Pular para o conteúdo principal

Heróis do passado: Dan Issel

   Hoje relembramos a carreira de um grande atleta por onde passou, em especial no Denver Nuggets onde teve seu número aposentado, depois de aposentado foi um dos treinadores da liga. Vamos contar a história de Dan Issel, um dos grande ala/pivôs, pivôs da liga, não conhece ele? Chega junto!
Fez sucesso em Kentucky, um dos melhores da história
   Issel jogou basquete universitário pela tradicional Universidade de Kentucky, onde foi treinado pelo lendário técnico Adolph Rupp. O jogador atuou por quatro temporadas com a UK, de 1966 até 1970, onde teve médias incríveis, em seu primeiro ano teve médias de 20.8 pontos e 17.8 rebotes, mantendo médias de duplo-duplo em todas temporadas. Em seu último ano teve médias de 33.9 pontos e 13.2 rebotes, e saiu da NCAA com médias de 25.8 pontos e 13 rebotes, anotando um total de 2138 pontos e 1078 rebotes. 
Começou a carreira na ABA
   Em seu período em Kentucky foi titular por três temporadas e liderou a equipe a três títulos da Conferência Sudeste e estabeleceu 23 recordes. Um dos mais marcantes perdurou por 39 anos, o recorde de pontos em uma partida que foi estabelecido em 1970 ao anotar 53 pontos contra Mississippi que só foi batido em 2009. Ele foi duas vezes All-American em três possibilidades e teve seu número 44 aposentado pela Universidade de Kentucky.
   Sua carreira profissional começou em 1970 quando foi selecionado pelo Kentucky Colonels da ABA e pelo Detroit Pistons da NBA, na oitava rodada na 122° posição. O atleta optou jogar na ABA e já começou dominando a liga, em sua temporada de novato teve médias de 29.9 pontoa e 13.2 rebotes, liderando a liga nas duas estatísticas. Ele foi o novato do ano juntamente com Charlie Scott, foi selecionado para o All-Star Game e All-ABA Segundo Time.
   Na temporada seguinte ficou ainda melhor, melhorou sua média de pontos para 30.6, foi novamente All-Star e MVP do All-Star Game com 21 pontos e 9 rebotes, e de quebra foi All-ABA Primeiro Time. Na temporada de 1974/75 os Colonels conquistaram a ABA, contando com Artis Gilmore extremamente dominante e com apoio de Dan Issel e suas médias de 17.7 pontos e 8.6 rebotes fundamentais para a conquista.
   Issel jogou seis temporadas  com os Colonels sendo o cestinha da liga em três delas, com o recorde de pontos em uma temporada (2538) e sendo All-Star em todas elas. Na temporada 1975/76 foi trocado para o Baltimore Claws e em seguida negociado para o Denver Nuggets. Com a equipe de Denver foi mais uma vez All-Star e manteve-se sempre produtivo, com médias de 20 pontos em cinco das oito temporadas em que atuou. O atleta aposentou-se na temporada 1984/85 recebendo o Prêmio de Cidadania J. Walter Kennedy por seu excelente serviço comunitário. 
   Ele teve seu número 44 aposentado pelo Denver Nuggets, marcou na carreira 27000 mil pontos e quando aposentou-se ficava atrás apenas de Abdul-Jabbar, Doctor J e Chamberlain nesse quesito. Em suas 15 temporadas perdeu apenas 24 partidas, sendo conhecido como Cavalo pela saúde forte. Em 1993 tornou-se membro do Hall da Fama.
Um dos grandes nomes da história
   Depois de um tempo como comentarista dos jogos de Kentucky e posteriormente dos Nuggets, foi convidado para ser treinador do Denver em 1992. Dois anos depois levava a franquia aos Playoffs e fazia história, naquele ano os Nuggets tornaram-se a primeira equipe classificada na oitava posição a eliminar o primeiro colocado, Seatle SuperSonics em cinco jogos. Na temporada 1994/95 após ser criticado por seu estilo de treino, dizendo ter se tornado uma pessoa que não queria renunciou o cargo. Em 1998 retornou como presidente e gerente geral dos Nuggets, mas voltou as quadras em 1999 com inúmeras dificuldades, por conta de dificuldades para conseguir um novo dono e admitiu que isso estava atrapalhando seu trabalho como treinador.
   Em 2000 sofre um motim após criticar sua equipe em uma série de derrotas, os atletas simplesmente boicotaram o treino no dia seguinte a sua declaração. A equipe se encontrou mas terminou a temporada com um recorde de 40-42. Sua carreira como treinador acabou de maneira infeliz, em 2001 após uma derrota, um fã lhe criticou e Issel respondeu: "Vá beber outra cerveja, mexicano de merda". O incidente foi gravado por uma filial da NBC, ele foi suspenso por quatro jogos e se retratou no dia seguinte, mas a comunidade hispânica de Denver achava pouco a punição e pedia a sua demissão. Horas antes de retornar ao cargo, ele tirou uma licença para decidir sua situação e pediu demissão dia 26 de dezembro de 2000.
   Como treinador teve médias de 180 vitórias e 208 derrotas, com 46,4% de aproveitamento. Com exceção da vitória de 1993/94 sobre a equipe número de conferência, a carreira de Issel como treinador não teve muito brilho. Em contra partida como atleta, teve médias de 22.6 pontos, 9.1 rebotes e 2.4 assistências, foi 1 x Campeão da ABA, 7 x All-Star, 1 x MVP do All-Star Game, 4 x All-ABA Segundo Time, 1 x All-ABA  Primeiro Time, Novato do Ano, ABA-All Time de Todos os tempos, tem o número 44 aposentado pelos Nuggets.
   Com uma carreira tão boa essa homenagem é mais que merecida, abaixo um vídeo da carreira de Issel:

   

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete