Pular para o conteúdo principal

Indianápolis, 23 de agosto de 1987

"Esse jogo mudou a minha vida. Nós lutamos contra o impossível e vencemos o invencível. Depois daquele dia, eu passei a acreditar que posso fazer qualquer coisa na vida." (Marcel)

Era um domingo de sol. Sexta havia sido de garoa e frio. Sábado chuviscou o dia todo. Viajei de Bagé a Pelotas, onde passei o final de semana. Vi a semi-final e iriam transmitir a final. Resolvi voltar pra casa no domingo, na hora do jogo, pois o Brasil não venceria aquela final depois daquela semi-final de franco atirador contra o México: Oscar marcou 53 pontos naquele dia e ninguém marcava nada. Já tinha cumprido sua missão. Para minha surpresa, quando cheguei em Bagé, o basquete mundial tinha dado o primeiro grande passo para a mudança, afinal as equipes universitárias americanas eram tão invencíveis quanto imaginava-se seriam os jogadores da NBA - o mundo descobriu o quão imbatíveis são as equipes formadas por jogadores da NBA em Barcelona (1992).


Eram 12 atletas, 2 técnicos e demais membros de uma comissão, mas somente um é lembrado, reverenciado... Muito em função dos 46 pontos que fez na partida, dos 7 de 15 arremessos de 3 pontos convertidos e da forma guerreira que se manteve jogando por mais 15 anos depois daquele Pan. O individualismo nos esportes coletivos surge de atitudes que elevam os grandes jogadores, mas acabam desconsiderando, colocando em segundo plano os demais. Vejam o que ele disse do Israel (Pivô): "em nosso jogo contra os Estados Unidos, Israel foi um monstro [...]". E foi mesmo: 14 rebotes, 12 pontos e anulou Danny Manning. E de Marcel, o que diz Ary Vida no livro? "Numa palavra, é um técnico dentro da quadra. [...] Marcel é um dos melhores laterais brasileiros de todos os tempos". Sim, anulou Rex Chapman, pegou 10 rebotes e marcou 31 pontos. Quer mais? E ainda temos outros 10 jogadores que contribuíram para este magnífico resultado. 

E, como dizia o poeta, o tempo não pára. Hoje, chegamos ao trigésimo aniversário daquela façanha e ela continua tão viva em nossas mentes que ainda dá vontade de vibrar pela conquista, saltar da poltrona a cada cesta (no segundo tempo). Porém, este dia deve se transformar em um marco de reflexão e análise do que o derrotado, Estados Unidos, fizeram para manter sua hegemonia. Mudaram a regra do jogo. Trouxeram a NBA pra dentro da FIBA e espraiaram-se pelos cinco continentes - via mídia e via ações pontuais da NBA. A partir daí, de uma análise profunda, reconstruiremos o nosso basquete. Deu certo lá, em 1987, e continua dando certo hoje em dia - vejam como joga o Golden State Warriors... Aquele domingo foi, de fato, o dia da mudança de paradigma na utilização da linha dos 3 pontos. 

 Levei muitos anos para ver o jogo, pois estava na estrada - lembram? Não acreditava na vitória sobre o time americano. Cheguei em casa muito tarde e meus pais, eufóricos, me receberam dizendo "o Brasil venceu!!!". Não acreditei que tinha perdido de "participar" daquele feito histórico. Procurei, por anos, uma cópia do jogo e não encontrei. E, antes de ver o jogo, li o livro de Ary Vidal sobre a preparação e resumos de todas as partidas, com especial destaque para esta final. Magnífica narrativa. Este livro, apesar de editado pela Ridel, foi escrito pela insistência do público americano. Percebem a importância que dão ao trabalho de grupo, de equipe? Quem tiver acesso deve ler, reler e deveria ser parte do debate sobre a formação de técnicos e professores de educação física, na disciplina Basquete ou em Pedagogia do Esporte. Quem leu o de Michael Jordan, riquíssimo em detalhes, vai adorar, apesar de ser mais curto, as informações que constam e a narrativa... Repito: Magnífica! 

   


Vejam um trecho da narrativa... E imaginem a sensação... 



Parabéns aos atletas e a comissão técnica. Obrigado pelos ensinamentos. Obrigado pela luta.

Paulinho Villas-Boas
Maury de Souza 
Gerson Victalino 
André Stoffel 
Rolando Ferreira 
Ricardo Guimarães (Cadum) 
Jorge Guerra 
Marcel de Souza 
João Viana (Pipoca) 
Sylvio Malvezi 
Oscar Schmidt 
Israel Andrade 
Técnico: Ary Vidal 
Assistente: José Medalha 
Preparador Físico: Valdir Barbanti 
Administrador: Victor Garcia
Médicos;  Dr. César de Oliveira 
Dr. Paulo de Rossi 
Coronel Carlos Dias (Presidente CBB)


Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete