primeira temporada foi eleito o Novato do Ano, com médias de 16.8 pontos, 4 assistências, na época os rebotes não eram contabilizados. Em sua segunda temporada os Nationals mudaram-se para a NBA, pela fusão de BAA e NBL. Nessa temporada teve média de duplo-duplo, algo muito constante em sua carreira, só não acontecendo nas suas duas últimas temporadas, ele teve médias de 17 pontos e 16.4 rebotes. Seus 2,03 m eram muito favoráveis, e lhe davam grande vantagem na época como pivô/ala-pivô, associados ao seu arremesso com um grande arco que era imparável, de sua infiltração e arremesso de longa distância. Sua maneira de jogar modificou a NBA, começando assim a surgir os jumpshots.
   Curiosamente ele quebrou seu braço direito lhe deixando uma temporada engessado. Porém, essa lesão melhorou seu jogo, pois ele aprendeu a arremessar com a mão não dominante, tornando-o um dos melhores e últimos arremessadores com ambas as mãos, o que lhe tornava extremamente difícil de ser marcado. Seu jogo sempre evoluiu e na temporada de 1954/55 foi campeão da liga com médias de 18.5 pontos e 12.3 rebotes na temporada regular e de 19 pontos e 12.8 rebotes nos Playoffs, sendo decisivo para o título.
   Seus feitos na NBA são inúmeros, foi o primeiro atleta a ultrapassar os 15000 pontos, foi o primeiro a acumular 30000 pontos+rebotes+assistências, jogou 706 partidas consecutivas, detêm o recorde de lances-livres consecutivos em uma partida (18) e liderou a liga três vezes em percentual dos lances-livres. Na carreira foi 12 x All-Star, 6 x All-NBA Primeiro Time, 6 x All-NBA Segundo Time, 1 x Líder em rebotes, por três vezes ficou perto de ser o MVP da liga, quando se aposentou em 1964 liderava a NBA em jogos (996), lances-livres convertidos (6712), lances-livres tentados (7904), faltas pessoais (3432), segundo em pontos (18438) e terceiro em rebotes (11256). Foi selecionado para a equipe da NBA 25 Anos como um dos 12 melhores da história, e é um dos 50 melhores jogadores de todos os tempos, membro do Hall da Fama e tem o número 4 aposentado pelo Philadelphia 76ers.
Cerimônia de aposentadoria de seu número
   Após a carreira como atleta tornou-se treinador, ainda como atleta em 1963 ocupou as duas funções até 1964. Depois de deixar as quadras como jogador seguiu mais três anos como técnico, em 1966 foi o treinador do Ano. De 1966 a 1970 trabalhou como supervisor de arbitragem da NBA. Podemos dizer de Schayes fez de tudo na carreira, desde ser um exímio atleta que mudou a forma de jogar até supervisor de arbitragem, e com uma trajetória tão brilhante e interessante, não poderia ficar de fora da nossa série.



Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete