Pular para o conteúdo principal

Heróis do passado: Bill Sharman

Tempos de USC
   Relembrando hoje em nossa série, Bill Sharman, um dos grandes nomes da NBA nos 50 e 60, um ala de jogo refinado e que teve sucesso nas quadras como atleta e como treinador. Pra quem não conhece a história dessa lenda, cola aqui na postagem.
   Sharman completou o ensino médio em Central California, em Poterville. Durante a segunda guerra mundial serviu como marinheiro e graduou-se na Universidade de Southern California. Jogava basquete e beisebol pela universidade, em 1948 foi campeão de beisebol jogando como primeira base e em 1950, na sua última temporada foi eleito All-American no basquete.
   Entre 1950 e 1955, Sharman jogou beisebol profissional na liga menor pelo Brooklyn Dodgers. Ele chegou ao final da temporada 1950/51, mas não atuou em nenhuma partida. Nesse mesmo período, em 1950 ele foi draftado pelo Washington Capitols, na 2° rodada, 17° posição, foi escolhido pelo Fort Wayne Pistons na dispersão do Draft e depois trocado para o Boston Celtics. Na sua temporada de novato teve médias de 12.2 pontos, 3.5 rebotes e 1.3 assistências.
Curta carreira no beisebol
   Pelo Boston Celtics fez história, foi um dos primeiros alas da NBA a arremessar mais do que 40% dos arremessos de quadra. Foi sete vezes líder da NBA em aproveitamento de lance-livres que é um recorde, com seus 93,2% em 1958/59 foi o recorde da liga até a temporada de 1976/77. É detentor do recorde de lances-livres consecutivos nos Playoffs com 56, em dez temporadas com os Celtcis foi o cestinha duas vezes em 1955/56 (19.9 pontos) e 1958/59 (20.4 pontos), em três temporadas teve médias de 20 ou mais pontos. Foi 2 x All-NBA Primeiro Time, 3 x All-NBA Segundo Time, 8 x All-Star, 1 x MVP do All-Star Game e 4 x Campeão da NBA. Aposentou-se com médias de 17.8 pontos, 3.9 rebotes e 3 assistências.
Carreira brilhante como atleta
   Então começou sua segunda carreira, a de treinador. Em 1962 foi treinador do Cleveland Pipers levando a equipe ao título da ABL. Em seguida treinou o Los Angeles State por duas temporadas, na temporada de 1970/71 treinou o Utah Stars ao título da ABA e dividiu o prêmio de treinador do ano, renunciou seu contrato e assinou com o Lakers. Pelo Lakers fez ainda mais história, na sua segunda temporada comandando a franquia levou-os ao título da NBA, além de um recorde de 33 vitórias consecutivas, o recorde de 69-13, o primeiro campeonato do Lakers em Los Angeles e o primeiro da franquia em mais de 10 anos e claro, foi eleito o treinador do ano. Sharman é um dos dois únicos treinadores a serem campeões da ABA e da NBA.
Treinador de sucesso
   Ele foi um pioneiro na função de treinador, foi o criador do shootaround como forma de aliviar a tensão em dias de jogos. Sharman fazia isso na ABL, ABA e NBA, e depois do título com o Lakers todas as outras equipes adotaram essa estratégia de aquecimento. Por tudo que fez no basquete, é membro do Hall da Fama como jogador e como treinador. É um dos 50 melhores jogadores da história da NBA, ganhou ainda cinco títulos como dirigente do Los Angeles Lakers. Infelizmente faleceu em outubro de 2013 aos 85 anos.
   Por tudo que fez no basquete, como atleta, treinador e dirigente essa homenagem é mais que necessária, ele teve seu número 21 aposentado pelo Boston Celtics e o número 11 aposentado pela USC.




    

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete