Pular para o conteúdo principal

Heróis do passado: Rudy Tomjanovich

Lenda de Michigan
   Nossa série hoje relembra a carreira de um grande nome do Houston Rockets, atleta de sucesso no basquete e que também foi um grande treinador. Estamos falando de Rudy Tomjanovich, um dos grandes alas da história que teve médias incríveis na NCAA. Não conhece a fera? Vem ler o texto então!
   Rudy Tomjanovich é nascido Hamtramck, Michigan, de uma família com ascendência croata, começou a jogar basquete na escola que levava o nome da cidade. Mais tarde jogou basquete na Universidade de Michigan, onde teve grande destaque, foi All-American e All-Big Ten Segundo Time, além de estabelecer o recorde de rebotes da Universidade de Michigan que continua intocável (1039 rebotes). Na carreira universitária teve médias de 25.1 pontos e 14.4 rebotes com 48,1% de aproveitamento.
   Sua carreira na NBA começou em 1970 quando foi a segunda escolha do Draft, selecionado pelo San Diego Rockets, também foi selecionado pelo Utah Stars da ABA em 1971 e 1974. Tomjanovich atuou toda a carreira pela equipe dos Rockets, teve uma primeira temporada bem complicada, com pouco tempo de quadra, apenas 13 minutos e médias de 5.3 pontos e 4.9 rebotes. Mas depois disso foi uma carreira sempre em ascensão, foi 5 x All-Star, é o terceiro cestinha da história da franquia, teve na carreira médias de 17.4 pontos e 8.1 rebotes e um aproveitamento de 50,1% dos arremessos.
   Infelizmente a maior lembrança de sua carreira foi a grave lesão que sofreu em 1977, quando Kermit Washington lhe deu um soco que quebrou seu maxiliar, rosto e causou lesões na cabeça com risco de morte. O golpe lhe rendeu cinco meses de afastamento das quadras, mas essa lesão acabou acarretando uma aposentadoria precoce aos 30 anos. 


Teve uma boa carreira com os Rockets
   Com uma carreira tão consistente por onde passou teve seu número 45 aposentado pelos Rockets e pela Universidade de Michigan. Depois de largar a bola começou a usar a prancheta, e teve ainda mais sucesso, começou como scouteiro dos Rockets por dois anos, em 1983 tornou-se auxiliar técnico. Foi assistente de Bill Fitch e Don Chaney, assumiu como treinador em 1992 quando Chaney renunciou o cargo. Tomjanovich quase levou a equipe aos Playoffs e por conta do bom trabalho foi efetivado.
   Na temporada seguinte tornou-se o primeiro treinador a levar uma equipe da loteria para um título de divisão em seu primeiro ano no cargo. Consequentemente nas duas temporadas seguintes foi campeão da NBA (1994-1995), ele tornou os Rockets a única equipe além dos Bulls a ver mais de um campeonato na década de 90. No seu segundo título os Rockets foram a primeira equipe a vencer as quatro equipes com melhor recorde da temporada, sendo eles os sextos colocados. 
   Rudy T. atuou por onze anos como treinador dos Rockets, é o recordista em vitórias (503) e percentual de vitórias da franquia (56,7%). Treinou a equipe dos EUA no mundial de 1998 sem contar com estrelas da NBA e foi o terceiro colocado, garimpando assim seu lugar como treinador da equipe campeã dos Jogos Olímpicos de Sidney em 2000. Deixou a profissão por conta de um câncer na temporada 2003/03, retornou para os Lakers em 2004 mas só ficou 41 jogos e saiu por conta do desgaste físico e mental.
   Tomjanovich era um treinador de estilo instintivo e intensidade no banco, sempre teve ótima relação com os jogadores e todos veteranos queriam jogar com ele como fizeram Charles Barkley, Scottie Pippen e Clyde Drexler. Ele com toda certeza foi um dos grandes nomes da liga dentro e fora das quaras e merece ser lembrado!

Comentários

Mais Visitadas

Os 10 melhores jogadores não draftados da história

Big Ben, fez história na liga    Imagine que você tenha propensão para o basquete. Suponha que com seu talento cru, perseverança obstinada e apenas o trabalho puro e duro, floresce em uma universidade como um excelente jogador. Imagine-se como um jogador da NBA nos moldes, de talvez, Ben Wallace ou Bruce Bowen, Avery Johnson.Você se inscreveria para o Draft?    Embora Wallace, Bowen e Johson tenham tido carreiras de sucesso, eles compartilham uma característica incomum: eles não foram selecionados no Draft. Todos eles lutaram contra o emaranhado de obstáculos da NBA como agentes livres.    A situação de jogadores como esses ressoa alto e profundamente, ainda mais com a ascensão de Jeremy Lin nos Kincks, para o auge do conhecimento público. O filho de dois engenheiros de Taiwan, subiu da obscuridade da D-League para ser o rei de New York, liderando o Knicks a cinco vitórias consecutivas com médias de quase 27 pontos. Mas Lin também não foi draftado, depois de se formar em eco

Chat com Magic Paula adiado - 10/3, 15h

Pessoal,   a assessora de imprensa de Magic Paula, Flávia Ragazzo, me informou que houveram alguns imprevistos e que o chat, no habbo ( www.habbo.com.br ), que divulguei como sendo ontem, foi transferido para o próximo dia 10/3/2009, as 15h segundo as demais orientações já divulgadas e que estão abaixo dessa postagem. Ontem, meus filhos disseram que tinha fila de espera com mais de 400 pessoas. É um número expressivo... Talvez eu participe dia 10/3, se meus horários permitirem, mas desde já eu deixo o convite e a indicação para que todos que possam participar, o faça.

Educação Física e Esporte

 O esporte só atinge a maioria dos adolescentes se a Educação Física Escolar existir com qualidade, infraestrutura, inclusão e equidade. por antoniodivico . De Visualmente .

RSS do Mais Basquete