Pular para o conteúdo principal

Heróis do passado: Lenny Wilkens

Lennu Wilkins, mito por onde passou
   Hoje nossa série relembra Lenny Wilkens, um dos grandes nomes da história do basquete, três vezes membro do Hall da Fama, e que fez muito sucesso como jogador e treinador. 
   Wilkens nasceu e foi criado em Bedford-Stuyvesant, um bairro do Brooklyn. No ensino médio estudou e jogou por Boys High School, jogando basquete com um futuro astro da MLB, Tommy Davis. Na universidade jogou basquete por Providence College, levando a equipe para a NIT e as finais da NIT pela primeira vez. Foi duas vezes All-American, e quando se formou deixou a equipe como o segundo maior cestinha da história com 1193 pontos, durante sua trajetória de três anos teve médias de 14.9 pontos e 7.3 rebotes, tendo o seu número 14 aposentado em 1996, o primeiro aluno da história a ter essa honra.
   Sua carreira na NBA começou em 1960, quando foi a 6° escolha do Draft pelo St. Louis Hawks, que perdeu a final da NBA para o Boston Celtics. Com Wilkens a equipe chegou constantemente aos Playoffs, em todas as temporadas em que esteve com franquia, mas nunca conseguiu vencer um título. Na temporada de 1967/68 ficou em segundo lugar na votação de MVP, perdendo para Wilt Chamberlain, quando teve médias de 20 pontos, 8.3 assistências e 5.3 rebotes. 
Última parada
   Ele foi trocado por Walt Hazzard e foi jogar no Seatle SuperSonics, onde passou quatro temporadas e foi All-Star em três delas. Em sua chegada já marcou boas médias, 22.4 pontos, 8.2 assistências e 6.2 rebotes, na sua segunda temporada com a equipe foi nomeado treinador principal e atleta. Mesmo sem chegar aos Playoffs enquanto Wilkens tinha um papel duplo na franquia, as médias melhoravam a cada temporada, chegando a 47 vitórias em sua última temporada com a equipe (1971-72), na temporada seguinte foi trocado de forma inesperada para o Cleveland Cavaliers, e a equipe dos SuperSonics caiu para um recorde de 26-56 sem o armador.
   Pelos Cavaliers atuou por duas temporadas, onde teve médias de 18.5 pontos e 7.7 assistências, depois foi para o Portland Trail Blazers onde terminou a carreira e teve as suas piores médias, 6.5 pontos e 3.6 assistências aos 37 anos. Deixou as quadras como jogador mas continuo como treinador, de 1969 a 1972 foi treinador dos SuperSonics, no Portland também foi técnico e atleta ao mesmo tempo. Quando se aposentou foi treinador em tempo integral de Portland, depois de uma temporada voltou aos SuperSonics para substituir Bob Hopkins, ele chegou e ganhou 11 dos primeiros 12 jogos, levando a equipe as finais e perdendo para o Washington Bullets em sete jogos.
   Como treinador levou os SuperSonics ao seu único título da NBA em 1979, passou por Cavaliers, Atlanta, Toronto e New York em 2005, onde se aposentou do esporte. 
Brilhante como treinador
   A brilhante carreira no esporte o tornou três vezes membro do Hall da Fama, como atleta, como treinador e como membro do Dream Team onde era o auxiliar técnico. Como treinador foi ouro em Atlanta 1996, é membro do Hall da Fama de Providence e do Hall da Fama Universitário. Deixou o basquete, como atleta, com médias de 16.5 pontos e 6.7 assistências, aposentou-se como o segundo maior passador da história, foi 9 x All-Star, 1 X MVP do All-Star Game, teve o número 19 aposentado por Seatle e é um dos maiores jogadores da história, como treinador foi 1 x Campeão da NBA, 1 x Treinador do Ano, 4 x Treinador do All-Star Game e um dos 10 melhores treinadores da história. 
   Fica aqui a nossa singela homenagem a esse multitarefas do esporte, parabéns pela brilhante carreira.

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete