Pular para o conteúdo principal

Heróis do passado: Chuck Daly

Chuck Daly: a lenda
   O texto de hoje não é sobre um jogador espetacular, falamos hoje de um treinador bem sucedido e que foi importantíssimo para o Detroit Pistons, tanto que possuí um número aposentado em sua homenagem. Vamos falar sobre Chuck Daly um treinador linha dura que primava pelo jogo físico, o chefe dos Bad Boys.
   Daly nasceu em Kane na Pensilvânia, onde fez seu ensino médio. Foi fazer universidade em St. Bonaventure por um ano, depois foi transferido para Universidade Bloomsburg na Pensilvânia. Sua carreira como treinador começou em 1955 quando voltou depois de servir dois anos no exército, foi treinar o Punxsutawney Area High School na Pensilvânia.
   Em oito anos com a escola conseguiu um recorde de 111 vitórias e 70 derrotas, partindo então para a carreira universitária em 1963 como assistente técnico de Vic Bubas na Universidade de Duke. Em suas seis temporadas em Duke, os Blue Devils ganharam a Conferência da Costa Atlântica e chegaram ao Final Four em 1964 e 1966. Depois disso em 1969 foi substituir Bob Cousy como treinador em Boston College com um recorde de 11-13 em seu primeiro ano e 15-11 no segundo.
   Em 1971 tornou-se treinador da Universidade da Pensilvânia, com 20 ou mais vitórias e o título da divisão nas suas primeiras quatro temporadas. Sua melhor temporada foi em 1972 quando conseguiu 25 vitórias e 3 derrotas, chegando a final  Regional da NCAA Leste, perdendo para a Carolina do Norte. Seu histórico final como treinador universitário foi de 125 vitórias e apenas 38 derrotas e na Ivy League foram 74 vitórias e somente 10 derrotas.
Com os Pistons viveu seu melhor momento
   Sua carreira na NBA começou em 1978 quando juntou-se ao Philadelphia 76ers como assistente técnico. Não demorou muito e conseguiu sua primeira chance como treinador principal em 1981 com os Cavaliers, na época fora o terceiro comandante da franquia, mas foi demitido antes da temporada acabar com um recorde de 9 vitórias e 32 derrotas. Em 1983 foi contratado pelo Detroit Pistons e ele mudou a cara da franquia, antes de sua chegada a equipe nunca tinha chego aos Playoffs, e com Daly foi para a pós-temporada em todos seus anos como treinador (1983-1992). Além disso, chegou a três finais de NBA consecutivas e venceu duas, batendo os Lakers de Magic, o Celtics de Bird e o Bulls de Michael Jordan.
   A equipe dos Pistons ficou conhecida como os Bad Boys, contando com uma defesa muito física e muitas vezes suja conquistaram a liga duas vezes, e foram uma das mais odiadas, senão a mais odiada, equipe da história do basquete.  Suas campanhas bem sucedidas lhe renderam a vaga no Dream Team, Daly foi o responsável por treinar e montar aquela equipe fantástica que marcou a história do basquete mundial. Com o fim da série de finais e títulos dos Pistons, na temporada de 1992/93 Daly foi treinar o New Jersey Nets por duas temporadas e teve a sua primeira aposentadoria. Em 1997/98 voltou para treinar o Orlando Magic por duas temporadas e retirou-se em definitivo.
Comando as lendas do Dream Team
   Daly é considerado um dos 10 melhores treinadores da história, é membro do Hall da Fama duas vezes, uma por sua carreira em 1994 e outra pelo Dream Team em 2010. Possuí na carreira 1075 partidas, 638 vitórias, 437 derrotas e 59,3% de aproveitamento. Seus melhores anos foram com os Pistons, em nove temporadas teve 467 vitórias e 271 derrotas com um aproveitamento de 63,3%.
   Seus feitos no basquete lhe renderam dois títulos da NBA, duas indicações no Hall da Fama, ser um dos treinadores TOP 10 da história e ter o número 2 aposentado em sua homenagem no Palace of Auburn Hills. Fica aqui nossa pequena lembrança por essa carreira espetacular.

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete