Pular para o conteúdo principal

Heróis do passado: Bill Sharman

Um bom atleta na universidade
   Hoje vamos relembrar a brilhante carreira de Bill Sharman, jogador do Boston Celtics de muito sucesso dentro e fora das quadras, conquistando títulos como treinador e dirigente. Para quem não conhece essa lenda do basquete, da uma lida aqui.
   Bill Sharman, era um ala de 1,85 m que começou sua carreira como atleta após servir na Segunda Guerra Mundial como marinheiro, graduado pela Universidade de Southern California. Jogou beisebol e foi campeão em 1948 como 1° base, ao mesmo tempo em que jogava basquete e vinha em evolução constante. Sua primeira temporada teve médias discretas de 4.1 pontos, que evoluíram para 18.6 na sua última temporada, números que lhe fizeram ser All-American.
   De 1950 a 1955 jogou beisebol em uma liga menor, pelo Brooklyn Dodgers. Na verdade, ele foi chamado em 1951 para a equipe mas nunca se apresentou, o que lhe torna o único atleta da história a ser expulso de um jogo sem nem ter participado, quando o banco dos Dodgers foi expulso em uma partida. 
   Sharman foi a 17° escolha do Draft de 1950, selecionado pelo Washington Capitols, que após acabar foi para o Fort Wayne Pistons no Draft de dispersão, posteriormente negociado para o Boston Celtics. Na sua temporada de estreia atuou em 31 partidas, anotando 12.2 pontos, 1.3 assistências e 3.5 rebotes, médias que melhoraram com as temporadas. O ala foi um dos primeiros atletas de sua posição a ter 40% de aproveitamento de seus arremessos, ele liderou a NBA percentual de lances livres por sete temporadas (recorde da liga), sendo cinco consecutivas (recorde da liga). Ele ainda detêm o recorde de lances-livres consecutivos nos Playoffs, com 56. 
Ícone nos Celtics
   Sharman jogou por 11 temporadas na NBA, sendo 10 delas com os Celtics, foi o cestinha da equipe em duas oportunidades e teve média de mais 20 pontos em três temporadas. Foi 4 x Campeão da NBA, 8 x All-Star, 1 x MVP do All-Star Game anotando dez de seus quinze pontos no último período, 4 x All-NBA Primeiro Time, 3 x All-NBA Segundo Time. Aposentou-se aos 34 anos com médias de 17.8 pontos, 3 assistências e 3.9 rebotes, é um dos 50 melhores jogadores da história, membro do Hall da Fama como atleta e treinador, membro do Hall da Fama Universitário, tem seu número 11 aposentado pela USC e o número 21 pelos Celtics.
Brilhante carreira como treinador e dirigente
   Após um brilhante carreira como atleta, começou outra caminhada majestosa como treinador. Em 1962 foi campeão da ABL com o Cleveland Pipers. Em seguida foi treinar o Los Angeles State. Em 1970/71 foi treinador do Utah Stars, levando a equipe ao título, e sendo eleito treinador do ano. No ano seguinte renunciou seu contrato com os Stars e assinou com o Lakers, guiando Jerry West e Wilt Chamberlain, que conseguiram um recorde de 33 vitórias consecutivas e um recorde de 69-13, culminando no primeiro título dos Lakers em Los Angeles e o primeiro da equipe em uma década.
   Nessa temporada com o Lakers, ele foi eleito o treinador do ano, tornando-se assim um dos dois a conseguir ser campeão da ABA e NBA como treinador. Ele foi o treinador que criou o shootaround nas manhãs de jogo, para eliminar a tensão da partida, após o título do Lakers em 1972 todos adotaram seu método que já era utilizado desde o começo da carreira como treinador. Ele é apenas um de quatro membros do Hall da Fama como atleta e jogador. Como gerente geral dos Lakers foi responsável pela construção das equipes campeãs de 1980 e 1982, e como presidente supervisionou as equipes de 1985, 1987 e 1988, todas vencedoras.
   Sua trajetória no basquete é simplesmente absurda, ganhou títulos em todos os níveis que atuou, de atleta, treinador a dirigente, e mudou a forma de treinar atletas e aumentou o nível do jogo com sua qualidade de arremesso. Uma história que precisava ser relembrada, e apresentada.

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete